• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

8 Curiosidades que você precisa saber antes de comer Sushi

A ordem dos sushis altera todo o resultado.

Pelo andar da carruagem, o dogão vai virar mesmo uma opção hipster. Hoje em dia, 10 entre 15 galerinhas prefere comer sushi na hora do rolê.

Por isso, trouxe umas dicas do site japonês ILoveCoffee que vão fazer o peixinho cru de sempre ficar ainda mais gostoso e transformar você em verdadeiro expert na hora de comer com os palitinhos. Olha só!

***

1. A ordem dos peixes altera o resultado

O barco chega na mesa e todo mundo ataca a comida, mas essa não é a melhor forma de aproveitar o sushi. Para deixar tudo ainda mais gostoso, existe uma ordem certa para você comer os peixes, assim os sabores não se “atropelam”, digamos assim.

O ideal é que você comece pelos peixes brancos, como a tilápia e o pargo, que têm um sabor mais leve, para então partir para o salmão e os pedaços de atum. O ovo é só no final, como se fosse sobremesa!

Para terminar mesmo, o certo é pedir aqueles rolinhos mais simples, de peixe, arroz e alga.

Siga a seta!

 

2. Nunca esfregue um palitinho no outro!

É importante que você nunca fique esfregando um palitinho (hashi) no outro após separar os dois. Embora você faça isso por amor aos seus dedos, afinal as farpas machucam, raspar um hashi no outro pode ser uma baita falta de respeito em um restaurante tipicamente japonês.

Se o chef vir você fazendo isso, ele pode entender que você acha os utensílios daquele lugar baratos ou de baixa qualidade, e na boa, você não vai querer chatear quem prepara seu rango, né?

Aplus, http://aplus.com/a/correct-way-use-chopsticks?

 

3. Não encha o sushi de shoyu

Encharcar o sushi de molho é algo comum de se fazer, mas isso pode acabar com todo o sabor do seu prato! Afinal, não é por causa do shoyu que você vai no japa, certo?

O ideal é que, para não ficar exagerado, você pegue o sushi, vire-o de lado e coloque somente a parte do peixe no molho. É essa parte que vai primeiro na língua!

Todo esse malabarismo pode ser difícil de fazer com os palitinhos, então aí vai uma boa notícia: você pode fazer tudo isso com a mão! Inclusive era essa a forma tradicional de comer sushi no Japão.

Evite mergulhar o arroz

 

4. Para que serve o gengibre?

Você já foi em algum restaurante no qual te serviram pequenas lâminas de gengibre? Se você não fazia ideia do por que elas estavam ali, saiba que elas são muito importantes.

Quando você vai passar de um tipo de sushi para o outro, o gosto de ambos pode ficar misturado, e por isso o gengibre (ou gari) é bom: ele limpa o paladar, assim você aproveita 100% do sabor de tudo que tem na mesa.

 

5. Wasabi demais?

A raiz forte (wasabi) pode ser uma ótima adição para seu sushi ou sashimi, mas como o próprio nome diz, é bem forte! Se você acabou exagerando e comeu demais, sabe que em excesso o wasabi queima muito, até o nariz.

Para resolver isso, a melhor coisa a se fazer é respirar pelo nariz rapidamente, assim aquela sensação de ter lambido fogo some em segundos. Outra dica, do SOS, é colocar açúcar na boca.

Eu sinto como se eu tivesse comido o Sol!

 

6. Sopa é para tomar (literalmente)

O missoshiru (missô) é um tipo de sopa feito a base de soja, e é ótima principalmente para dar aquela acalmada nos ânimos (e estômago) enquanto você espera o próximo barquinho.

Normalmente ela é servida em tigelas, e é totalmente aceitável e bem mais fácil tomar direto com a boca, afinal é meio difícil tomar sopa com os palitinhos, né? Essa sopa não é pensada para ser um aperitivo, então o interessante é que você a peça após o prato principal.

 

7. Atum e atum gordo são o mesmo peixe?

A resposta é sim! Eles são.

A diferença é que são partes diferentes do animal, algumas, mais próximas da cauda e da barriga, são mais gordurosas, enquanto aquelas mais próximas da cabeça têm menos gordura.

 

8. Sushi é bom para você!

Sim, pode comemorar, sushi faz bem! Mas calma, não estamos falando daquele monte de hot-rolls fritos cheios de maionese, ok? O sushi só pode ser considerado totalmente saudável quando ele é feito da maneira mais básica: arroz e frutos do mar.

E é claro que não existe uma maneira errada de comer. Se o sushi vai até a sua boca e e te deixa feliz, essa é a maneira certa!

8_curiosidades_precisa_saber_antes_sushi_faz_bem_para_saude_sossolteiros

Fonte(s): 9Gag, ILoveCoffee.jp
Lucas De Vivo
Um estudante de Jornalismo meio maluco, geek, que tem mais brinquedos do que móveis no quarto, apaixonado por essa coisa insana chamada criatividade e fino apreciador de omelete de queijo com arroz e banana.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui