• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

A arte de transformar Pallets (de feira) em “Piso de novela”

Pra que gastar toda sua economia, se pode usar a criatividade?

 

Todo mundo gosta de uma casa bem decorada, mas nem todos estão dispostos a gastar o “cascalho” necessário para deixar a casa “uma graça”. Um item que faz muita diferença na decoração é o piso e, tendo em vista que não é uma coisa para se trocar toda hora, a qualidade do material utilizado (que está diretamente ligada à aparência do ambiente) faz toda a diferença no bolso do dono da casa e no visual do lugar.

Se você acha chiquérrimo, mas muito caro, aqui vai uma dica de cair o queixo: você pode ter um lindo piso de madeira na sua casa (daqueles de novela) usando pallets de feira. Isso mesmo!

Olha que exemplo legal, o chão que esses caras fizeram:

1. Os pallets utilizados foram previamente tratados

piso de pallet

As ripas foram separadas e todos os pregos e grampos retirados. Uma plaina mecânica foi utilizada para dar melhor acabamento, deixando as tábuas lisas e uniformes, sem aparas. As madeiras foram recortadas em larguras diferentes, para o piso ter uma aparência mais natural, menos padronizada: 5;  7,5 ; 10 e 12,5 cm, e as pontas dos pallets foram cortadas retinhas, para melhor ajuste entre as peças.

 

2. Depois dos pallets prontos, foi necessário preparar o contra piso

piso pallet 2

Onde as tábuas foram posteriormente instaladas. Folhas de madeira compensada foram coladas no contra piso de cimento (com adesivo especial para isso) para melhor nivelamento.

 

3.  O piso foi montado alternando conforme o padrão de cor

piso pallets 3

Madeira mais escura intercalada com madeira mais clara, em painéis de 4 metros, cada. As tábuas de pallet foram fixadas com uma pistola de pregos e reforçadas com um martelo de borracha (quando necessário) para não marcar a madeira.

 

4. O piso foi mantido em uso e sem proteção durante alguns dias

piso pallets 4

Para que ficasse bem desgastado e com aparência mais rústica. Para fazer a selagem, primeiro foi feita um aplicação generosa de Aguarrás, para limpar o piso, penetrar na madeira e abri-la para que o selante aderisse melhor. Depois, com o uso de um rodo de lã, foram aplicadas quatro camadas de selante.

 

5. Voilà!

IMG_1824-1

Ficou lindo de morrer!

No Viva Decora, você encontra outras dicas e curiosidades sobre Arquitetura e Decoração.

 

 

 

Passo a passo completo (em inglês): abuildingweshallgo

 

Apoio

vivadecora_logo

 

 

Andréia Gomes
Curiosa, amante das letras, solucionadora criativa. Publicitária, Especialista em Marketing e Gestora de Projetos de Comunicação em ambientes digitais. Acredita que o lugar onde moramos pode e deve ter a nossa personalidade nos pequenos detalhes, e que colocar impressões da sua alma é sempre fundamental. Editora-chefe do site Viva Decora .

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui