• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sem Crise!

7 Ações simples para melhorar (e muito) as tuas Finanças

Não tem muito segredo, basta se organizar!

As maiores constantes do jovem brasileiro é: pagar boletos, se perder com a grana e fazer memes sobre isso no Facebook.

Dez entre dez pessoas sofrem com o estranho caso do pagamento que cai na conta e no instante seguinte desaparece sem nem dar pista. O que acontece? Para onde vão? Do que se alimentam?

Nós separamos algumas dicas bastante simples para te ajudar a entender melhor como lidar com esse sintoma da vida contemporânea e fazer o dinheiro durar mais do que uma semana no bolso. Se liga!

 

1. Pague ou negocie tudo o que você deve

Para conseguir se planejar, é preciso que você pague ou esteja pagando todas as suas dívidas, pois são esses gastos que fazem com que você não consiga crescer financeiramente. Negocie seus débitos ao invés de deixar eles acumulando (não, eles não vão sumir), bancos costumam cobrar juros altos então comece por aí, e depois vá para as dívidas com valores menores.

Me pague

 

2. Tenha menos contas corrente e somente 1 cartão de crédito

Bancos cobram taxas se você respirar dentro da agência, então porque ter várias contas em instituições diferentes? Assim fica mais fácil de se controlar e você paga menos para utilizar os serviços.

Menos cartões de crédito também te ajudam a ter mais controle de gastos e hoje ainda existe a possibilidade de ganhar recompensas em programas fidelidade. Com só um cartão você acumula pontos mais rápido e pode fazer viagens de avião pagando valores mais camaradas, por exemplo.

 

3. Não tenha medo da planilha ou do aplicativo de gastos

Organização é uma necessidade real na vida adulta, aceite. As planilhas de gastos ajudam muito a visualizar sua situação financeira mais claramente e ter maior controle de todo dinheiro que entra e sai, existem muitas opções gratuitas para serem baixadas na internet.

Com os apps é ainda mais fácil, você pode anotar tudo o que você gasta no seu dia a dia e na hora da compra. Afinal a gente sabe que se você deixar para jogar na planilha depois, você vai esquecer. Mas é para lançar até as balas da doceria da esquina!

Todo mundo ganha uma planilha!!

 

4. Repita comigo: DÉBITO AUTOMÁTICO!

E se eu te disser que aquele pensamento de “será que já paguei isso” não vai mais existir? Autorizar pagamentos e aplicações é ótimo para quem não consegue se lembrar de pagar contas e boletos.

E você ainda pode transferir valores para aplicações financeiras automaticamente, como caderneta de poupança, por exemplo. Pega o telefone e liga no banco, você consegue!

Nós temos tecnologia…

 

5. Corte um gasto e coloque na poupança (ou investimento)

Nunca sobra grana para por na poupança ou investir, né? Então abra mão de algo por ela. Depois de organizar seus gastos em uma planilha ou aplicativo, escolha um e corte. Você pode reduzir seu canais a cabo, seu pacote de dados, cancelar uma assinatura.

O importante é que esse valor  do serviço que você cortou continue saindo da sua conta. Mas é importante que você automatize essa transferência mensalmente, afinal, se você esperar sobrar, nunca vai guardar.

 

6. Use dinheiro de papel

Dinheiro de papel? Em que ano estamos? Eu sei que parece pré histórico, mas essa dica impacta bastante nos seus consumo. Primeiro calcule o quanto é mais ou menos o seu gasto semanal (almoço, café, bala, cigarro, tudo mesmo).

Chegando na segunda-feira saque essa quantia, e tenha em mente que é esse o valor que você pode gastar. Além de estipular um teto para seus gasto, pagar as coisas com dinheiro em espécie “dói” bem mais do que no débito.

Dinheiro, cara!

 

7. Invista, invista e invista!

Agora que você entende um pouco melhor sobre o seu patrimônio financeiro, porque não tentar fazer seu dinheiro render? Pesquise o que fundo que mais combine com o seu perfil e “esqueça” essa grana lá por um tempo.

Um boa forma de começar é com valores pequenos. Se 10% ou 25% dos nossos gastos mensais as vezes vai só em pizza, porque não colocar essa grana em algo que traga retorno para seu bolso?

 

Agora é só colocar em prática! Agende um alarme no celular para um hora que você esteja tranquilo, sente na cadeira e comece hoje mesmo a organizar tuas finanças!

Fonte(s): Papo de Homem, Exame, Serasa Consumidor
Caroline Simoes
Aspirante a Jornalista ligeiramente distraída. Raramente lembra do que estava fazendo mesmo com seus 20 e poucos anos. Sempre procura o lado bom das coisas, adora miojo cru e o resto ela esqueceu.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui