Caro amigo, por mais macho que seja, você utiliza em média 6 produtos de higiene pessoal. Pode parecer muito, mas conta comigo: sabonete, shampoo, desodorante, creme de barbear, papel higiênico e pasta de dente. Isso na real não deveria ser a média, deveria ser o mínimo para que você possa conviver em sociedade nesse mundo que tá lotado de gente no busão.
Mas será que esses produtos estão fazendo o seu papel com maestria? Saiba que alguns deles são tão tóxicos que em algumas partes do mundo estão sendo proibidos.
Montamos uma lista com esses produtos e seus ingredientes perigosos, sugerindo ainda algumas opções para substituir o que pode fazer mal para você e para a nossa mãe, a Natureza. Vem comigo!
1. Perfume
A maioria dos perfumes convencionais possui uma série de produtos sintéticos que podem afetar a produção do seu esperma. Sim, você leu isso certo. Vários estudos comprovaram a presença de ftalatos na urina – um composto químico derivado do ácido ftálico. Tô falando muito difícil? Em outras palavras, isto quer dizer que a química do seu perfume pode penetrar no seu organismo e causar uma baixa contagem de espermatozoides e fazer eles perderem a velocidade na corrida por um óvulo perfeito.
Por outro lado, existe uma série de produtos que não possuem essa parada na sua composição, principalmente as linhas mais naturais. Consulte o SafeCosmetics.org e o Cosmetic Safety Database para saber se seu perfume preferido é seguro (também pode procurar, aqui no Brasil, por mais informações no site da ANVISA). É chato, mas importante para que você possa participar da reprodução da nossa espécie sem nenhum impedimento!
2. Desodorante Antitranspirante
Grande parte dos antitraspirantes e dos desodorantes contém triclosan, sais de alumínio, BHT, promotores de penetração e fragrância artificial. Essas substâncias são tão prejudiciais ao meio ambiente quanto para a sua saúde. A gente sabe que o desô é essencial para a vida moderna dentro do busão apertado no verão-brasileiro-que-dura-o-ano-inteiro. Por isso, acredito que não custa nada dar uma olhada na composição do seu desodorante.
O fato é: não é porque o desodorante é 48 horas que você não precisa ficar esse tempo sem tomar banho, combinado?
3. Creme de barbear
Os cremes de barbear reúnem, em um único produto, não só propulsores e butano, como também contém diazolidinil ureia, que libera formol, trietanolamina, que muitas vezes é contaminada com nitrosaminas cancerígenas, parabenos, que são fracos imitadores de estrogênio, e fragrância sintética. Resumindo: o butano é tipo o gás de cozinha, o formol pode te causar dificuldades respiratórias, a trietanolamina foi usada como arma química na 1ª Guerra Mundial e o parabeno está presente nas pílulas anticoncepcionais.
Para sair fora desse coquetel molotov em forma de espuma, experimente os géis de barbear ou óleos orgânicos. Ou melhor e mais prático: vire hipster e não faça a barba! Simples!
4. Shampoo e condicionador
Reprodução – Dove
Nossa cabeça é uma das partes mais porosas do corpo, permitindo que, facilmente, sejam penetrados por produtos que espumam. E essa espuma toda normalmente tem sulfato de sódio, que pode ser considerado um dos causadores de câncer. Procure por shampoos que não tenham isso na composição e que não faça tanta espuma (uma lista de componentes para evitar).
Ou ainda: use dreads e ouça Redemption Song. Sua mãe vai adorar!
5. Pós-barba
Reprodução – Esqueceram de Mim
Se você seguiu a nossa dica e desencanou de fazer a barba, então nem se preocupe. Caso você insista nessa história pra parecer que tem 12 anos, substitua seu pós-barba pela água gelada – já é o suficiente pra fechar os poros depois de fazer a barba. O pós barba contém álcool, que seca a pele quando ela, na verdade, precisa de hidratação.
6. Hidratante
Tomou todas e torrou no sol no churras do reencontro da galera da escola, na frente daquela nerd de aparelho que virou a miss bumbum 2014? Não passe hidratante! Esse produto possui mais de 30 substâncias que vêm do petróleo todas prejudiciais pra você e para o nosso querido e maravilhoso Planeta Terra. Substitua por produtos orgânicos à base de manteiga de karité ou use óleos natuais.
Fontes:
magazine.good.is | ecycle