• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sem Crise!

7 Truques de mestre para uma rotina realmente produtiva

Estratégias de especialista para fazer tudo aquilo que antes você não dava conta.

“Dar conta” de todos nossos afazeres pode ser complicado, pois, mesmo que empreguemos toda nossa energia, às vezes parece que os pequenos trabalhos acumulam-se e se transformam em tarefas gigantes que, por fim, rolam sobre nós.

Então, você se torna o Indiana Jones da firma: sempre correndo, sempre perdido, e sempre se metendo em confusões que cachorro nenhum botaria defeito.

rotina_produtiva_sossolteiros

No entanto, de acordo com o Gabriel Goffi, jogador profissional de poker, empreendedor e autor do programa de capacitação de alta performance Moving Up, é possível sair do patamar da improdutividade e alcançar a hiperprodutividade.

Ele afirma que ao atingirmos esse estágio, vivemos um High Stakes (nomenclatura empregada aos altos limites de aposta na mesa de poker e aos jogadores que a encaram), ou seja, estamos constantemente dando o nosso máximo.

Após cair de cabeça em pesquisas sobre ferramentas que potencializam a performance como mental coaching, lifecoaching, hiperprodutividade, controle emocional e biohacking, ele descobriu que a aplicação de apenas 7 estratégias pode melhorar o nosso nível de produtividade.

“Essas estratégias nos ajudam a mudar os padrões da nossa mente, vencendo hábitos antigos que reduzem a produtividade”, garante o jovem empreendedor.

Agora chega de papo, e vamos logo ao que interessa? Confira as 7 estratégias para uma rotina mais produtiva!

***

1. Estruture sua rotina no dia anterior

Não podemos perder tempo pensando no que temos/precisamos realizar no dia, pois, segundo Goffi, a falta de organização consome nossa eficiência. Dessa forma, monte listas de afazeres, use apps de produtividade, cole bilhetes pela casa toda, solte sua criatividade.

Assim, “a rotina e os hábitos libertam e deixam livre para criar. Quando você só tem uma opção do que fazer, é mais fácil agir”. O profissional também indica que o planejamento do dia seguinte seja compilado antes de dormir ou antes de deixar o local de trabalho.

Separamos dois apps que te ajudarão na organização da sua rotina:

  • Wunderlist: É um aplicativo de listas, o qual permite que se crie inúmeras tarefas de acordo com suas obrigações distintas, também possibilita que esses afazeres sejam compartilhados e ainda proporciona o sincronismo entre vários dispositivos. Disponível para Android e iOS.
  • Todoist: Este app também é uma ferramenta de lista de afazeres e é muito similar ao aplicativo já citado acima, mas o charme deste aqui é que ele exibe um gráfico que mostra se realmente estamos a manter uma rotina produtiva ou não. Disponível para Android e iOS.

rotina_produtiva_sossolteiros_01

stocksnap

2. Priorize as ações que deem mais resultados

Desenvolva as atividades mais importantes (para a empresa/você) e que lhe deixarão mais próximo de atingir seus objetivos logo no início do dia, já que tendemos a ter mais energia durante esse período.

Isso não significa que sempre serão tarefas prazerosas, mas de acordo com o empreendedor, “você tem que pegar a principal tarefa do seu dia e realizá-la de qualquer forma” e “se essa tarefa vai te trazer mais resultados e te aproximar dos seus objetivos, como você não vai fazer todos os dias?”

Então, nada de procrastinar.

7-Habits-First-things-first-copy

allcow

3. Trabalhe apenas com o essencial

Na hora do trabalho, nosso ambiente deve conter apenas aquilo que é útil. Do contrário, perderemos tempo arrumando a mesa, o desktop, os enfeites e por aí vai.

Nas palavras de Goffi, “tudo deve estar posicionado para sua performance, como se você fosse um artista que chega para o show”. Logo, antes de abandonar seu posto de trabalho, deixe tudo organizado para o dia seguinte – aí, é só chegar e arrasar.

rotina_produtiva_sossolteiros_03

mariadurkee

4. Termine o que começou

Para finalizar nossas metas, precisamos tirar todos os empecilhos do caminho, inclusive os menores deles, como aquela birra com o cara do outro setor, indica o empreendedor. Mas isso não é tudo, também é necessário que tenhamos muito foco, caso contrário, nossas pendências começarão a consumir nossa energia e pensamentos.

FzS9g9X

– Eu vou terminar o que você começou.

 

5. Abrace a regra do 80/20

A regra do 80/20, também conhecida como o Princípio de Pareto, diz que 80% de nossos resultados provém de 20% de nossos esforços. Sendo assim, faça um levantamento sobre as práticas que lhe darão mais retorno e dispense tudo aquilo que não é relevante.

“O produtivo não é aquele que faz mil coisas ao mesmo tempo, é quem faz o que precisa fazer com qualidade e excelência”, afirma Goffi.

rotina_produtiva_sossolteiros_05

simplyoloni

6. Acabe com as distrações

Ações como checar o whatsapp a cada 5 minutos e atividades afins tem o poder de acabar com a nossa produtividade e destruir o nosso ritmo, visto que a distração nos faz perder tempo e foco. Para lidar com isso, o criador do Moving Up aconselha o uso de apps que bloqueiam as redes sociais e diz:

“Entre de cabeça nas coisas, analise sua relação com o tempo, como você entra no seu estado máximo de foco e concentração (conhecido como flow), e use a seu favor como estratégia para potencializar esses estados e minimizar distrações e, consequentemente, a produtividade”.

Separamos dois apps craques em acabar com nossas distrações, olhe só:

  • Freedom: O Freedom é um app que bloqueia tudo aquilo que seja um impecilho para nós, desde sites até aplicativos específicos, e o mais interessante é que podemos programar quais horários e dias da semana queremos que a função block esteja ativa. Disponível para Android e iOS.
  • Offtime: A ferramenta bloqueia apps de redes sociais, jogos e até ligações. O aplicativo também exibe dados analíticos sobre o smartphone, evidenciando nosso padrão de comportamento, além de permitir 3 perfis de acesso ao smartphone: Família, Trabalho, Eu. Disponível para Android e iOS.

rotina_produtiva_sossolteiros_06

stocksnap

7. Saiba que fez o seu máximo e relaxe…

Quando o expediente acaba e o momento de deixar a labuta chega, precisamos saber analisar o que pudemos aprender com a experiência obtida naquele dia e, mais importante que isso, é necessário que alcancemos o estado de relaxamento, tendo ciência que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance.

Dessa maneira, “você fica mais consciente e mais calmo, o que melhora seus relacionamentos pessoais […] essa calma evita que você fique muito ansioso por resultados, o que pode acontecer com aqueles que são muito produtivos”, conclui Goffi.

Businessman looking up and relaxing with hands behind head; Shutterstock ID 67947028; PO: aol; Job: production; Client: drone

normreeveswestcovina

Raphael Domingos
Acredita que o processo de autoconhecimento é o melhor trampolim para encontrar propósito de vida, o que gera significado para toda uma existência, incluindo o aperfeiçoamento de performance profissional. Também crê no poder do colaborativismo e no sistema de conhecimento compartilhado.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui