• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

9 Dicas essenciais para evitar enrascadas no Pokémon Go, segundo o Japão

Governo japonês lança campanha de segurança para jogadores de Pokémon Go.

O lançamento do jogo Pokémon Go é uma febre mundial, mas chegou envolto de polêmicas. Além de todo rebuliço que se deu por conta do game ainda não estar disponível no nosso pais, no mundo todo várias noticias começaram a ser divulgadas relatando acidentes ocasionados indiretamente pelos mostrinhos.

Como o Japão está quase sempre a frente, desta vez não seria diferente. O Centro Nacional de Prontidão de Incidentes e Estratégia para Segurança Cibernética (NISC) do país, lançou uma cartilha de segurança aos jogadores com 9 dicas para evitar enrascadas que nem o Ash se safaria.

Olha só:

Como você (provavelmente) não entendeu nada, vamos dar uma ajudinha. Já vale como uma cartilha de segurança para quando o jogo funcionar aqui no Brasil.

Tecla SAP

1. Proteja suas informações pessoais

Além de recomendarem usar um apelido e não o seu nome verdadeiro, a cartilha ainda aconselha não postar imagens do jogo mostrando sua casa ou locais que você frequenta muito e possam ser reconhecidos pelas imagens.

2. Cuidado com aplicativos ou ferramentas falsas

Links para baixar game não oficiais, ferramentas que que prometem uma mobilidade maior para jogar, tudo isso deve ser visto com atenção. Está é uma maneira bastante usada para hackers invadirem seu sistema ou infestarem seu dispositivo de vírus.

3. Baixe um aplicativo de previsão do tempo

Ter em seu celular um app que te ajudará a saber se aquele tempo feio é só uma chuvinha ou um tsunami (pois é, lá tem dessas coisas) pode salvar sua vida. Antes de sair caçando os monstrinhos, veja as condições climáticas para não ser pego desprevenido.

4. Cuidado com insolação

O Japão passou nos últimos tempos por graves casos de insolação. A dica 4 da cartilha alerta o jogador quanto a temperatura e o risco do sol, quase literalmente, aquecer seu miolos enquanto tenta capturar um Pikachu. No Brasil, principalmente no verão, a dica também vale!

5. Tenha bateria reserva

Muitos jovens estão caçando pra valer os pokémons, se aventurando em lugares realmente desconhecidos. A cartilha aconselha sempre carregar uma bateria de celular reserva nas suas caçadas, pois caso acabe a carga do telefone, você não corre o risco de se perder sem o GPS.

6. Tenha outras maneiras de se comunicar

Segundo a cartilha, é bem prudente levar consigo um cartão telefônico ou uma outra maneira de conseguir se comunicar com sua família, caso seu celular fique sem bateria. Essa atitude pode evitar muita preocupação desnecessária.

7. Não entre em áreas perigosas

Todo mundo quer se sentir um verdadeiro caçador de pokémon, mas não precisa colocar a sua vida em risco. O governo deixa bem claro na cartilha que o jogador não deve acessar áreas de risco, como penhascos, montanha ou vegetação fechada, por exemplo. Aqui, indicamos evitar bairros desconhecidos, ou ruas vazias, ficar dando sopa pro azar não é uma boa jogada.

8. Tenha cuidado com outros jogadores que “querem te conhecer”

Muitos casos de assalto envolvendo o game estão sendo divulgados pela imprensa mundial. Topar conhecer alguém que você só tem contato pelo app do jogo pode ser uma grande cilada.

9. Não jogue enquanto caminha (ou dirige)

Isso não é recomendado nem se você só estiver respondendo uma mensagem pra sua mãe. Mas ao jogar, sua concentração fica muito focada nos monstrinhos e provavelmente não se dará conta se um acidente estiver prestes a acontecer.

Agora, quando o jogo for finalmente disponibilizado aqui no nosso Brasilzão, você já sabe como voltar pra casa com as pokébolas recheadas e em segurança, pois diferente do virtual, nossa vida real não tem um restart, né?

Fonte(s): Rocket News 24
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui