7 Dicas de harmonização entre vários tipos de Cerveja e Petiscos rápidos
Final de semana chegando e não tem nada programado? Que tal reunir a galera para um rolê gourmet na sua casa?
Mas relaxa, não vamos sugerir nada daquelas comidas estranhas. O SOS preparou 7 dicas de combinações perfeitas entre petiscos e cervejas que ficam sensacionais e não dão ~tanto~ trabalho.
Para isso, nada melhor que a colaboração da Laura Aguiar, uma das mestres cervejeiras da Ambev, para nos ajudar a escolher. E se você acha que petisco não enche barriga, ainda rolou um prato principal de brinde. Nós fomos pessoalmente experimentar tudo isso, e poder ter certeza que está aprovado!
***
1. Bruschetta Marguerita + Cerveja Pilsen (Skol)
Para começar, uma entrada bem conhecida pela maioria. Um mix de queijo, tomate e manjericão em um pãozinho grelhado que, junto a uma cerveja de estilo Pilsen – aquela do dia a dia, mais conhecida -, casam perfeitamente.
O baixo teor de gordura do prato e a leveza da cerveja harmonizam nessa combinação. Segundo Laura, ainda há o fator refrescante da bebida, que conversa muito bem com o manjericão da Bruschetta. Neste caso, a indicação é pela Skol, justamente por se encaixar no estilo leve pedido.
2. Canapé de Guacamole + Cerveja Frutada (Budweiser)
De acordo com a mestre cervejeira, uma geladinha feita de arroz possui uma leveza que calha muito bem com o gosto dessa combinação. Segundo a especialista, você pode encontrar essa característica na Budweiser.
Além disso, o estilo frisante presente nessa cerveja ainda harmoniza muito bem com o abacate do Guacamole, revela Laura.
3. Queijo Coalho com Melaço de Cana + Cerveja de Mel (Colorado Appia)
O doce do melaço faz um contraste sensacional com o salgado do queijo. Neste caso, a bebida ajuda a estender essa sensação, já que a especialista indica uma cerveja mais adocicada com ingredientes do mel, como a Colorado Appia. Baita dica!
4. Pure de Mandioca com Ragu de Carne + Cerveja Premium de Trigo (Brahma Extra Weiss)
Ok, esse não é tão rápido assim, mas vale a pena! De um lado o tempero do purê de mandioca na batata recheada com carne de panela (pode ser um “escondidinho”), enquanto que do outro temos a cerveja premium de trigo – mais encorpada que as anteriores – que traz um contraste com gostos exóticos.
Laura sugere a Brahma Extra Weiss pelo sabor frutado junto a especiarias, como a leve presença de cravo.
5. Espetinho de Linguiça com Coalhada Seca + Cerveja Premium Lager (Colorado Caium)
Nessa combinação, outra cerveja premium lager é o destaque. Desta vez, porém, há a necessidade de um sabor mais forte da bebida para conversar com a gordura da linguiça.
“Além de ajudar limpar a boca, a cerveja combina perfeitamente com a força do alimento”, afirma a especialista.
Para este petisco, a mestre cervejeira indica a Colorado Caium, tradicional de Ribeirão Preto (SP), e que tem a mandioca como ingrediente diferenciado.
6. Pastelzinho de Carne + Cerveja Amarga (Serramalte)
Uma combinação clássica dos bares. O maior teor de gordura do pastelzinho pede uma cerveja mais amarga e encorpada, segunda Laura. Além disso, o recheio de carne ainda combina perfeitamente com bebida de característica maltada.
Sendo assim, aqui a indicação da especialista fica pela boa e velha Serramalte.
7. Croquete de Banana com Camarão marinado no Limão + Cerveja Saison (Wäls 42)
A acidez de uma cerveja com característica mais condimentada vai muito bem com o camarão, sendo complementada pelo doce da banana. Neste caso, Laura nos indica uma bebida mais exótica, e cita a Wäls 42 como um bom exemplo.
Esta cerveja estilo saison é produzida com amêndoas, limão, abacaxi e café.
Veja a receita aqui (Camarão ao limone)
Veja a receita aqui (Croquete de Banana)
Dica Extra – O prato principal: Arroz de Malandro + Cerveja suave de Trigo (Bohemia Bela Rosa)
Em um prato de arroz mais sofisticado – mix de damasco, abobrinha italiana, amêndoas e frango –, o estilo frisante da cerveja suave de trigo calha muito bem na combinação. É aí que o toque cítrico aparece como outro diferencial.
Para fechar, nossa mestre cervejeira sugere a Bohemia Bela Rosa pela característica leve, além da condimentação de pimenta rosa e coentro da bebida.