• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

7 Truques simples que farão seu Computador Velho funcionar como Novo

Na tecnologia também vale a máxima: menos é mais!

Rui Davi Publicado: 10/02/2017 12:06 | Atualizado: 10/02/2017 12:09

Aquele momento doloroso infelizmente aconteceu. Seu computador, que antes esbanjava saúde rapidez, começou a “arriar”.

Assim como outros equipamentos que usamos constantemente, saiba que o computador também precisa de uma revisão após um certo tempo. Isso pode fazer a maior diferença na eficiência da sua máquina.

O site da revista Time indica que devemos fazer uma faxina digital no aparelho pelo menos uma vez por ano, veja algumas dicas que prometem ser infalíveis para recuperar a “força” do seu computador.

***

1. Limpeza rápida

Se você não tem tempo para começar o reparo completo no seu computador, comece pela parte mais fácil: a área de trabalho.

O especialista em computadores Valeri Hall Little, disse à publicação que “seu desktop não é uma área de armazenamento“, ou seja, organize ou exclua os arquivos que estiverem sobrando nesse local.

Após essa limpeza, você já sentirá que seu computador está mais organizado. Depois, o especialista aconselha a partir para outras pastas fáceis de limpar, como a lixeira, documentos e a pasta de downloads.

 

2. Despoluição de programas

Geralmente instalamos mais aplicativos e softwares do que realmente usamos. Little recomenda que uma vez por ano, pelo menos, você desinstale aqueles que não costuma usar.

Para o especialista, usamos apenas 20% dos programas durante 80% do tempo. Avalie cada um e se, por exemplo, você não está usando aquele editor de fotos, desinstale. Aplicativos desnecessários só “incham” a sua máquina, revela o profissional.

 

3. Corte de cabos

Quem não tem uma gaveta cheia de cabos para um “vai que um dia eu precise“, que atire a primeira pedra. O profissional esclarece que a limpeza não é feita só dentro do computador. Essa sua gaveta cheia de cabos e hardware também deve passar por uma vistoria.

Veja quais peças você realmente precisa e se não as usa, você pode levar a um posto de recolhimento de hardware. Para as que sobrarem, uma boa opção é etiquetar. Assim ficará muito mais fácil procurar por algum item, aconselha o especialista.

 

4. Faxina de fotos

Com a fotografia digital, muitos de nós passamos a acumular centenas ou milhares de fotos, que deixam uma grande bagunça no HD. O especialista recomenda organizar essas imagens continuamente e não apenas uma vez por ano.

Para facilitar a tarefa, se você usa serviços como iPhoto da Apple ou Google Photo, por exemplo, pode usar marcações faciais e localização por GPS. Isso ajudará muito na hora de pesquisar pela imagem desejada, revela Little.

 

5. Reorganizando as redes sociais

Para não perder tempo e receber apenas as atualizações que lhe interessam, uma limpeza nas suas redes sociais pode vir bem a calhar. Para Valeri Hall Little, você deve manter seu círculo restrito e relevante, então talvez não precise manter alguns do antigos conhecidos da escola e certas páginas inúteis.

Você também pode aproveitar e dar uma olhada nas suas configurações de privacidade e excluir alguns aplicativos desnecessários, que podem estar usando suas informações pessoais.

 

6. Arrumando o seu e-mail

Para não se perder na zona que se formou sua caixa de e-mail, Little recomenda criar uma pasta para cada ano.

Esse método simples irá evitar que seu inbox se torne uma desordem e na hora que você precisar procurar por aquele e-mail perdido, basta usar o buscador do seu servidor de e-mails. Eles estão cada vez mais precisos, garante o especialista.

 

7. Consertar antes de descartar

Essa pode parecer uma dica manjada, mas se teu computador está travando ou está muito lento, o especialista indica levá-lo para revisão em uma assistência técnica (de preferência autorizada pela marca do seu equipamento), antes que ele pare de funcionar de vez.

Um técnico pode ir mais a fundo no problema, remover vírus e programas maliciosos, consertar algum hardware e até reparar o sistema operacional. Seja lá qual for o problema do seu aparelho, é melhor não demorar muito para reparar, pois de uma hora para outra você pode ficar na mão, alerta o profissional.

Fonte(s): Time
Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui