• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

7 Truques caseiros para remover as piores manchas de roupa

Nada de produtos caros ou difíceis de encontrar.

Só quem ainda nem terminou de pagar as parcelas das brusinha sabe a dor que é ver sua peça de roupa favorita ganhar uma nova e nada discreta mancha.

Como nem todo mundo tem grana pra comprar aqueles produtinhos que prometem milagres, separamos alguns truques que acabam com vários tipos de manchas, usando os ingredientes mais simples possíveis, que provavelmente você já tem aí na sua casa ou encontra no mercadinho da esquina. Olha só!

 

1. Mancha de Óleo: Detergente líquido incolor e Amido de Milho

Para remover a mancha de óleo do tecido o ideal é usar um produtinho que toda casa tem, o detergente de lavar louça. Molhe a peça com água quente e aplique detergente líquido em toda região da mancha, que ainda deve estar fresca, e deixe agir por cerca de 5 minutos. Certifique-se de usar o produto incolor, caso contrário, o corante do detergente pode manchar ainda mais sua peça.

Como o detergente tem o poder de quebrar as moléculas de gordura, após esse tempo de ação, basta você lavar a pela normalmente que a mancha saíra. Caso ela persista, repita a operação, desta vez com mais detergente e dando uma leve esfregadinha no local.

Caso a mancha seja antiga, antes de aplicar a técnica mencionada acima, polvilhe amido de milho ou talco sobre a mancha e deixe agir por algumas horas. Conforme já explicamos nessa Rapidinha, o pó vai absorver a gordura da roupa e então, você aplica o detergente para finalizar.

 

2. Manchas de Café: Água fria e Bicarbonato de Sódio

Se a mancha acabou de acontecer, lave bem região com a peça virada do avesso sob a água da torneira. Esse processo empurrara a borra do café para fora do tecido, ajudando na remoção da mancha.

É importante que sempre se use água fria pois a quente pode fazer com que o pigmento do café manche ainda mais o tecido.

Caso a mancha não esteja mais fresca, há outras duas opções: esfregar gelo no local até que a mancha suma ou misturar uma colher de bicarbonato de sódio com um pouquinho de água até formar uma pasta, e esfregar essa mistura sobre a mancha. Depois é só lavar normalmente.

 

3. Manchas de Desodorante: Suco de Limão e Bicarbonato de Sódio

Despeje suco de limão sobre a mancha, deixando a região bem molhada com o líquido. Deixe agir por cerca de 20 minutos e lave normalmente.

O ácido do limão será capaz de eliminar a mancha, não só a do desodorante, como muitas outras, em especial aquelas ocasionadas por algo gorduroso. Você também pode potencializar esse efeito adicionando um pouco de bicarbonato de sódio ao suco do limão.

Inclusive, já falamos dessa e muitas outras funções maravilhosas do nosso querido limãozinho. Para ver, basta clicar aqui.

 

4. Manchas de Caneta: Leite Morno ou Álcool

A caneta estourou no bolso? Heis a solução! Uma dica bastante difundida é colocar a região manchada de molho em leite morno por cerca de uns 20 minutos. Após este tempo, o leite terá removido boa parte da mancha, sem nem prescisar esfregar. Então é só lavá-la normalmente.

Caso essa tática não tenha resultados, há uma outra também bastante conhecida. Aplique uma boa quantidade de álcool sobre a mancha, e com um papel toalha, vá absorvendo o excesso do líquido. O álcool vai começar a “desbotar” a tinta do tecido, então vá repetindo essa operação até que toda a mancha saia.

Inclusive, conforme falamos nesta matéria aqui, essa última técnica também é muito útil para tirar manchas de caneta do carpete. É tiro e queda!

 

5. Manchas de Vinho: Sal, Água com gás ou Bebida Alcoólica incolor

Para se ver livre da mancha de vinho, a agilidade é muito importante. Assim que derramar o vinho, cubra toda a mancha com uma generosa camada de sal. O produto vai absorver o máximo de vinho possível, deixando a remoção da mancha mas fácil durante a lavagem convencional.

Outras maneiras de se livrar da mancha de vinho são: despejando água com gás sobre o local afetado, pois acredita-se que o gás e o pH mais baixo que a água comum, podem ajudar na remoção da mancha – até a Oprah conhece essa dica!

Ou utilizar vodca ou qualquer outra bebida alcoólica incolor, já que o pigmento do vinho pode ser dissolvido pelo álcool presente nas bebidas. Já até falamos sobre o quão poderosa a vodca barata pode ser na hora da limpeza. Para ver, clique aqui.

 

6. Manchas de Maquiagem: Creme de Barbear e Álcool

A crush manchou sua camiseta com maquiagem quando encostou no seu ombrinho? Foi tirar a brusinha e encheu a gola da roupa de base?

Para se livrar dessas manchas basta aplicar sobre a região afetada um pouco de creme de barbear e deixar agir por cerca de 5 minutos antes da lavagem. Inclusive, esse é o método usado por Kim Kardashian, que ainda afirma em seu site, caso a mancha insista em não sair, misture um pouco de álcool ao creme de barbear. É tiro e queda!

 

7. Manchas de Frutas Vermelhas: Água fervente e Vinagre ou Água fria e Creme dental branco

Para tirar manchas de amora e outras frutas vermelhas da roupa, vire a peça ao avesso e despeje água fervente diretamente sobre a mancha. Posicione a peça na abertura de um recipiente, como se fosse um filtro, para que outras partes do tecido não sejam manchadas.

Ferva bastante água pois o processo é demorado. Você deve manter um fluxo contínuo de água fervente, caindo diretamente sobre a mancha. Depois de um tempo, o pigmento da fruta vai saindo até desaparecer.

Caso ela ainda persista, após essa etapa de água quente, coloque a peça de molho em vinagre branco por cerca de uma hora e depois, coloque-a diretamente para secar no sol.

Se mesmo assim, a manchinha resistir, lave a peça em água fria e aplique creme dental (aqueles brancos, não pode ser em gel) diretamente na mancha e massageie o local, para o creme entrar bem no tecido. Agora é só lavar normalmente.

Caso a mancha que você quer remover não esteja nessa singela listinha, quem sabe já não demos uma solução para ela em alguma outra matéria aqui do SOS? Para ver, clique aqui.

Fonte(s): Vix Mulher - Facebook, Biosom, umComo, Wikihow, Wikihow, Revista Adega, Daqui Dali, Cosmopolitan, The Kitchn
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui