• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

8 Cidades próximas a São Paulo para se desconectar gastando pouco

Uma lista de lugares perto da capital paulista para você descansar (ou não).

São Paulo é a cidade mais caótica urbanizada do Brasil e uma das mais populosas do mundo. Toda essa vida agitada da metrópole encanta milhões de brasileiros. Mas, mesmo com essa paixão pela cidade, as vezes é preciso buscar um refúgio de toda a loucura paulistana.

Estar em meio à natureza e se desconectar das obrigações e ansiedades da vida moderna pode garantir uma recarga de energia que faz muito bem às nossas vidas.

Confira alguns destinos próximos a São Paulo para se refugiar. E, o melhor, gastando pouco!

 

1. Guararema

Recanto Do Americo – Guararema

Situada a somente 1h de distância da capital, ou 79,1 km, Guararema é o refúgio ideal para quem não tem muito tempo livre. Um dos atrativos é a variedade de passeios gratuitos, que permite os visitantes apreciarem uma cidade com construções históricas em meio à natureza.

Dentre os passeios gratuitos, os visitantes podem fazer um tour pela cidade, que conta com decorações e arquitetura que remetem ao passado, mostrando como era a vida interiorana tranquila. Não deixe de incluir uma tarde relaxante no Recanto do Américo, um parque amplo, com lanchonete e quiosques que ficam a margem do Rio Paraíba do Sul.

 

 

2. Socorro

Parque dos Sonhos e Gruta dos Sonhos

A cidade é uma referência no ecoturismo paulista, situada a 130km de São Paulo. Conta com atividades envolvendo turismo de aventura, além de passeios em meio à natureza e atrações para toda a família.

Socorro conta com uma variedade de trilhas que passam em meio a parques como o Parque dos Sonhos, que também oferece mirantes para se admirar a bela paisagem, tudo isso gratuitamente. A cidade também contempla outros passeios como a visita a Gruta do Anjo, que dispõe de uma piscina natural de águas cristalinas. Para melhor proveito, sem deixar espaço para dor de cabeça, inclua o seguro de viagem!

 

3. Serra Negra

Família Silotto

Socorro, Águas de Lindóia e Serra Negra formam o Circuito das Águas Paulista. A cidade de Serra Negra é uma das estâncias hidro-mineirais mais importantes do estado paulista. Ela está a 2h38 minutos da capital, ou 156,8 km.

Os parques contemplam águas medicinais, além de muitas opções de hotéis-fazenda e lazer para toda a família. Além disso, conta com fontes gratuitas de água puríssima espalhadas por sua extensão. Aproveite!

 

4. Águas de Lindóia

A cidade é inteira voltada às suas águas termais com propriedades medicinais e fica a 2h45min da capital, ou 186 km. Além de muitas opções de hotéis em meio à natureza, a cidade tem um grande atrativo: O Balneário Municipal, com sua entrada gratuita.

Com piscinas, banhos e tratamentos terapêuticos, o visitante pode usufruir da água termal para trazer benefícios à sua saúde. Além disso, conta com uma fonte para os visitantes levarem a água pura de Lindóia para casa

.

 

5. Praia do Bonete, Ilhabela

A charmosa e badalada ilha no litoral norte paulista esconde algumas pérolas, uma delas é a Praia do Bonete, que fica a 137km de São Paulo, enquanto Ilhabela está a 202 km da capital, isso porque a praia é do lado oposto ao continente. Ilhabela conta com mais de 40 praias e cachoeiras, que agradam todos os gostos.

A Praia do Bonete é considerada uma das praias mais bonitas e tranquilas do Brasil, isso porque só se tem acesso de barco ou após uma trilha de aproximadamente 12 km de extensão, passando pelo Parque Estadual de Ilhabela. No caminho, três cachoeiras belíssimas com água cristalina te preparam para a linda paisagem dessa praia. Um ótimo refúgio em meio à natureza, com direito a banho de mar, com uma cor apaixonante.

 

6. Santo Antônio do Pinhal

Pico do Agudo

Localizada a 170,9 km da capital, a cidade faz parte da santíssima trindade de cidades serranas do estado. O lugar chama muito a atenção por suas paisagens e opções de atividades na natureza, como salta de parapente.

É reconhecida também por ser um excelente destino romântico em meio a natureza e muitos visitantes adoram contemplar o pôr do sol no alto da Mantiqueira. Seu atrativo principal é o Pico do Agudo, local perfeito para quem deseja fugir do agito e ostentação de outras cidades turísticas. Aproveite os incríveis jardins por lá!

 

7. Monte Verde/MG

Parque Ecológico Verner Grinberg

O clima agradável atrai pessoas de todos os cantos do país, especialmente as que querem um lugar para se desconectar do agito das grandes cidades. Localizada a 160,1 km de São Paulo, Monte Verde possui 5 mil habitantes, em média. Além da saborosa gastronomia, oferece passeios de aventura como seu grande atrativo.

Por lá tem o Parque Ecológico Verner Grinberg, com trilhas incríveis em meio ao verde e calmaria. Para esquecer o celular, vale se aventurar nos passeios de carro, a cavalo, quadriciclo e bike, além de percorrer as trilhas. Outras opções incluem: voos panorâmicos e a famosa mega tirolesa.

 

8. São Francisco Xavier

Cachoeira Pedro David e São Francisco Xavier

É um distrito localizado na região serrana de São José dos Campos e fica a 148,6 km de São Paulo. É ideal para quem quer ficar desconectado, aproveitando o de melhor que a natureza oferece. São diversas trilhas fascinantes que levam a cachoeiras fabulosas, em meio a paisagens magníficas.

Entre as mais visitadas, está a Cachoeira Pedro Davi, cerca de 3 km do centro da cidade. Além disso, o município conta com boa infraestrutura para receber os visitantes, com preços variados.

 

– Aproveite que os lugares acima são próximos a São Paulo e permite um contato relaxante com a natureza. Se tiver mais dicas de roteiro, não esqueça de comentar!

 

*Artigo produzido por Andreia Silveira, especialista em Gestão de Turismo, gestora de turismo pelo MTur, com certificação em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade entre os seres. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui