“Dar conta” de todos nossos afazeres pode ser complicado, pois, mesmo que empreguemos toda nossa energia, à s vezes parece que os pequenos trabalhos acumulam-se e se transformam em tarefas gigantes que, por fim, rolam sobre nós.
Então, você se torna o Indiana Jones da firma: sempre correndo, sempre perdido, e sempre se metendo em confusões que cachorro nenhum botaria defeito.

No entanto, de acordo com o Gabriel Goffi, jogador profissional de poker, empreendedor e autor do programa de capacitação de alta performance Moving Up, é possÃvel sair do patamar da improdutividade e alcançar a hiperprodutividade.
Ele afirma que ao atingirmos esse estágio, vivemos um High Stakes (nomenclatura empregada aos altos limites de aposta na mesa de poker e aos jogadores que a encaram), ou seja, estamos constantemente dando o nosso máximo.
Após cair de cabeça em pesquisas sobre ferramentas que potencializam a performance como mental coaching, lifecoaching, hiperprodutividade, controle emocional e biohacking, ele descobriu que a aplicação de apenas 7 estratégias pode melhorar o nosso nÃvel de produtividade.
“Essas estratégias nos ajudam a mudar os padrões da nossa mente, vencendo hábitos antigos que reduzem a produtividade”, garante o jovem empreendedor.
Agora chega de papo, e vamos logo ao que interessa? Confira as 7 estratégias para uma rotina mais produtiva!
***
1. Estruture sua rotina no dia anterior
Não podemos perder tempo pensando no que temos/precisamos realizar no dia, pois, segundo Goffi, a falta de organização consome nossa eficiência. Dessa forma, monte listas de afazeres, use apps de produtividade, cole bilhetes pela casa toda, solte sua criatividade.
Assim, “a rotina e os hábitos libertam e deixam livre para criar. Quando você só tem uma opção do que fazer, é mais fácil agir”. O profissional também indica que o planejamento do dia seguinte seja compilado antes de dormir ou antes de deixar o local de trabalho.
Separamos dois apps que te ajudarão na organização da sua rotina:
- Wunderlist: É um aplicativo de listas, o qual permite que se crie inúmeras tarefas de acordo com suas obrigações distintas, também possibilita que esses afazeres sejam compartilhados e ainda proporciona o sincronismo entre vários dispositivos. DisponÃvel para Android e iOS.
- Todoist: Este app também é uma ferramenta de lista de afazeres e é muito similar ao aplicativo já citado acima, mas o charme deste aqui é que ele exibe um gráfico que mostra se realmente estamos a manter uma rotina produtiva ou não. DisponÃvel para Android e iOS.

2. Priorize as ações que deem mais resultados
Desenvolva as atividades mais importantes (para a empresa/você) e que lhe deixarão mais próximo de atingir seus objetivos logo no inÃcio do dia, já que tendemos a ter mais energia durante esse perÃodo.
Isso não significa que sempre serão tarefas prazerosas, mas de acordo com o empreendedor, “você tem que pegar a principal tarefa do seu dia e realizá-la de qualquer forma” e “se essa tarefa vai te trazer mais resultados e te aproximar dos seus objetivos, como você não vai fazer todos os dias?”
Então, nada de procrastinar.

3. Trabalhe apenas com o essencial
Na hora do trabalho, nosso ambiente deve conter apenas aquilo que é útil. Do contrário, perderemos tempo arrumando a mesa, o desktop, os enfeites e por aà vai.
Nas palavras de Goffi, “tudo deve estar posicionado para sua performance, como se você fosse um artista que chega para o show”. Logo, antes de abandonar seu posto de trabalho, deixe tudo organizado para o dia seguinte – aÃ, é só chegar e arrasar.

4. Termine o que começou
Para finalizar nossas metas, precisamos tirar todos os empecilhos do caminho, inclusive os menores deles, como aquela birra com o cara do outro setor, indica o empreendedor. Mas isso não é tudo, também é necessário que tenhamos muito foco, caso contrário, nossas pendências começarão a consumir nossa energia e pensamentos.

– Eu vou terminar o que você começou.
5. Abrace a regra do 80/20
A regra do 80/20, também conhecida como o PrincÃpio de Pareto, diz que 80% de nossos resultados provém de 20% de nossos esforços. Sendo assim, faça um levantamento sobre as práticas que lhe darão mais retorno e dispense tudo aquilo que não é relevante.
“O produtivo não é aquele que faz mil coisas ao mesmo tempo, é quem faz o que precisa fazer com qualidade e excelência”, afirma Goffi.

6. Acabe com as distrações
Ações como checar o whatsapp a cada 5 minutos e atividades afins tem o poder de acabar com a nossa produtividade e destruir o nosso ritmo, visto que a distração nos faz perder tempo e foco. Para lidar com isso, o criador do Moving Up aconselha o uso de apps que bloqueiam as redes sociais e diz:
“Entre de cabeça nas coisas, analise sua relação com o tempo, como você entra no seu estado máximo de foco e concentração (conhecido como flow), e use a seu favor como estratégia para potencializar esses estados e minimizar distrações e, consequentemente, a produtividade”.
Separamos dois apps craques em acabar com nossas distrações, olhe só:
- Freedom: O Freedom é um app que bloqueia tudo aquilo que seja um impecilho para nós, desde sites até aplicativos especÃficos, e o mais interessante é que podemos programar quais horários e dias da semana queremos que a função block esteja ativa. DisponÃvel para Android e iOS.
- Offtime: A ferramenta bloqueia apps de redes sociais, jogos e até ligações. O aplicativo também exibe dados analÃticos sobre o smartphone, evidenciando nosso padrão de comportamento, além de permitir 3 perfis de acesso ao smartphone: FamÃlia, Trabalho, Eu. DisponÃvel para Android e iOS.

7. Saiba que fez o seu máximo e relaxe…
Quando o expediente acaba e o momento de deixar a labuta chega, precisamos saber analisar o que pudemos aprender com a experiência obtida naquele dia e, mais importante que isso, é necessário que alcancemos o estado de relaxamento, tendo ciência que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance.
Dessa maneira, “você fica mais consciente e mais calmo, o que melhora seus relacionamentos pessoais […] essa calma evita que você fique muito ansioso por resultados, o que pode acontecer com aqueles que são muito produtivos”, conclui Goffi.
