• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

6 Práticas (que funcionam) para o dia a dia ser mais produtivo

A produtividade depende mais de nós mesmos do que de fatores externos.

Vamos colocar um turbo nessa produtividade?

mais_produtividade_sossolteiros

Antes de começar a justificar porquê você não consegue tem um rendimento melhor, saiba que a produtividade depende mais de nós mesmos do que de fatores externos.

O livro Manage your day-today: Build your routine, find your focus and sharpen your creative mind (em tradução “Gerencie seu dia a dia: Construa sua rotina, encontre seu foco e aguce sua mente criativa”) editado por  Jocelyn Glei, traz essa postura de protagonismo e nos apresenta 6 dicas incríveis para sermos mais produtivos. Se liga!

***

1. Divida as tarefas

Organização de tempo. Isso é primordial e te ajudará a parar de patinar. “Ah, mas eu me organizo conforme o que me falam no trabalho”, pois é, ninguém além de você saberá o que é efetivamente importante e o que pode ser deixado para depois.

Sendo assim, separe suas atividades em dois grupos: trabalho reativo (atividades simples como checar e-mails) e trabalho criativo (o que necessita de nossa atenção e dedicação).

organizar_sososlyeiros
– Coisas para fazer.

rexrichard

2. Priorize o mais difícil e produza melhor

Agora que já separou as tarefas é necessário saber quando realizá-las.

Se você chega ao seu posto de trabalho e já “mata” as tarefas simples e mecânicas, saiba que este hábito só te prejudica, pois você está gastando tempo e esforço com ações mínimas e quando chegar o momento de dedicação total, estará de saco cheio e com baixa energia.

Por fim, poderá entregar um trabalho medíocre. Não perca tempo com e-mails, redes sociais ou tarefas simples logo cedo, deixe isso para depois. O escritor Mark McGuinness, que contribuiu com o livro de Glei, mostra que priorizar tarefas nos torna efetivamente frutíferos e eficientes.

mais_produtividade_sossolteiros_quote

 brasilpost

3. Tenha uma rotina

Parece besteira, mas funciona. Estabelecer uma rotina faz com que nossa cabeça reconheça o trabalho criativo como um padrão e o relacione como algo rotineiro. Dessa forma, atividades complexas serão encaradas com mais tranquilidade, e manter-se concentrado não será mais um desafio.

Nada melhor do que o exemplo, descrito no livro de Glei, de um escritor que é considerado o mestre do suspensa/terror: Stephen King.

mais_produtividade_sossolteiros_quote_01

brasilpost

4. Não confie na sua memória

Registre todas as suas obrigações em algum lugar fácil de ser visto. Assim, saberá exatamente o que precisa fazer e terá mais sossego para concretizar cada atividade sem precisar se preocupar se está esquecendo de algo.

Fique à vontade para utilizar a ferramenta que melhor se adapte ao seu estilo, seja agenda, colocar anotações ou ajuda do celular; o importante é não se perder em meio aos próprios deveres e ter controle sobre sua produção – senão pega mal, fera.

postit_sososlteiros

blogtechsoeasy

5. Estipule horários de trabalho

Procure manter turnos fixos para realizar suas atividades. Divida seu dia em períodos, destinando momentos para leitura de e-mails, agendamento de reuniões, administração de funções, captação de clientes e por aí vai.

Isso não permitirá que coisas simples tomem o espaço de tarefas importantes e ainda te salva de ser um “viciado em trabalho”, o que é algo improdutivo.

Fazer tudo “correndo” para produzir mais também não está com nada, nosso corpo precisa estar regulado. Assim, dormir bem (isso é muito importante), almoçar tranquilamente e fazer uma pausa de 5 minutos a cada 90, são necessidades biológicas que precisam ser levadas em consideração.

horatrabalho_sososlteiros

catmentor

6. Não procrastine

Todas as dicas ajudarão, mas se você não colocar essa aqui em prática, não adiantará muito.

Temos uma tendência de “distinguir” o que temos que fazer instantaneamente daquilo que podemos postergar para mais tarde, o que é um erro, já que nos esgotamos quando decidimos executar o tal dever adiado – lembra daquele relatório que você enrolou o mês inteiro para entregar?

Por isso, realizar uma determinada tarefa todos os dias, mesmo que seja por um breve período, permitirá que façamos mais e melhor, visto que este tipo de atitude melhora a qualidade da nossa criatividade, inspiração e produção. Seja proativo, levante-se e faça o que deve ser feito, nem que seja um pouquinho por dia.

mais_produtividade_sossolteiros_10

lacronica

BÔNUS – Frequência

Gretchen Rubin, autora do livro The Happiness Project, que também coopera no livro de Glei, diz que trabalhar algo um pouco, mas diariamente, é recompensador, pois, em suas palavras “O trabalho que eu faço todos os dias importa mais do que aquilo que faço de vez em quando” e ainda complementa com mais recomendações.

  • Frequência gera hábito, que gera facilidade. Com isso, não há necessidade de recapitular o que foi feito, basta dar continuidade ao que já foi iniciado;
  • Frequência simplifica o processo de “eureka”, proporciona um menor índice de bloqueios e impulsiona ideias orginais;
  • Frequência derruba insegurança, já que devido a ação ser rotineira, expectativas, ansiedades e medos vão por água abaixo;
  • Frequência potencializa a qualidade da tarefa, pois a cada retomada, pode-se verificar e melhorar o que já foi feito;
  • Frequência aumenta sua performance, já que ficamos eufóricos e felizes quando nos damos conta da evolução diária do trabalho.

trabahar feliz_sosslteiros

huffingtonpost

– As dicas estão aí, agora só depende de você, parça!

imagem de capa:mashable
Fonte: Brasil Post

Raphael Domingos
Acredita que o processo de autoconhecimento é o melhor trampolim para encontrar propósito de vida, o que gera significado para toda uma existência, incluindo o aperfeiçoamento de performance profissional. Também crê no poder do colaborativismo e no sistema de conhecimento compartilhado.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui