9 Razões (realmente sinceras) para você começar a correr AGORA
Se você já cogitou a possibilidade de correr, mas desistiu, diante de preguiça alguma dificuldade, aqui vão nove empurrãozinhos para que você deixe de desculpinha e se torne um verdadeiro corredor/a!
***
1. O abdômen semi-trinca e de quebra você vive mais
Correr certinho, com regularidade, traz impacto visível para o corpo: as passadas ajudam muita a emagrecer, porque queimam calorias, inclusive a abdominal.
Mas vai além, segundo estudos, a corrida também é capaz de retardar o envelhecimento. No best-seller ‘Correr‘, o médico e humanista Drauzio Varella explica que atividades físicas como esta reduzem o risco de morte precoce em até 41%.
2. Vantagem competitiva para fins de paquera
Em tempos de culto ao corpo, tirar onda de atleta pode ser muito interessante pra quem é solteiro/a. Além de ficar com tudo em cima, a performance sexual é extremamente favorecida, pois quem corre está mais apto a suportar cargas físicas no ato sexual. Outra coisa, que tal usar “vamos correr juntos” como argumento para estar ao lado do crush?
3. As competições estão super descoladas
Há provas que lançam bolas de tinta sobre os participantes, provas com temática de Halloween, e – pega esta, então – provas em que o atleta é obrigado a beber cerveja durante o percurso. Correr, veja só, agora é moderninho e divertido.
4. Praticar é barato (para não dizer, gratuito)
Até a crise econômica se agravar e algum ministro criar um imposto que taxe o uso de ruas e calçadas por pedestres, você não pagará nada para sair gastando sola por aí.
Os tênis estão cada vez mais em conta: com 200 Pedrosalvaroscabrais, você já compra um pisante invocado, com bom amortecimento, aquele design chamativo que caracteriza os runners e de uma marca boa – uma busca básica na Internet já te mostra várias opções interessantes e acessíveis.
5. Os apps são realmente sensacionais
Os aplicativos de celular para corredores estão cada vez mais completos, numa mistura de rede social e equipamento de análise de performance.
O Nike + Running (para iOS e Android), por exemplo, é um dos preferidos da rapaziada: além de se conectar com o Facebook e Twitter [dá para postar todos os seus resultados], traz vários dados técnicos (como tempo médio para percorrer cada quilômetro e calorias gastas nos treinos), que tornam qualquer amador entendido nos paranauê do running.
Sem contar alguns aplicativos de música, como Spotify, que acompanha perfeitamente o teu ritmo de corrida, sugerindo o melhor som pra você.
reprodução – nike + running
6. Melhor hora pra curtir aquele som
Quase todos os corredores curtem ouvir uma musiquinha durante a atividade. O som, no fim das contas, funciona como combustível nos momentos de “não-aguento-mais”. Tá aí, então, uma ótima chance para ouvir suas músicas favoritas e usá-las para melhorar a performance.
Outra coisa legal, como dito, são os aplicativos como o Deezer ou Rdio, que permitem criar playlists compartilhadas, listas com músicas perfeitas para corrida.
7. Automaticamente vai maneirar nas gordices
Correr é uma atividade que, se levada com um mínimo de seriedade [não estamos falando de quenianos que humilham o satanás na São Silvestre, tá?] induz a uma vida saudável.
Correndo regularmente, você fica mais estimulado a comer direitinho, e manera nas gordices, afinal, cada naco de bacon tem em média 180 calorias, que equivalem a 20 minutos de corrida.
8. Mais estimulo para viajar pelo mundo
Uma das piras de quem corre é sair por aí, explorando diferentes provas, em diferentes lugares. Um bom exemplo é o Drauzio (já se tornou nosso guru), que estruturou o livro “Correr” justamente falando das maratonas que realizou mundo afora.
Quem tiver disposição, pode apostar no circuito do World Marathon Majors, que reúne as seis provas mais inportantes do mundo: Berlim, Boston, Chicago, Madri, Nova Iorque e Tóquio.
No Brasil, são interessantes e famosas as provas que acontecem em Florianópolis e Foz do Iguaçu, entre outros lugares que proporcionam paisagens espetaculares e que tornam a corrida praticamente uma atividade secundária.
9. Seu sono vai ser lindo!
Quem já praticou algum atividade física com razoável nível de exigência sabe que fazer esporte com regularidade gera desgaste. Consequente há uma necessidade de reposição de energia que, segundo estudos, se dá melhor através do sono.
Isso significa que percorrer distâncias razoáveis, como na casa dos 5 quilômetros, já te dá aquela canseira perfeita para dormir como um bebê. Se você sofre de insônia e passa as madrugas vendo reprises de qualquer coisa na TV, a solução – ou parte dela – pode estar aqui.
Fontes: Livro”Correr” (Drauzio Varela, São Paulo: Companhia das Letras, 2015) | IG | Scielo | G1 | parana-online