8 Passos para se autopromover em 30 segundos
Falar é um ato muito simples, basta organizar as palavras, pronunciá-las e pronto.
Mas como podemos ser interessantes e despertar a atenção dos outros quando temos apenas alguns segundos? O Desafio está aí.
Segundo o comentário de Paul McDonald, diretor executivo sênior na Robert Half International, divulgado em uma publicação da Business Insider, “a maior parte das pessoas não sabem o que elas realmente fazem bem (…) elas não utilizam argumentos para expor o que elas sabem fazer”.
Nessa mesma publicação, McDonald dá oito dicas simples que ajudarão muito na hora de “vender seu peixe”. Se liga!
***
1. Saiba exatamente onde quer chegar
Antes de começar a esboçar algum rascunho de discurso, responda às seguintes perguntas: Quem é você? O que você faz? Onde você quer chegar? O que você procura?
É necessário que se saiba exatamente o que deseja, caso contrário nem ‘A Liga da Justiça’ vai poder te ajudar.
Dica do especialista: “Analise incansavelmente seu currículo ou perfil no LinkedIn.”
2. Faça tópicos
Depois que tiver examinado seu currículo e LinkedIn, destaque quatro pontos positivos que mostrem porquê você é um profissional excelente, aconselha McDonald, e procure analisar também sua trajetória profissional, habilidades, realizações e destaques, metas alcançadas e retire qualquer detalhe insignificante que possa atrapalhar a objetividade da sua fala.
3. Conte uma história
Como o diretor executivo diz “as pessoas amam histórias, então conte uma. Pois isso ajudará as pessoas a se lembrem de você com mais facilidade”
Conforme o guru Dale Carnegie diz em seu livro “Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios”, nossa memória funciona como mecanismos sincronizados. Assim, conseguimos lembrar de uma história, com mais clareza, quando a mesma está associada a algum assunto.
4. Nada de Jargões
É muito importante saber explicar quem você é e o que você faz de forma que soe o mais natural e simples possível, para que qualquer pessoa entenda. Ou seja, não use termos técnicos.
De acordo com McDonald, “acabar com explicações complexas é uma arte” e a partir desse argumento, fale para seus pais, tios, primos e avós sobre o que você faz exatamente, usando o mesmo roteiro para melhorar seu discurso.
Caso trabalhe em áreas de contabilidade, finanças ou tecnologia, de maneira alguma apele para termos específicos.
5. Faça sua fala soar como um convite a uma conversa
Quando terminar de contar sua história, é preciso deixar aquele gostinho de “quero mais” no espectador, de modo que seja aberto um espaço para iniciar um diálogo.
Se sua fala ainda não chegou nesse estágio, mude o formato da sua mensagem.
6. Cronometre seu tempo
Enquanto estiver treinando sua fala, certifique-se de que é possível contar, tranquilamente, toda sua história dentro de 30 segundos. Caso contrário, retire os detalhes que não agregam valor e cronometre outra vez – treine, treine e treine.
7. Fale com a câmera
É preciso saber como se comporta sua fisionomia quando conta sua história para os outros. Você parece confiável, interessante ou monótono? Nada de apelar para expressões marcantes, viu! Seja apenas natural e aja normalmente, de modo que falar diante da câmera/smartphone seja algo tranquilo.
8. Fale para seus amigos
Após seguir todos os 07 passos anteriores, treine sua fala com seus amigos e lhes peça um feedback sobre seu discurso, perguntando a eles como você pode melhorá-lo.
Por fim, treine constantemente para que sua mensagem saia o mais natural possível e possa convencer qualquer pessoa, inclusive aquela que está ao seu lado agora.
Imagem de capa: npr
Via: Time