A ciência revela a frequência ideal que a sua casa deve ser limpa
Muito se fala que nós, solteiros, somos um tanto quanto preguiçosos e não gostamos de fazer a faxina na nossa casinha. Mas tudo isso não passa de mito.
A gente só sabe a hora certa de limpar a casa. É quando começamos a tropeçar nas caixas de pizza e beber água em tupperware porque acabaram os copos limpos. Tá certinho, né?
Piadinhas à parte, nem todo mundo sabe o momento certo de, por exemplo, limpar a geladeira ou o colchão da sua cama. A faxina de cada objeto ou cômodo deve ser realizada no prazo, para evitar olhares de reprovação das visitas alergias ou doenças.
Para esclarecer essa questão, o site Domain listou o tempo correto que certas partes da sua casa devem receber aquele trato, segundo a ciência. Se liga!
1. Roupa de cama: a cada 1 ou 2 semanas
De acordo com esse novo estudo publicado no site Plos One, ao contrário do que pensávamos, a cama não é o lugar onde você é mais exposto aos ácaros.
Segundo os pesquisadores, é muito mais fácil ser bombardeado por esses bichos enquanto estiver no transporte público. Apesar disso, a sua rotina pode influenciar o aumento desse risco.
Se, por exemplo, você tem o habito de deitar pelado/a para tirar uma sonequinha ou chegar do trabalho e cair na cama sem tomar banho, você deve lavar suas roupas de cama a cada uma ou duas semanas com água quente, seu sistema respiratório irá agradecer.
2. Computador: toda semana
Muitas pessoas normalmente comem e fazem outras atividades bem em frente ao computador, então é de se esperar que ele seja tipo uma colônia de férias para micro-organismos.
Pois fique sabendo que a coisa é bem pior que isso, segundo um estudo da Universidade do Arizona, um computador tem 400 vezes mais bactérias que um vaso sanitário. Por isso limpe seu PC pelo menos uma vez por semana.
Desligue o computador, vire o teclado ao contrário para retirar restos, depois passe um pano com um pouco de desinfetante. Para limpar entre as teclas, use um cotonete molhado com um pouco de álcool. Também passe o pano com desinfetante no mouse.
3. Travesseiro: a cada 3 meses
Apesar das fronhas nos protegerem de ácaros e outros agentes infecciosos, com o tempo eles podem ficar acumulados nos travesseiros.
O design de interiores especialista em casas anti-alérgicas Robin Wilson recomenda ao site Huffington Post que a limpeza das fronhas deve ser feita a cada 3 semanas na máquina de lavar roupa.
Já os travesseiros devem ser lavados a cada 3 meses na máquina de lavar, se forem de plumas devem ser lavados à seco. Ele ainda diz que os travesseiros podem ser trocados de seis meses a no máximo 3 anos, dependendo da sua higiene e das suas alergias.
4. Micro-ondas: toda semana
Alguns estudos sugerem que dependendo da frequência, o micro-ondas pode tanto destruir como acelerar o crescimento das bactérias. Então, o melhor é limpar o forninho uma vez por semana e fazer duas limpezas mais profundas por mês.
Para limpá-lo coloque meia xícara de água com meia xícara de vinagre branco em um recipiente, que possa ser levado ao micro-ondas, e deixe esquentar na potencia máxima até o vidro da porta ficar embaçado. Depois disso basta passar uma esponja no interior.
5. Banheira: toda semana
Esse item não é muito comum nos banheiros brasileiros, contudo, há quem more num apê mais antiguinho e possua esse “luxo” em casa.
Segundo estudo publicado no NCBI, em grande parte das casas pesquisadas foram encontrados vestígios de bactérias que causam infecção de pele, inclusive nas banheiras.
Por isso, é muito importante se prevenir limpando a banheira pelo menos uma vez na semana, da mesma forma como é feito no resto do banheiro.
6. Geladeira: todo mês
A sua geladeira pode, literalmente, contaminar a sua comida. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Microban, uma gaveta de vegetais pode conter 750 vezes mais bactérias do que o considerado como limpo.
Essas bactérias, como E. coli e Salmonela, são invisíveis a olho nu e podem levar a morte. Por isso, é muito importante limpar muito bem a geladeira pelo menos um vez por mês e evitar que sua saladinha se torne um grande risco para sua saúde.
Você pode aprender a fazer uma limpeza bem bacana no eletrodoméstico dando uma olhada nesse post do SOS.
7. Carpetes: a cada 6 ou 12 meses
Segundo esse estudo publicado no site Plos One, o carpete aumenta bastante os níveis de bactéria no ar da sua casa e isso fica pior se você possui um bicho de estimação.
Por isso, é bastante recomendável que você mande seu carpete para uma limpeza profissional a cada 6 ou 12 meses, já que apenas uma aspirador não vai dar conta de tamanha sujeira que está instalada nele.
8. Colchão: a cada 2 meses
Seu colchãozinho também pode ser o descanso para milhões de ácaros e bactérias, então não esqueça de limpá-lo regularmente.
Segundo Carolyn Forte, do “The Good Housekeeping Institute“, os protetores e os colchões devem ser lavados a cada dois meses.
Enquanto os protetores são lavados na máquina, polvilhe o colchão com bicarbonato de sódio para remover odores, retire o produto (pode ser com aspirador de pó) e então borrife um pouco de sabonete antibacteriano nele.
9. Bancada da cozinha: todo dia
A bancada é geralmente utilizada para preparar alimentos, que podem conter perigosas bactérias como: shigella, campylobacter e salmonela, por isso essa parte da cozinha deve ser limpa todos os dias.
Segundo estudo feito pela University of Rochester Medical Center, especialistas recomendam lavar muito bem as mãos e utensílios de cozinha, além de trocar esponjas e panos de prato toda semana.
Também, deve-se ter atenção à área próxima da pia, pois geralmente “limpamos” essa parte com esponjas sujas com restos de alimentos (dicas para desinfetar a esponja).
10. Toalhas de banho: a cada 3 usos
A especialista e professora de saúde ambiental da Universidade do Arizona, Kelly Reynolds, disse ao site BuzzFeed Life que, após o uso, a toalha pode tornar-se o ambiente perfeito para o crescimento de bactérias e fungos, além de acumular milhões de células mortas da pele.
Ela recomenda que depois do banho, a toalha deve ser posta para secar e trocada depois de três usos. Segundo ela, o número de bactérias ainda irá crescer, mas será retardado por ela estar seca.
11. Dicas extras
O site Domain, de quebra, ainda disponibilizou um vídeo, postado originalmente em seu canal, com algumas dicas para te ajudar a deixar sua casa um brinco. Olha só (em inglês):
Tecla SAP
- Para retirar a poeira com eficiência, sempre comece limpando com um pano seco de cima para baixo;
- Para limpar onde você não alcança use uma meia molhada presa com um elástico em um esfregão ou cabo de vassoura;
- Como já dissemos, quando for trocar a roupa de cama não se esqueça de tirar o odor do colchão, polvilhe bicarbonato de sódio e espere duas horas antes de retirar;
- Para deixar o banheiro seco, sempre passe um rodo no box após usar o chuveiro. Além disso, sempre deixe as portas e janelas abertas, e se você possuir em seu banheiro, deixe a ventilação ligada.
Agora que você já sabe qual a frequência que sua batcaverna deve ser limpa, mãos a obra!
Ok, você pode começar amanhã, tá?