Colunas

7 Passos para fazer uma máscara de gás

17 de junho de 2013
Postado por Dario
Artigo por Suzane Tanoue retirado do site Zupi

 

“O gigante acordou”. Aqueles que têm acompanhado as manifestações que vêm ocorrendo em todo o Brasil (e no mundo) provavelmente têm a mesma sensação: estamos presenciando uma mudança histórica. As pessoas estão indo às ruas para mostrar sua insatisfação contra o sistema vigente, contra as injustiças que têm que engolir todos os dias e mudar o futuro do nosso país.

No entanto, por causa de poucos, muitos sofrem repressões de uma polícia que se mostra despreparada para tais ações. Bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral, gases de pimenta, balas de borracha e afins são lançados sem discernimento.

Pelo menos temos a internet como nossa aliada. Nas últimas semanas, uma série de conselhos e instruções sobre como agir nos protestos tem pipocado nas redes sociais. O tutorial a seguir, feito por um usuário do site Instructables na época dos “Occupy” nos mostra como fazer uma máscara de gás artesanal com materiais improvisados.

Lembrando sempre que a máscara não é garantia de não sofrer os efeitos das bombas, mas sim  uma solução a curto prazo para o problema (para sair de uma zona afetada ou para ajudar alguém mais necessitado em meio à confusão, por exemplo).

Confira!

 

Screen-Shot-2013-06-17-at-11.38.56-AM3

 

1. A idéia

 

2

 

A ideia surgiu dessa imagem (sem autor definido) encontrada pelo usuário frenzy do Instructables. Ele adaptou e aperfeiçoou o conceito.

 

2. Materiais

 

3

 

Para fazer a máscara, o material necessário é:

  • 1 (uma) garrafa pet de 2 litros transparente
  • 1 (uma) máscara facial (de gás, de pedreiro, de pintor, de procedimento, N95…)
  • Tesoura
  • Fita isolante
  • Grampeador
  • Caneta marcadora

 

3. Cortando a máscara

 

4

Screen-Shot-2013-06-17-at-11.40.14-AM2

 

Utilizando a caneta, delimite a área a ser cortada. O fundo da garrafa é inteiramente cortado, e as laterais são adaptadas de forma a ajustarem-se no rosto. Prefira formas arredondadas.

 

4. Fita isolante nos cantos

 

5

 

Para que não machuque o rosto, passe fita isolante por toda a extremidade da garrafa.

 

5. Acoplando a máscara

 

6

 

Retire os elásticos da máscara e a posicione no bico da garrafa (como se fosse um coador de café).

Importante: a máscara utilizada vai depender do que você vai se proteger. Por exemplo, se a proteção for contra fumaça, pode-se utilizar um pano úmido para facilitar a respiração. Se a proteção for contra gases, um pano embebido em vinagre ou numa solução antiácida são importantes.

 

6. Mãos Livres

 

7

 

Para facilitar a colocação, grampeie os elásticos retirados anteriormente nas extremidades superiores da sua nova máscara. Você não precisará ficar segurando-a para proteger-se.

 

7. Finalizando

 

8

9

 

Sua máscara artesanal está pronta. Lembre-se sempre que ela não é uma garantia de proteção, mas sim uma solução a curto prazo para se proteger de gases, poeira e fumaça. Mantenha a calma e fique atento durante os protestos!

 

MATÉRIAS RELACIONADAS