• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

8 Técnicas para ensinar o teu cachorro a fazer xixi no lugar certo

Especialistas ensinam alguns segredos que podem te ajudar nessa tarefa.

Quem acabou de adotar um cachorro ou convive com um animalzinho “não obediente”, já sabe que além da fofura, aprendemos a lidar com xixi pra todo lado. Principalmente quando filhotes. Mas ainda há solução, para o adulto também.

Com a ajuda das especialistas Ana Paula Gonçalves e Renata Ragazini, adestradoras comportamentalistas de cães, o UOL elaborou algumas dicas que podem ser de grande ajuda na hora de ensinar o seu amigo a usar o banheiro da forma correta. Olha só!

 

1. Banheiro separado

Pois é, assim como a gente não gostaria de fazer as refeições no banheiro, os dogs também não curtem. E separar um cantinho para comida etc. e outro apenas para as necessidades é muito importante para que o animal perceba a diferença da textura do chão (jornal e piso).

Fazer isso também evita que o animal desenvolva o hábito de comer as próprias fezes, pois, segundo as profissionais, o animal começa a fazer isso com a intenção de manter limpo o lugar onde vai comer e dormir.

 

2. Mostre onde fica o banheiro

As especialistas em adestramento e comportamento animal revelaram que os filhotes com menos de 1 ano de vida ainda não desenvolveram a estrutura muscular responsável por “segurar” o xixi, por isso urinam em todo lugar.

É muito importante você levar o cãozinho até o local reservado para o banheirinho dele. Fique com ele no ambiente, deixe-o perceber a diferença da textura do chão (com jornal ou tapetinho higiênico). Fazendo isso algumas vezes, logo o animal acerta o local ideal para suas necessidades.

 

3. Acertou, comemore

Quando o cão finalmente fizer xixi no lugar certo, faça uma festa para ele. Dê carinho, diga palavras animadoras e pode rolar até um petisco como prêmio.

O animal vai associar a atitude de “fazer xixi no lugar certo” à essa chuva de amor recebida, então vai fazer xixi lá de novo, garantem as especialistas.

 

4. Dar bronca pode ter efeito contrário

O dog acabou de fazer xixi no braço do sofá. Então você faz aquela cara de bravo e dá a maior bronca do bichinho. Segundo as especialistas, no fundo, o cão pode estar encarando tudo isso como “eba, estou recebendo atenção”.

Por este motivo, nada de repreender o animal assim que ele fizer xixi no lugar errado. A sugestão das adestradoras é ignorar completamente o animal e só dar atenção quando ele fizer no local certo. Você deve mostrar onde fica o banheiro antes do bichinho fazer o xixi (dica 2).

 

5. Ruim de mira? Aumente o alvo

Finalmente seu cão entendeu que o banheirinho dele fica no fundo da varanda. Mas o bichinho vai até lá e faz xixi ao lado do jornal ou do tapetinho, mas não em cima. Segundo as profissionais, isso prova que o animal já entendeu que há um lugar especial para suas necessidades, porém, ele ainda precisa de mais uma ajudinha.

O ideal é que você amplie a área com jornal ou tapetinho, deixando-a maior. Depois, com o tempo, você pode ir diminuindo aos poucos, uma folha por vez, sem problemas.

 

6. Sem tapetes

É comum dos cachorros urinarem em locais com uma textura similar a grama ou terra. Eles fazem isso com o pensamento de que o xixi será absorvido e depois eles não pisarão em cima da poça, nem receberão uns respingos durante o “ato” – o que os deixa bem irritados.

Em uma casa, os tapetes seriam um lugarzinho ideal, não acha?

Por este motivo, as adestradoras recomendam que se retire todos os tapetes da casa até que o cão aprenda o caminho do banheiro. Vai atrapalhar um pouco sua decoração, mas pense, é por uma boa causa.

 

7. Use o próprio xixi como artifício

Quem diria que o próprio xixi do animal seria um excelente antídoto contra o xixi no chão, não é mesmo? De acordo com as profissionais, usar um jornal ou tapetinho já com urina do seu cão vai fazê-lo entender, pelo cheiro, que aquele é o lugar certo para se aliviar, ajudando muito no processo de aprendizagem do animal.

Com o tempo, logo ele começa a associar o banheiro pelo local e não mais pelo cheiro. Aí, pronto, já está adestrado.

 

8. Em cães adultos, castre

Ensinar um filhotinho o local ideal para o xixi não é um bicho de sete cabeças, mas adestrar um cão já adulto, acostumado à uma vida baseada em “xixi em qualquer lugar”, pode ser uma tarefa complicada.

Quando nenhuma das técnicas surtir muito efeito, o recomendado pelas especialistas consultadas é recorrer à castração. Segundo elas, os cães adultos tem esse comportamento por conta da marcação de território com a urina, se ele for castrado, essa necessidade é amenizada do comportamento do animal.

As profissionais ainda indicam que, após a castração, o tutor do cão pode ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo, novamente com as mesmas técnicas usadas para adestrar um filhote. A recomendação é que as atividades sejam feitas de 15 a 20 minutos após as refeições do bichinho, ok?

E é importante levá-lo sempre para passear, assim ele não fica muito tempo segurando o xixi.

Fonte(s): UOL
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui