• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

7 Erros cometidos por amantes de Vinho

Existem mais truques no mundo sommelier do que sonha a nossa vã filosofia.

Nós estamos acostumados com o prazer e a alegria de ser quem somos: aquele tipo de gente que toma catuaba com energético em copo de plástico.

Mas uma taça na mão pode fazer com que a gente se imagine de terno e queira fazer tudo que nem gente chique – um verdadeiro Amaury Jr. do rolê, mas nem sempre tomar vinho precisa ser todo esse glamour imaginário.

7_erros_comuns_amantes_vinho__glamour_sossolteiros

É normal, para quem começa a trocar os copos pelas taças, cometer alguns erros na hora de tomar um bom vinho.

O site Por Acaso listou os 7 erros mais comuns cometidos pelos novatos, que te ajudarão a não fazer feio na hora de beber com um pouco de elegância. Se liga!

***

1. Comprar uma garrafa de vinho pelo rótulo

Sabe aquele lance de comprar um livro pela capa? Então, a mesma coisa se aplica aqui. Às vezes os rótulos mais simples podem identificar belos vinhos. Por isso é interessante descobrir mais sobre o vinho antes de comprá-lo.

Existem app’s, como o Vivino, que fazem todo esse trabalho sujo por você, basta tirar uma foto e estar conectado na internet

7_erros_comuns_amantes_vinho_comprar_pelo_rótulo_sossolteiros_

– Muito vinho, muito sabor

vinepair

2. Beber muito rápido

Ok. Isso é um erro em muitas ocasiões e pode causar quedas repentinas na mesa do bar, mas quando o assunto é uma boa taça de vinho, é ainda pior.

O vinho pode ser uma bebida complexa, que evolui na taça, e por isso é bom degustar devagar e sentir tudo o que for possível. Vale a pena descobrir mais sobre a bebida também, isso deixará o vinho ainda mais interessante.

7_erros_comuns_amantes_vinho__beber_rapido_sossolteiros

 

3. Encher a taça demais

Existem taças de vinho que têm uma altura gigante e muito espaço para colocar bebida, mas nem por isso você precisa encher até a boca e tomar de uma só vez. O ideal é servir a quantidade certa da bebida (1/3 da taça), assim você tem espaço para “girar” o líquido lá dentro e sentir todos os seus aromas.

7_erros_comuns_amantes_vinho__encher_taca_sossolteiros

 

4. Segurar a taça pelo bojo

Outro erro comum que as pessoas cometem é o de segurar a taça pelo bojo (aquela parte onde fica o liquido, perto da haste). Isso não é bom, porque esquenta o vinho e faz com que você não aprecie ele na temperatura certa. O correto é segurar a taça pela haste, é por isso que ela está ali!

7_erros_comuns_amantes_vinho__segurar_taca_correto_haste_sossolteiros_EDIT

pinterest

5. Tomar sempre o mesmo vinho

Existem milhares e milhares de vinhos para você experimentar, de vários países e regiões diferentes, então porque tomar sempre o mesmo? Lembre-se da lei da vida: figurinha repetida não completa álbum!

7_erros_comuns_amantes_vinho__mesmo_vinho_sossolteiros

– Woo! Quem está pronto para a festa?

 

6. Analisar o vinho no primeiro gole

Pode parecer estranho, mas vinhos têm defeitos. Sim, defeitos. Não me refiro a uma garrafa quebrada, e sim à própria bebida. Grande parte dos vinhos tentam extrair o máximo possível das uvas, o que faz deles praticamente “naturais”.

Por isso, é comum em restaurantes que o sommelier coloque um gole de vinho na taça antes de servir, mas isso serve só para você sentir se o vinho está bom! Nunca desista de um rótulo ao primeiro gole.

7_erros_comuns_amantes_vinho_primeiro_gole_sossolteiros

– Mais vinho.

 

7. Prender-se às regras de harmonização

É claro que veio na sua cabeça que vinho tinto se come com carne e vinho branco com peixe, certo? Bem, isso não é absoluto igual pipoca e guaraná. Existem muitos tipos de vinhos tintos que são mais leves, e por isso podem ser harmonizados com pratos mais leves.

Experimente combinações diferentes e decida o que você mais curte!

como-combinar-vinho-e-comida

Via: Por Acaso

imagem de capa: winefolly

Lucas De Vivo
Um estudante de Jornalismo meio maluco, geek, que tem mais brinquedos do que móveis no quarto, apaixonado por essa coisa insana chamada criatividade e fino apreciador de omelete de queijo com arroz e banana.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui