Quem nunca passou por aquele período terrível da vida em que tudo parece dar errado e a bad parece uma grande bola de neve?
Bem, se você é um daqueles que não se preocupam muito com o estado da sua casa e é adepto da filosofia do “quanto mais bugigangas, melhor”, saiba que isto pode estar contribuindo – e muito – para os seus problemas.
Esta é uma das lições do Feng Shui, uma ciência milenar chinesa que ajuda os seres humanos a estarem harmonizados com o universo ao ensiná-los a se posicionarem e manipularem corretamente o próprio ambiente.
Com um ambiente equilibrado pelas recomendações dessa ciência, benefícios relacionados à saúde espiritual, física e emocional podem ser conquistados, além de efeitos como a prosperidade e a melhora dos relacionamentos interpessoais.
Por estar relacionado à disposição de elementos em determinados espaços, o Feng Shui pode ser utilizado tanto no início de um projeto de construção, quanto em etapas posteriores, como em uma reforma ou em mudanças pontuais.
Mas, antes de começar a aplicar em sua casa, é bom saber que você terá que começar a praticar o desapego. No canal Escola Esotérica, o mestre em Feng Shui, Luiz Netto, revelou 7 coisas que as pessoas não devem ter em casa segundo as técnicas chinesas.
Apesar de serem alguns dos vilões do bem-estar e da prosperidade, elas estão na casa de muita gente por aí, e podem estar na sua também. Veja quais são:
1. Pano em cima da tampa do fogão
Muita gente não dá muita bola para o fogão, a não ser na hora da fome. Mas, para o Feng Shui, ele é um dos elementos que podem salvar o seu bolso. O fogão proporciona prosperidade e criatividade à vida das pessoas que residem na casa.
Por esta razão, aquela mania de fechar a tampa do fogão e colocar um pano deve ser totalmente abandonada. Nenhum pano, independente de suas condições, deve ser colocado sobre o fogão.
O ideal é que ele esteja sempre limpo e com a tampa abaixada quando não estiver sendo utilizado.
2. Coisas embaixo da cama
Se tem uma coisa que as pessoas adoram fazer para economizar espaço é colocar diversas coisas embaixo da cama. Mas, segundo o Feng Shui, isto faz com que a energia de vitalidade da terra que deve ser absorvida pela cama – e pelos seres humanos – seja perdida.
É por esta razão que a cama dos orientais é colada ao chão. Fato curioso, justamente por isso, o Feng Shui criou a cama box, com objetivo evitar que coloquem coisas debaixo dela. Depois dessa, é melhor correr e tirar toda a bagunça de lá.
3. Cactos, jibóias e plantas pendentes (dentro de casa)
Plantas são um dos pontos altos da decoração dentro de uma casa. Mas será que todas elas fazem bem às pessoas neste ambiente? Segundo o Feng Shui, há três plantas que não se deve ter dentro de casa para evitar efeitos indesejados.
- A primeira delas é o cacto. Embora sejam lindos e fáceis de cuidar, eles possuem espinhos e retém muita água, retendo também muita emoção e causando mudanças para o estado emocional das pessoas.
- A segunda é a jibóia, uma planta trepadeira que se enrola no tronco do xaxim e faz jus ao seu nome de cobra, gerando fofocas, atritos e outros problemas interpessoais na casa.
- Já a terceira pode ser representada por qualquer planta pendente, porque tudo o que gera o “cair” proporciona às pessoas a sensação de depressão.
A boa notícia é que você não precisa abrir mão delas, e sim utilizá-las em um espaço fora da casa, como na varanda ou no corredor.
4. Quadros com mensagens negativas
Quadros com gravuras e mensagens diversas são utilizados há séculos para a decoração de ambientes, mas muitas pessoas não analisam o impacto que a mensagem destas obras terão para a sua vida.
Segundo Feng Shui, as pessoas devem evitar gravuras e frases que passam emoções negativas, adotando, ao invés disso, mensagens que estejam de acordo com o que a pessoa deseja de positivo para si.
Ou seja: a menos que você deseje interiorizar a sensação de agitação ou de destruição, por exemplo, é bom deixar de lado aquele quadro com a imagem de um céu tempestuoso.
5. Objetos quebrados
Além de geralmente não serem úteis, objetos quebrados não são visualmente bonitos. Segundo o Feng Shui, eles causam sensações de incompletude, de não poder possuir o objeto em sua forma inteira.
Considerando que interiorizar sensações como estas não é nada benéfico, o ideal é jogar fora os objetos quebrados ou restaurá-los. Mas nada de fazer aquele conserto meia-boca. As marcas de rachadura ou outros defeitos também causam sensações negativas.
Claro, existem versões com rachaduras super bonitas, como a técnica Kintsukuroi que utiliza ouro como cola, no fim, o que importa é a sensação que o objeto traz. Se não for possível restaurar o objeto, é melhor reciclar.
6. Vasos com plantas mortas
É comum ver pessoas que deixam vasos com plantas mortas em sua casa por preguiça de colocar uma nova planta ou utilizar o vaso para outro fim. Com isso, o vaso passa a dar a sensação de que nada cresce e de que não há vida por ali.
Para evitar a interiorização destas sensações, é aconselhado colocar uma nova planta, dar outra finalidade ao vaso ou reciclá-lo, a fim de evitar aquele aspecto de falta de prosperidade e do crescimento de boas energias na casa.
7. Entulho
Aquele entulho que faz parte da vida de boa parte da população é um vilão de acordo com o Feng Shui. Ele representa estagnação, sujeira e destruição. Nem é preciso dizer as sensações que ele proporciona às pessoas, não é mesmo?
É preciso evitar restos de materiais de construção e lixo, seja no quintal ou até mesmo no depósito, que deve ser tão organizado quanto os outros cômodos da casa. Desta forma, a casa irá passar a impressão de prosperidade e completude.