• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

9 Truques do Kazım Gürbüz para ficar jovem até os 100 anos

Com 95 anos, esbanjando juventude, o mestre iogue ensina como chegar lá.

Yoga é uma das atividades físicas, mentais e espirituais do oriente mais populares entre o público ocidental. Seus benefícios são significantes de diversas formas.

Não é a toa que o mestre iogue turco Kazım Gürbüz ficou famoso na internet depois de mostrar toda sua juventude aos (chocantes) 95 anos de idade. E ele ainda espera chegar tranquilamente aos 130.

kazim_comparacao_sossolteiros.jpg

– 48 anos | 58 anos | 89 anos

ibtimes

Gürbüz revelou que sua vida mudou por completo quando, aos 41 anos, sofreu um acidente e ficou paralisado da cintura para baixo. Os médicos afirmaram que ele não voltaria a andar nunca mais, mas sua força de vontade não deixou a história seguir esse rumo. Ele começou a fazer yoga e em cinco meses conseguiu recuperar os movimentos do corpo inteiro.

Os mestres iogues não são deuses, isso significa que você também pode tentar aproveitar de uma vida longa. Kazim deu algumas dicas de como ele conseguiu chegar até os 95 anos com a forma física e espiritual de um jovem. Vamos aprender a viver mais?

***

1. Se alimente (super) bem

Uma das principais atividades que fizeram Gürbüz continuar com a aparência jovem foi sua alimentação. Ele afirmou que come uma grande variedade de “superalimentos”, e olha que muitos deles já estão em nossa alimentação tupiniquim, como: sopas, chá de ervas, feijão, azeitonas, pimentão e muito mel.

Não coma em excesso e saiba que a qualidade do que você ingere é muito importante para seu organismo. Um corpo muito cheio pode causar sonolência excessiva, indisposição e sua mente até pode ficar confusa. Saiba o que faz bem ao seu organismo, afinal não é todo mundo que pode comer de tudo, consulte um nutricionista.

honey-dripping-is-honey-good-for-you

ishafoundation

2. Use a mente para rejuvenescer

O mestre iogue acredita que o poder cerebral pode fazer as pessoas permanecerem jovens por mais tempo, assim como ele conseguiu. “O homem usa seu poder cerebral e, se ele for corretamente aplicado, o cérebro pode regenerar os músculos e o sistema nervoso”, afirmou Kazim.

Isso realmente não é papo de “doidão”. Há algum tempo o diretor do Centro de Longevidade da Universidade da Califórnia, Dr. Gary Small, revelou uma pesquisa indicando que nossas faculdades mentais podem ser rejuvenescidas. Mas como tudo na vida, isso não é fácil. As pessoas precisam manter uma boa rotina física e mental para permanecerem jovens.

kazim_pensativo_sossolteiros.jpg

twitter

3. Fique na good vibe 

Ter pensamentos ruins o dia inteiro não faz bem para ninguém, então pare de ser pessimista e comece a ver o lado bom da vida! Pense em coisas boas e isso te ajudará a viver melhor; crie planos para melhorar seu dia a dia, não deixe que tudo de ruim ao seu redor te influencie com energias negativas.

Pode até parecer clichê, mas apenas você sabe o que irá te fazer ficar tranquilo com seus pensamentos. Leia livros, ouça suas músicas preferidas, assista filmes. Agradeça por tudo que você tem e alcançou na vida. E isso não é apenas da boca pra fora. Segundo o livro “A Ciência de Ser Feliz“, de Susan Andrews, agradecer ajuda a baixar o cortisol, hormônio responsável pelo estresse.

kazim_carro_sossolteiros.jpg

updateordie

4. Aproveite a natureza

A maioria de nós vive preso em casa e dentro de escritórios, lugares com pouca luz e ar-condicionado, mas isso não é desculpa para evitar a natureza. Respirar ar puro e sentir o sol na pele é uma das melhores sensações do mundo e, certamente, te ajudará a entender que a vida não está trancada entre quatro paredes.

E isso não é apenas papo furado. Recentemente foi divulgado um estudo na revista Environmental Science & Technology, revelando que morar perto da natureza realmente pode melhorar a saúde. A pesquisa foi realizada com mais de mil participantes, entre pessoas que moravam em áreas totalmente urbanas e pessoas que moravam próximo à natureza.

d211b017db7ebed0e0ff72e8462dd1fc

 

5. Não se esqueça: faça yoga

É claro que para um mestre iogue, não falta o yoga. Mas isso pode ser uma das atividades que falta na sua vida. Além de trazer diversos benefícios físicos, o yoga ajudará a manter o estresse afastado e proporcionará aos praticantes a paz interior. Os exercícios podem beneficiar fisicamente, mentalmente e espiritualmente.

