8 Tipos de Alimentos proibidos para Gatos
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

chevron_left
chevron_right

8 Tipos de Alimentos proibidos para Gatos

Tóxicos, alguns podem causar vômito e outros matam!

Tia Sandra Publicado: 17/09/2014 12:09 | Atualizado: 17/09/2014 23:57

Os gatos já nascem pobres, porém, nascem livres e famintos, comendo de tudo um pouco. Mas não deixe o seu bichano por aí, mandando ver em qualquer coisa e enchendo a barriga de porcarias que não são indicadas para eles – essa dica também vale para humanos, tá?

tumblr_ma7akuIIQd1ro2d43

Pode dar leite? Pode dar carne? Uma frutinha faz mal? E legumes, caem bem? São muitas dúvidas, e nós tiramos algumas delas para que seu bichinho tenha uma vida longa, assim como as inimigas da Valesca Popozuda.

 

1. Leite e seus derivados

Cat+drinking+milk.+Not+seen+this+here+before_204487_4184907Nós fomos acostumados com a forma errada por conta dos desenhos animados. Neles, é comum ver gatos saboreando tigelas de leite, mas na vida real alguns bichanos são intolerantes à lactose, principalmente quando adultos.

É comum, para filhotes que não estão próximos de sua mãe, amamentá-los com leite de vaca, mas isso é bastante perigoso, pois, como dito, tem muita lactose, os gatos não tem a enzima necessária para essa digestão. Neste caso, recomenda-se um leite especial para gatos, que pode ser encontrado em grandes pet shops.

Segundo a veterinária Luciana Domingues disse ao site idmedpet, a maneira mais segura de alimentar um gato, sem os cuidados de sua mãe, é com sucedâneos do leite (substitutos, como leite em pó) e papas feitas com ração para filhotes de alta qualidade.

Imagem: oldcatman

 

2. Comida de cachorro

Quando cachorros e gatos vivem no mesmo espaço, é comum que um dê uma breve saboreada na ração do outro. Isso não é prejudicial a saúde dele, mas nunca deve ser uma alternativa à sua alimentação, pois, apesar de não ser toxica, os cães tem um dieta diferente da dos bichanos. Por exemplo, em sua ração não existe a taurina, que é necessária para a digestão correta de alimentos no seu organismo.

“O principal componente para a alimentação do gato é a taurina, um aminoácido cuja deficiência pode causar alterações cardíacas e até levar o bichano à cegueira”, disse Gabriel Dias, médico veterinário do Centro de Atendimento e Terapia para Gatos para a Revista Meu Pet.

cachorro_gatos_sos_solteiros

 

3. Comida de humanos

Assim como os solteiros carentes, cachorros e as crianças, os gatos também sabem fazer aquela cara de pidão que nos faz dividir até um Yakult, mas não se deixe cair em tentação.

Marcelo Teixeira, veterinário e professor da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), falou sobre o assunto ao Diário de Pernambuco, e alertou que a comida humana não deve substituir a ração. “As necessidades entre animais e humanos são diferentes, então não devemos servir a eles o que comemos. Se a comida se adequar ao que o organismo do animal precisa, pode servir de prêmio, mas não inserido à dieta”.

Comida crua – ovos, peixe, bovino ou porco – nem pensar!! Depois de ingerir esse tipo de alimento, podem hospedar parasitas responsáveis por doenças extremamente nocivas ao homem, como a taxoplasmose.

pizza_gatos_sos_solteiros

 

4. Legumes, frutas e vegetais

Pedro Horta, médico veterinário da clínica Vetmasters, nos contou que gatos são carnívoros essenciais, por isso, precisam de alimentos de origem animal em sua dieta. Eles não tem capacidade de produzir certos nutrientes, que adquirem ao ingerir proteína animal. Além de ter todo o organismo adaptado para essa ingestão (como a dentição para caça, enzimas digestivas específicas, intestino mais curto), eles não metabolizam bem carboidratos como fonte de energia. Então, manter um cão com dieta vegetariana é possível (não é fácil, mas é possível), já o gato não dá.

