• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

7 Passos para fazer uma máscara de gás

Com uma garrafa pet, tesoura, fita isolante, grampeador, canetinha e uma máscara facial você está pronto pra rua.

Artigo por Suzane Tanoue retirado do site Zupi

 

“O gigante acordou”. Aqueles que têm acompanhado as manifestações que vêm ocorrendo em todo o Brasil (e no mundo) provavelmente têm a mesma sensação: estamos presenciando uma mudança histórica. As pessoas estão indo às ruas para mostrar sua insatisfação contra o sistema vigente, contra as injustiças que têm que engolir todos os dias e mudar o futuro do nosso país.

No entanto, por causa de poucos, muitos sofrem repressões de uma polícia que se mostra despreparada para tais ações. Bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral, gases de pimenta, balas de borracha e afins são lançados sem discernimento.

Pelo menos temos a internet como nossa aliada. Nas últimas semanas, uma série de conselhos e instruções sobre como agir nos protestos tem pipocado nas redes sociais. O tutorial a seguir, feito por um usuário do site Instructables na época dos “Occupy” nos mostra como fazer uma máscara de gás artesanal com materiais improvisados.

Lembrando sempre que a máscara não é garantia de não sofrer os efeitos das bombas, mas sim  uma solução a curto prazo para o problema (para sair de uma zona afetada ou para ajudar alguém mais necessitado em meio à confusão, por exemplo).

Confira!

 

Screen-Shot-2013-06-17-at-11.38.56-AM3

 

1. A idéia

 

2

 

A ideia surgiu dessa imagem (sem autor definido) encontrada pelo usuário frenzy do Instructables. Ele adaptou e aperfeiçoou o conceito.

 

2. Materiais

 

3

 

Para fazer a máscara, o material necessário é:

  • 1 (uma) garrafa pet de 2 litros transparente
  • 1 (uma) máscara facial (de gás, de pedreiro, de pintor, de procedimento, N95…)
  • Tesoura
  • Fita isolante
  • Grampeador
  • Caneta marcadora

 

3. Cortando a máscara

 

4

Screen-Shot-2013-06-17-at-11.40.14-AM2

 

Utilizando a caneta, delimite a área a ser cortada. O fundo da garrafa é inteiramente cortado, e as laterais são adaptadas de forma a ajustarem-se no rosto. Prefira formas arredondadas.

 

4. Fita isolante nos cantos

 

5

 

Para que não machuque o rosto, passe fita isolante por toda a extremidade da garrafa.

 

5. Acoplando a máscara

 

6

 

Retire os elásticos da máscara e a posicione no bico da garrafa (como se fosse um coador de café).

Importante: a máscara utilizada vai depender do que você vai se proteger. Por exemplo, se a proteção for contra fumaça, pode-se utilizar um pano úmido para facilitar a respiração. Se a proteção for contra gases, um pano embebido em vinagre ou numa solução antiácida são importantes.

 

6. Mãos Livres

 

7

 

Para facilitar a colocação, grampeie os elásticos retirados anteriormente nas extremidades superiores da sua nova máscara. Você não precisará ficar segurando-a para proteger-se.

 

7. Finalizando

 

8

9

 

Sua máscara artesanal está pronta. Lembre-se sempre que ela não é uma garantia de proteção, mas sim uma solução a curto prazo para se proteger de gases, poeira e fumaça. Mantenha a calma e fique atento durante os protestos!

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminham. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui