9 Truques para trabalhar com sono
Seja por conta do calor insuportável, ou internet insônia, dormir mal destrói nosso ritmo no trabalho.
Como fazer para encarar o chefe, focar nas atividades e ter um dia normal? Não vai ser fácil, mas tem uns truques que podem ajudar. Se liga:
Simplesmente acorde
Quando o despertador tocar, ao invés de ficar mais 10 minutinhos na cama, pule dela e inicie o seu dia neste momento. Que diz isso é Orfeu Buxton, professor da Divisão de Medicina do Sono da Escola de Medicina de Harvard. A dica é para que você coloque o seu despertador sempre para o último minuto disponível para levantar, assim você tem mais tempo de sono restaurador, que é fundamental para que tenhamos mais disposição durante o dia.
Alongue-se
Uma forma de sair mais disposto de casa depois de uma complicada noite de sono é fazendo aquele alongamento, ainda na cama. Vânia Silva Dias, educadora física na academia Contours, disse ao GNT que alongar-se faz com que o corpo não fique cansado. Exercícios físicos aeróbicos também são recomendados.
Se alimente bem pela manhã
Nossa mãe já dizia e a vida confirmou: o café da manhã é a refeição mais importante do dia – mais ainda em dias pesados como esses. O ideal é comer até uma hora depois de acordar para que a sua performance cognitiva seja estimulada.
Café, sim. Açúcar, não
Tomar um cafézinho para dar uma chacoalhada no corpo é algo comum, de domínio público. O ideal é ingerir até 400mg de cafeína por dia – umas quatro xícaras. Já o açúcar até dá uma acordada na hora, mas acaba causando mais sono depois. A ingestão repentina de açúcar no sangue reduz as substâncias químicas cerebrais que te deixam ligadão.
Alimentos leves na hora do almoço
É bem comum ficar pesadão, sentindo aquele sono, uma preguiça maldita e devastadora. Para evitar o drama das pálpebras pesadas, invista em grãos integrais, saladas, vegetais, proteína magra. Evite a sobremesa, o tópico aí de cima explica – e aposte no café.
Tire uma soneca depois do rango
Sim, isso não é errado. Aproveite o seu horário de almoço para tirar um cochilo de 20 minutos – montamos um artigo que explica tudo que você precisa saber para potencializar seu cérebro com uma soneca, e para os mais corajosos, alguns truques para dormir (bem) pouco e continuar alerta.
Na região central de São Paulo, por exemplo, existe um espaço dedicado exclusivamente ao sono rápido. Um cochilo de 30 minutos sai por R$ 12.
Dê uma voltinha
Dar aquela voltinha no quarteirão – caminhando ou correndo – vai te ajudar a ficar mais alerta. Sean Drummond, psiquiatra da Universidade da Califórnia, diz ainda que o ideal mesmo é não usar óculos escuros, pois as lentes impedem que você receba a frequência apropriada de luz solar, ótima para manter você acordado.
Primeiro o dever intelectual
Ficar lendo as matérias do SOS é uma delícia, nós sabemos, mas deixe isso para mais tarde nos dias em que você tomar uma surra da cama. Se organize para fazer as suas tarefas mais difíceis primeiro, dessa forma aproveita o momento em que você está mais disposto. No final da tarde será mais difícil ter energia para fazer um trabalho mais focado. Só não abra seu e-mail, pelo menos é o que aconselha a autora estadunidense, Julie Morgenstern, consultora de mega-empresas.
Não fique parado
Já fez trabalhos intelectuais, agora corra para fazer uns trabalhos “braçais”. É claro que em um escritório não tem muito peso para pegar, mas você pode organizar a sua mesa, responder emails, excluir emails antigos, limpar esse desktop…
Imagem de capa: uk.lifestyle
Fonte: nymag | revistagalileu | pegn