Fora que alguns alimentos não caem bem para os felinos. Os tomates contém solanina, que pode ser fatal para o bichano. O abacate causa diarréia, vômitos e complicações respiratórias por conta da toxina “persin”. Já cebolas e são extremamente perigosas, danificando as células vermelhas e provocando anemia. Uvas e uvas passas causam sérios riscos à saúde renal do animal.

Se o gato gosta de comer algum desses alimentos e não lhe fizer mal, sem causar náusea, vômito e diarréia, não há maiores problemas em dar, mas fique atento. Alguns gatos gostam de comer alface, por exemplo. Um outro alimento que eles curtem é a azeitona, mas é preciso tomar cuidado com os caroços, que podem ser engolidos e ficar entalados, sendo necessária uma cirurgia.

melancia_gatos_sos_solteiros

 

5. Chocolate e Cafeína

Assim como você, o seu gato também gosta de um docinho, mas ao contrário de nós, os bichanos não toleram muito bem o chocolate, por exemplo. No doce existe metilxantina (cafeína e teobromina), um relaxante, diurético e estimulante que aumenta o índice cardíaco, estimula o sistema nervoso e causa a perda de fluídos corporais. Isso também acontece com humanos, mas por sermos maiores, conseguimos suportar melhor estas mudanças. Vômito, diarréia, tremores e urina frequente, são uns dos sintomas que você vai perceber no seu gato.

Segundo a veterinária Keila Regina de Godoy, da Premier Pet, 300g de chocolate ao leite podem intoxicar um animal de 5kg, e 400g pode ser letal! Já o chocolate meio amargo, com 200g o animal pode ir a óbito, conforme disse ao site Mulher.

Aliás, a cafeína não faz nada bem para o bichano. Evite chás e café também.

chocolate_gatos_sos_solteiros

 

6. Bebidas alcoólicas

Nem pense nisso. O álcool é tóxico para qualquer um, a absorção é mais rápida e elevada nos animais do que em humanos, causando alterações no fígado, pâncreas e rins. As consequências podem ser diversas, tais como vômito, diarreia, letargia, tremores, convulsões, coma e morte. Para a veterinária Mayara Corrêa, “a intoxicação depende da dose, quanto maior a quantidade ingerida, piores as consequências”, disse ela à Revista Meu Pet.

alcool_gatos_sos_solteiros

 

7. Ossos

Não deixe que seu gato roa ossos de forma alguma. Quando cozido, poderá causar algum dano no aparelho gastrointestinal por conta de fragmentos ou lascas. Ossos crus podem causar asfixia, pois não lascam como o osso cozido. Além disso tudo, tem o problema da gordura ou cartilagem que os envolvem, podem causar problemas digestivos, causando vômitos ou diarreias.

osso_gatos_sos_solteiros

 

8. Plantas e Flores

Muito gatos gostam de comer plantas, nesse caso é preciso tomar MUITO cuidado, pois algumas são altamente tóxicas, como os lírios, que matam mesmo em pouca quantidade, assim como as samambaias, comigo-ninguém-pode, e outras venenosas do nosso quintal (uma lista com 80 plantas tóxicas, aqui).

Pesquise sempre antes de comprar suas plantas, pois o seu gatinho pode destruir comer sem saber o mal que elas podem fazer.

flores_gatos_sos_solteiros

 

Se tiver maiores dúvidas, consulte sempre um veterinário.

 

Fonte: idmedpet | diariodepernambucorevistameupet

 

Tia Sandra
Formada na Faculdade da Vida, nasci no interior de SP, morei no Rio, São Paulo e voltei para o interior (Bebedouro-SP) e daqui não saio mais… adoro! Sou uma senhora com alma de artista e comportamento de menina adolescente #mimdêxa. Adoro viajar, usar o facebook, cuidar da minha casa e tomar meus bons drinks. Sou solteira por opção, tenho 3 filhos lindos, 1 neta maravilhosa, 3 gatinhas e 3 grandes defeitos, falar demais, comprar demais e ser demais #muahh.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui