• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

A ciência atesta que drogas psicodélicas não fazem mal a saúde (pelo contrário!)

Segundo estudos, ajuda a ‘abrir a mente’ para os sentidos, arte e a ampliar o leque de perspectivas.

Claussen Munhoz Publicado: 27/11/2015 15:41 | Atualizado: 27/11/2015 15:41

Se você nunca usou drogas, não vai ter dificuldade em encontrar um avião na imagem abaixo.

53e921ba67680b1f145c778b7eab5131

Não encontrou, né? Primeiro por ser praticamente impossível nunca ter consumido drogas legalizadas como o açúcar, a cafeína ou até mesmo álcool, presente no inocente xarope pra curar aquela tosse.

E segundo porque não há nenhum avião no gif.

A discussão a respeito da legalidade de algumas drogas é um grande tabu que volta e meia aparece nas manchetes dos jornais quando surge uma nova pesquisa.

E pra aumentar a polêmica, um estudo publicado no Journal Psychopharmacology, afirma que drogas psicodélicas como LSD, psilocibina e mescalina não causam prejuízo para a saúde mental do usuário ou aumento do risco de depressão.

De acordo com o resultado publicado da pesquisa, “não há associação significante entre o tempo de consumo de drogas psicodélicas no passado e o aumento da probabilidade de desenvolver graves distúrbios psicológicos, riscos à saúde mental, pensamentos, planos ou tentativa de suicídio, depressão e ansiedade ”.

Benefícios vs. Polêmica

Há alguns anos a ciência comprovou que a psilocibina, encontrada em alguns tipos de cogumelos, beneficia mudanças de caráter em um indivíduo e ajuda a “abrir a mente” para os sentidos, arte e a ampliar o leque de perspectivas.

psilocibina

victoriadelaluzsazo

Além dessa antiga constatação, e baseados nos resultados recentes, os pesquisadores concluíram que não há lógica em se proibir as drogas psicodélicas com a justificativa de que elas oferecem riscos à saúde pública, sob o pretexto de manter a já falida guerra às drogas.

Eles afirmam que essa batalha perdeu completamente o significado diante do que eles chamam de “provas científicas esmagadoras”, que refutam a ideia difundida de que drogas psicodélicas e a maconha, são perigosas.

O estudo ainda revelou que essas substâncias não causam dependência e não colaboram para causar efeitos adversos graves.

Moral da história

Os pesquisadores relataram não terem ficado surpresos com os resultados já que, nas palavras deles, a ideia de que o uso de drogas causa distúrbios mentais é “absurda”.

Estudos sobre os efeitos desse tipo de substância estão sendo retomados depois de mais de 10 anos sem pesquisas, pelo consenso de que era inseguro conduzir esse tipo de teste. E o mais interessante, com o número de pesquisas aumentando, os psicodélicos estão lentamente se tornando a nova “moda” da saúde mental.

Independente de estudos, nunca use no trabalho. Sério!

tumblr_n6h336TQei1svrhopo1_400

*O SOS não faz apologia ao uso de qualquer substância ilícita.

Imagem de capa: wwwgrafiti

Fonte: The Mind Unleashed

Claussen Munhoz
Gaúcho paulistano. Colorado de nascimento, formado em mundanidades e viciado em inutilidades. Tarado por informação, literatura e churrasco. Roteirista, jornalista e ex-produtor de Hermes e Renato que gosta de estudar e de batata. Só mais um entre tantos meninos perdidos.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui