• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

9 Documentários sobre Meio Ambiente que vão explodir sua mente (todos disponíveis no Netflix)

Para protegermos algo o primeiro passo é conhecê-lo.

“Se você fala com os animais eles falarão com você e vocês conhecerão um ao outro. Se não falar com eles você não os conhecerá. E você tem medo do que não conhece. E aquilo que tememos, destruímos.”

Essa frase foi dita pelo cacique Geswanouth Slahoot, mais conhecido como Chefe Dan George, um cacique da tribo Tsleil-Waututh que vivia nas florestas do Canadá.

Essa frase guia muitos dos profissionais que documentam a natureza, sejam fotógrafos, cinegrafistas ou roteiristas como eu. Para protegermos algo o primeiro passo é conhecer esse algo, e admirá-lo. É isso que nos move, trazer a natureza para perto das pessoas e dizer: “olha, que linda! Olha que frágil!” Para depois dizer: “Cuide dela”.

Por isso hoje eu resolvi listar os melhores documentários de Natureza e Meio Ambiente que estão no Netflix. Já que eu uso esse espaço para dar dicas práticas de como cuidar da natureza, nada mais natural do que usá-lo para inspirá-los a conhecê-la melhor.

Então faça uma pipoquinha de milho orgânico, acomode-se no sofá e deixe-se encantar!

***

1. Caverna dos Sonhos Esquecidos

Cave of Forgotten Dreams (2010)

Não foi a toa que comecei com esse que talvez seja o meu documentário preferido da vida.

É também o mais “esquisito” da lista, dirigido pelo premiadíssimo cineasta alemão Werner Herzog. Não vou falar nada sobre ele para não guiar suas interpretações… mas esteja preparado para ter suas perspectivas remexidas.

 

2. Marcha dos Pinguins

La marche de l’empereur (2006)

Esse filme francês é um clássico.

Talvez tenha sido o primeiro filme do que nós chamamos de “natureza pura” (quando a historia é só sobre os animais, sem nenhuma participação humana, e quem narra é um locutor que não está lá) a ganhar um Oscar, um feito e tanto, já que documentários de natureza geralmente nem entram nessa disputa.

Um filme para ver com os sobrinhos, as crianças adoram.

 

3. América do Sul Selvagem

Wild South America (2000)

Essa série foi produzida pela BBC, simplesmente os líderes em documentários de natureza do mundo, sobre o nosso continente.

Dos Andes a Amazônia, do Serrado brasileiro às costas geladas, imagens que nos deixam zonzos de tão perfeitas e que parecem impossíveis, do tipo: “como ele filmou isso?”

 

4. 2012, Tempo de Mudança

2012, Time For Change (2012)

Esse filme acompanha o artista Daniel Pinchbeck, defensor do uso de plantas psicoativas como ayahuasca, cogumelos e peiote para aumentar nossa capacidade de entendimento, em uma trajetória para descobrir se é possível reinventarmos a forma como vivemos no mundo de uma maneira mais ecológica e conectada.

O artista vai descobrindo caminhos, possibilidades e personagens que já estão colocando isso em prática, e você acompanha tudo. É lindo!

 

5. Black Fish, Fúria Animal

Black Fish (2013)

Atenção, não recomendado para quem tem estômago fraco. A partir da história de uma baleia orca que matou sua tratadora no meio de uma apresentação no SeaWorld, esse filme investigativo desenterra histórias de crimes e mentiras envolvendo o maior parque aquático do mundo.

A pesquisa e o roteiro são geniais, as imagens… bem, são fortes.

 

6. Planeta Terra

Planet Earth (2006)

Esse não poderia ficar de fora! Essa série foi um marco na história dos filmes de natureza.

Uma super produção da BBC em 11 episódios narrados por David Attenborough, um mito para os profissionais da minha área, o tiozinho foi simplesmente um dos inventores do documentário de animais e hoje é a voz que imortalizou esse gênero.

 

7. Uma Verdade Inconveniente

An Inconvenient Truth (2006)

Esse filme rendeu a Al Gore o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para disseminar o conhecimento sobre as mudanças climáticas.

Al Gore foi candidato a presidente dos Estados Unidos e, apesar de ter recebido mais votos da população, perdeu o cargo graças a uma recontagem polêmica que deu a vitória a George Bush.

 

8. Quem Matou o Carro Elétrico?

Who Killed The Eletric Car? (2006)

Esse documentário é engraçado, curioso, instigante, e nos deixa com uma bela pulga atrás da orelha.

Você sabia que lá na década de 90, na Califórnia, já existia um carro elétrico sendo fabricado e vendido? Pessoas até já haviam comprado e, do nada, os carros foram recolhidos e desapareceram sem deixar explicações.

E hoje, vinte anos depois, ainda são uma coisa “do futuro”. Teoria da Conspiração? Tire suas próprias conclusões nesse filme com participações de Mel Gibson, Tom Hanks e agentes da CIA de verdade.

 

9. Cowspiracy

Cowspiracy (2014)

Esse maravilhoso documentário foi produzido por Leonardo DiCaprio. Além de gato e um ator irretocável, o Leo é super ativista do meio ambiente. O filme mostra o que a pecuária está fazendo com o planeta.

Recado: se depois de assisti-lo você resolver diminuir o consumo de carne, pode começar com essas dicas aqui.

Roberta Nader
Ativista pra mudar o mundo. Roteirista, cronista, editora, observadora de bichos e plantas, mergulhadora, leitora compulsiva. Viajante dos mundos: o nosso e o meu. mais em: robertanader.com

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui