Nem todos os homens gostam de fazer a barba, mas ainda não há como evitar em algumas ocasiões – pô chefia, libera aÃ! Felizmente inventaram algumas formas de tornar essa atividade mais agradável, ou menos traumatizante.
Na verdade essa é uma arte que poucos sabem reproduzir. Uma lâmina pode fazer maravilhas ou estragar o seu rosto. Provavelmente você (e o resto do mundo) estava se barbeando da forma errada desde sempre.
Pensando nisso, o site Huffington Post fez uma entrevista bacanissÃma com Jon Goldmann, da Harry’s (companhia que manufatura produtos de barbear), com o intuito de ajudar os homens a se barbearem direito.
Nessa entrevista, Goldmann revelou algumas dicas super importantes para quem se barbeia frequentemente. Se liga!
1. Antes de se barbear, se barbeie
Antes de começar a pensar em pegar a gilete e passar no seu rostinho delicado, saiba que antes você precisa cortar toda sua barba de lenhador. Para fazer isso é possÃvel usar a tesourinha comum, ou uma máquina elétrica. Quando ficar com aquela barbinha rala ao estilo George Clooney, sem o excesso de pelos, chegou a hora de pegar a lâmina.
2. Não esqueça de usar mais água
Lavar o rosto com água antes de começar o processo de barbear, pode aliviar as irritações futuras. A hora mais oportuna pode ser após você tomar aquele banho gostoso. E também não se esqueça de sempre tirar os pelos que já estão na gilete, assim você pode raspar a barba uniformemente.
3. Abra os poros!
Infelizmente não basta comprar uma lâmina afiada para fazer sua barba; antes de tudo você precisa abrir seus poros! É só deixar uma toalha com água quente na sua barba por alguns minutos e ser feliz. Ao fazer isso o barbeador irá raspar os pelos mais gentilmente, sem tirar sangue.
O processo é bem simples: pegue alguma toalha limpa e mergulhe em água quente por alguns minutos, depois tire o excesso de água e mantenha a toalha no seu rosto por dois minutos. Cuidado para não se queimar! Caso não queira passar por esse trabalho, ao tomar banho deixe água quente cair no seu rosto e pronto.
4. Bastante espuma de barbear vai bem
Talvez você esteja usando pouca espuma de barbear, por isso seu rosto sempre fica machucado depois de raspar tudo. A espuma funciona como um lubrificante para a pele, e tornará o processo muito mais simples. Basta adicionar uma quantidade razoável de espuma em sua mão e depois passar circularmente pelo rosto.
5. A lâmina que você usa pode não ser a adequada
Usar aquelas lâminas clássicas é estiloso, mas nem sempre é a melhor ideia. Elas são pesadas, nada ergonômicas e complicadas de usar. Use uma lâmina que te deixa confortável no processo, normalmente essas de mercado funcionam tranquilamente.

6. Para ir no sentido certo, mapeie o rosto inteiro
Normalmente os homens sempre erram nesta parte, já que ninguém sabe para que lado o pelo da barba realmente cresce. Há uma maneira muito simples de descobrir: você pode pedir para um barbeiro mapear seu rosto, ou passar seus dedos pela barba e descobrir para onde cada parte cresce. Depois é só cortar no sentido dos pelos.
Agora você, que sempre desejou sua barba cortadinha e sem complicações, pode aproveitar as dicas e (tentar) não se machucar.
Imagem de capa:Â menslifedc
Via:Â Huffington Post