Inúmeros estudos, como este na Elsevier, afirmam que o melhor benefício do yoga é a união de mente e corpo, pois isso reeduca sua forma de viver, não apenas quando você está praticando-o. Seus efeitos são reais e se mostram mesmo fora da prática. A meditação e as posturas físicas criam resultados impressionantes para a saúde dos praticantes.

kazim_pernas_sossolteiros.jpg

updateordie

6. O poder da resiliência (jogo de cintura)

Pense que a vida é só uma, então você deve aproveitá-la de todas as maneiras, seja feliz e tente deixar as pessoas contentes ao seu redor. Não adianta viver de cara emburrada, pois não fará sentido tentar criar uma vida perfeita se você não sorri. As vezes é necessário deixar os planos de lado e apenas viver, assim você poderá perceber que a vida é muito mais que o futuro ou passado, afinal, o presente é sempre agora.

Tenha atitudes positivas em relação a tudo, veja o lado bom do que aconteceu e evite se estressar. A falta de tranquilidade pode afetar tanto sua saúde mental, quanto física. É claro que você não pode escolher como serão todos os eventos que acontecem na sua vida, mas o poder de saber como tratá-los é seu. Sua tranquilidade vai depender da forma que você vê cada um dos problemas e como pode resolvê-los.

shutterstock_77673415_610_300_s_c1_center_center

creativitypost

7. Você nunca está velho para ser feliz

Todos os anos você fica mais velho, mas não se preocupe. Segundo Gürbüz, a vida realmente só começa quando os 65 anos chegarem. Então, quando chegar o seu aniversário, não reclame que está ficando mais velho. Celebre mais um ano de aprendizado e aproveite os próximos dias que virão!

De acordo com o médico geriatra da clínica Vitallis, Dr. Leonardo Pitty, para envelhecer bem é necessário muito mais que apenas deixar o tempo passar. Os efeitos do envelhecimento acontecem para todos, mas aqueles que se importam em levar uma vida saudável conseguem sofrer menos com as perdas físicas e mentais que o tempo causa. Pense nisso enquanto ainda é jovem, pois quando ficar velho pode ser tarde.

kazim_mulher_sossolteiros.jpg

redetv

8. Dedique-se ao bem estar

Não é porque yoga é uma atividade física, mental e espiritual, que sua vida estará salva ao fazer a prática. Você precisa cuidar da sua saúde, teu corpo é um templo e só cuidando muito bem que ele poderá continuar saudável. A base da sua vida está em suas mãos, e sua saúde sempre te ajudará a chegar onde você deseja.

Você pode alcançar isso de diversas formas, mas estabelecer regras e rotina para sua vida é um caminho mais fácil. São alguns passos simples que podem te ajudar a chegar ao seu objetivo, como não se esquecer de tomar seu café da manha (a refeição mais importante do dia!); nunca deixar seus afazeres para amanhã; e de tempos em tempos se desafiar e estipular para si um novo limite.

old-man-running

fitafterfifty

9. Mantenha total controle sobre seu corpo

Organize seu dia, saiba o que você pode fazer durante todos os períodos e realmente faça, essa rotina é importante. Estabelecer um cronograma mostra que você está no controle do seu corpo, e assim pode se sentir ainda mais motivado.

Vá ao médico regularmente e descubra quais são os efeitos que estão sendo causados pela sua nova rotina; o resultado será mais uma motivação para você continuar. E principalmente, só faça o que ama. Não adianta nada fazer um esporte por pura cobrança pessoal. Lembre-se que exercitar o corpo também é algo mental, e fazendo o que não gosta você não fortalecerá sua mente.

kazim_mar_sossolteiros.jpg

updateordie

Mas é claro que não há necessidade de fazer apenas yoga para cuidar da sua saúde. Existem dezenas de esportes que podem ser muito divertidos e ainda ajudam a melhorar sua condição física. Mas, muito além disso, se você realmente deseja chegar a idade de Gürbüz como ele, é essencial ter vontade e seguir todas suas dicas à risca.

Kazim tem 95 anos de idade e mesmo assim continua com um corpo jovem e mais saudável que muita gente de 20 anos – mais do que eu, com certeza. Além disso, o mestre iogue também revelou que é capaz de ter entre três a cinco orgasmos por dia!

Partiu começar yoga pra gozar mais da vida!

 

Fonte: International Business Times | Update or Die

Lucas Vinicius
Escriba digital, amante da sétima arte, ex-jogador compulsivo e meigo

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui