• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

8 Passos para se autopromover em 30 segundos

É possível convencer qualquer pessoa em poucos segundos, aprenda e treine bastante.

Falar é um ato muito simples, basta organizar as palavras, pronunciá-las e pronto.

Mas como podemos ser interessantes e despertar a atenção dos outros quando temos apenas alguns segundos? O Desafio está aí.

sevira_sososlteiros

youtube

Segundo o comentário de Paul McDonald, diretor executivo sênior na Robert Half International, divulgado em uma publicação da Business Insider, “a maior parte das pessoas não sabem o que elas realmente fazem bem (…) elas não utilizam argumentos para expor o que elas sabem fazer”.

Nessa mesma publicação, McDonald dá oito dicas simples que ajudarão muito na hora de “vender seu peixe”. Se liga!

***

1. Saiba exatamente onde quer chegar

Antes de começar a esboçar algum rascunho de discurso, responda às seguintes perguntas: Quem é você? O que você faz? Onde você quer chegar? O que você procura?
É necessário que se saiba exatamente o que deseja, caso contrário nem ‘A Liga da Justiça’ vai poder te ajudar.

Dica do especialista: “Analise incansavelmente seu currículo ou perfil no LinkedIn.”

Choices of a businessman

morethancle

2. Faça tópicos

Depois que tiver examinado seu currículo e LinkedIn, destaque quatro pontos positivos que mostrem porquê você é um profissional excelente, aconselha McDonald, e procure analisar também sua trajetória profissional, habilidades, realizações e destaques, metas alcançadas e retire qualquer detalhe insignificante que possa atrapalhar a objetividade da sua fala.

auto_promocao_sossolteiros_07

craftedbykiwi

3. Conte uma história

Como o diretor executivo diz “as pessoas amam histórias, então conte uma. Pois isso ajudará as pessoas a se lembrem de você com mais facilidade”

Conforme o guru Dale Carnegie diz em seu livro “Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios”, nossa memória funciona como mecanismos sincronizados. Assim, conseguimos lembrar de uma história, com mais clareza, quando a mesma está associada a algum assunto.

auto_promocao_sossolteiros_17

lifemoxie

4. Nada de Jargões

É muito importante saber explicar quem você é e o que você faz de forma que soe o mais natural e simples possível, para que qualquer pessoa entenda. Ou seja, não use termos técnicos.

De acordo com McDonald, “acabar com explicações complexas é uma arte” e a partir desse argumento, fale para seus pais, tios, primos e avós sobre o que você faz exatamente, usando o mesmo roteiro para melhorar seu discurso.

Caso trabalhe em áreas de contabilidade, finanças ou tecnologia, de maneira alguma apele para termos específicos.

auto_promocao_sossolteiros_08

forbes

5. Faça sua fala soar como um convite a uma conversa

Quando terminar de contar sua história, é preciso deixar aquele gostinho de “quero mais” no espectador, de modo que seja aberto um espaço para iniciar um diálogo.

Se sua fala ainda não chegou nesse estágio, mude o formato da sua mensagem.

auto_promocao_sossolteiros_12

inc

6. Cronometre seu tempo

Enquanto estiver treinando sua fala, certifique-se de que é possível contar, tranquilamente, toda sua história dentro de 30 segundos. Caso contrário, retire os detalhes que não agregam valor e cronometre outra vez – treine, treine e treine.

auto_promocao_sossolteiros_13

praatjepodcast

7. Fale com a câmera

É preciso saber como se comporta sua fisionomia quando conta sua história para os outros. Você parece confiável, interessante ou monótono? Nada de apelar para expressões marcantes, viu! Seja apenas natural e aja normalmente, de modo que falar diante da câmera/smartphone seja algo tranquilo.

auto_promocao_sossolteiros

 

8. Fale para seus amigos

Após seguir todos os 07 passos anteriores, treine sua fala com seus amigos e lhes peça um feedback sobre seu discurso, perguntando a eles como você pode melhorá-lo.

Por fim, treine constantemente para que sua mensagem saia o mais natural possível e possa convencer qualquer pessoa, inclusive aquela que está ao seu lado agora.

auto_promocao_sossolteiros_14

yourdailysip

Imagem de capa: npr

Via: Time

Raphael Domingos
Acredita que o processo de autoconhecimento é o melhor trampolim para encontrar propósito de vida, o que gera significado para toda uma existência, incluindo o aperfeiçoamento de performance profissional. Também crê no poder do colaborativismo e no sistema de conhecimento compartilhado.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui