• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

7 Tipos de cochilos poderosos de acordo com as necessidades do dia

Quer mais criatividade, ficar atento ou apenas descansar? Veja quanto deve dormir.

Paulo Finotti Publicado: 18/03/2015 12:04 | Atualizado: 18/03/2015 12:11

Você não se sente revitalizado com café, energético ou cápsulas de guaraná?

Um estudo italiano mostrou que algumas pessoas são imunes a estímulos externos e realmente precisam dormir mais do que outras para se revitalizar. Aliar o sono noturno com o diurno ajuda-as a consolidar a memória e gravar conceitos.

Já outra pesquisa, da Universidade de Tecnologia de Pequim, mostrou que atletas alcançavam maiores taxas de recuperação física e mental quando dormiam após o treino.

200 (5)

– To de pé!

No livro Take a Nap! Change Your Life (Dê uma dormidinha! Mude de vida), a estudiosa Sara Mednick comparou os benefícios de um cochilo de 60 a 90 minutos com uma dose generosa de 200 mg de cafeína. Enquanto a soneca melhorou a performance da memória de várias pessoas, o café geralmente não afetou em nada o dia de outras, e em alguns casos até piorou o desempenho no trabalho.

A pesquisadora ainda conclui que 40% da população, nos Estados Unidos, são ”dorminhocos” habituais, ou seja, beneficiam-se de uma boa soneca durante a tarde.

200 (4)

– Trabalhe muito. Durma muito.


Como aproveitar ao máximo sua soneca

Pesquisadores dão dicas de como tirar proveito do cochilo de acordo com as necessidades de cada pessoa. Se (des)liga:

1. Precisa dormir no emprego?

Candidate-se a uma vaga no SOS Solteiros; Se não conseguir, siga os próximos passos.

2. Quer ficar mais criativo/assimilar coisas novas?

Uma pesquisa da Universidade de Califórnia diz que as pessoas precisam ficar offline para absorverem bem o que aprenderam durante o tempo em que estavam acordadas. Noventa minutos de soneca já são o suficiente, quando entramos em estado REM.

Este tempo dormindo funciona para nosso aprendizado, os sonhos influenciam nossa memória: bagunçam tudo que sabemos e depois dão a possibilidade de ver as coisas de um jeito novo (mesmo que nonsense, o que ajuda).

Tudo isso é importante principalmente para pessoas que trabalham com criatividade. Aprenda ou faça contato com suas referências antes de dormir e ponha em prática o que absorveu anotando ideias logo depois que acordar. MAS TEM QUE SAIR DA CAMA E IR PRA MESA!

3. Está cansado e quer se recuperar?

De acordo com Richard Wiseman, autor do livro Night School: Wake up to the power of sleep (Escola Noturna: desperte para o poder do sono), o sono é composto de um ciclo de 3 fases com 90 minutos cada. Por isso, o ideal é que acordemos no término de cada ciclo, que dura aproximadamente 270 minutos. Assim, 4 horas e meia seria o tempo mínimo para que durmamos bem. Já nove horas (o dobro) seria uma noite maravilhosa.

4. Não dormiu a noite?

Pesquisadores descobriram que um sono mínimo de 10 a 15 minutos já é o suficiente para criaturas da noite sentirem-se mais dispostas por pelo menos até duas horas. (Use com moderação. Isso é quase uma pílula do dia seguinte.)

5. Não quer fazer cagada poiagem durante o dia?

Não faça nada complicado até duas horas depois de acordar, durante a manhã. Reserve as tarefas mais complexas para mais tarde, principalmente se você for uma pessoa sonolenta.

6. Sente que precisa de uma dormida extra durante a tarde?

Excelente para quem faz plantão. A recuperação mais estável vem após um longo cochilo de 90 minutos até quatro horas e meia, o ideal é que você tire a soneca apenas após seis a oito horas acordado. Por isso, após acordar pela manhã, calcule qual será este momento, e reserve este tempo do dia para dormir. O difícil é encaixar esse tempo ininterrupto em uma janela do seu dia. Caso consiga, um carro ou uma grama sequinha perto do trabalho/escola/faculdade podem ser lugares propícios para acolher você.

7. Afinal, você não é realmente uma pessoa sonolenta?

Não force um cochilo se você não sente necessidade. Isso vai de pessoa para pessoa, naturalmente, e só quem sente necessidade irá beneficiar-se.

200 (6)

– Que seja, eu vou tirar um longo dia dormindo.

 

Imagem de capa: engagedhealthsolutions

Fonte: BBC

Paulo Finotti
Redação criativa é sua praia e está sempre a espreita de um assunto pseudo-metafísico; melhor ainda se for astronáutico, astrológico e com gifs no meio. Acredita que tudo pode ser engolido se o gosto for palatável.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui