• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

9 Mitos e Verdades curiosos sobre a saúde bucal

Pelo visto erramos na quantidade de pasta de dente e na hora da escovação.

Ter um sorriso bonito não custa caro e nem é tão complicado assim. Além disso, cuidar da saúde bucal é importante para o corpo todo, já que muitas doenças que afetam o organismo podem ter origem a má higiene na boca.

Cuidar da saúde da boca corretamente é essencial para evitar problemas nos dentes e gengivas. Mas ouvimos tanto sobre o assunto que, por vezes, as informações divergem.

No que devemos acreditar? Para nos ajudar nessa, consultamos a especialista em periodontia Gislaine Saralegui Xavier Lopes Gaspar. Ela nos revelou alguns dos mitos e verdades mais curiosos sobre a saúde bucal. Veja:

 

1. “Quanto mais creme dental, melhor”

Mito. Não é necessário usar muito creme dental ao escovar os dentes. Diferente do que muitos pensam, o excesso pode fazer com que se tenha uma falsa sensação de limpeza. Isso pode fazer com que a pessoa diminua o tempo ideal para a correta escovação, que deve ser de 2 minutos.

Sabia que você pode economizar MUITO com essa dica? A quantidade recomendada, e comprovada por nós mesmos, é do tamanho de um grão de ervilha. Nada mais. Falamos mais sobre isso aqui.

 

2. “Bruxismo tem como causa fatores emocionais”

Verdade. Porém, vale saber que o estado mental não é o único fator para o problema. Alinhamento anormal dos dentes, problemas do sono, efeito colateral de determinados medicamentos, como antidepressivos, complicação de doenças, como Parkinson ou de Huntington, entre outros.

 

3. “É importante escovar os dentes logo após as refeições”

Mito. O ideal é esperar meia hora, pelo menos, para escovar os dentes. Dessa forma, a saliva consegue agir, neutralizando o pH dos alimentos.

 

4. “Escovar a gengiva pode causar danos ao tecido”

Mito. A escovação inclui também a higienização das gengivas, bochechas, língua e céu da boca. O ideal é usar escova macia.

 

5. “Ingerir hortaliças contribui com a saúde bucal”

Verdade. Por fazer parte de uma alimentação saudável, bem como baixo teor de açúcar, as hortaliças reduzem o risco de cáries. Sem contar que a mastigação contribui com o aumento de salivas, estas funcionam como flúor natural.

 

6. “Bebês, sem dentes, não precisam da higienização oral”

Mito. Os pais devem realizar a limpeza das gengivas mesmo antes dos dentes nascerem. Para isso, é importante utilizar gazes umedecidas, especialmente na última alimentação do dia.

 

7. “Clareamento dental causa sensibilidade nos dentes”

Verdade. Porém, isso varia muito entre as pessoas, já que depende da porcentagem do clareador que foi aplicado, bem como do grau de permeabilidade do esmalte do dente. Vale saber que existe produto clareador que não causa sensibilidade, pois já possui dessensibilizante na formulação.

Além disso, existem também produtos pós-clareamento que reduzem os efeitos indesejáveis. Ambos estão disponíveis no mercado para profissionais especializados.

 

8. “É importante visitar o dentista regularmente”

Verdade. Embora muitos pensem que só se deve visitar o dentista quando está com algum problema, esse é um pensamento errôneo. Desde a infância até a terceira idade, é fundamental passar por consultas periódicas a fim de tratar e prevenir problemas relacionados à saúde bucal.

Lembre-se de realizar a profilaxia dental para prevenir doenças bucais e periodontais. Para isso, vale contar com um convênio odontológico, a fim de garantir as consultas com especialistas periodicamente.

 

9. “Goma de mascar sem açúcar previne cáries”

Mito. A correta higienização bucal previne as cáries e, nesse caso, as gomas de mascar sem açúcar apenas não causam o problema. Saiba que mascar chicletes aumenta o risco de fadiga muscular, resultando em problemas como o bruxismo, por exemplo.

*Artigo produzido por Andreia Silveira.

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminham. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui