• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

6 Cuidados especiais com a Faxina que devemos ter no Inverno

Manter a janela fechada é um erro, segundo especialista.

Apesar da preguiça e da vontade de não sair das cobertas, é realmente preciso ter alguns cuidados extras com a limpeza da casa para evitar uma série de doenças típicas da estação.

Com o frio e os locais sempre fechados, a tendência é de que os fungos e as bactérias façam a festa e judiem da galera com as temidas alergias, rinites, sinusites e por ai vai.

Pensando nisso, Lilian Esteves, diretora da House Shine, franquia de limpeza residencial, nos deu algumas dicas de como manter o nosso lar a salvo desses perigos.

***

1. Abra as janelas e renove o ar

É tentadora a vontade de deixar a casa toda fechadinha para não entrar aquele ar gelado da rua, certo?! Porém, além de manter a casa limpa, é preciso que abra as janelas pelo menos duas vezes por dia para ventilar e arejar o ambiente.

Segundo os especialistas que trabalham na empresa, quanto mais você deixar o local trancado, maiores são as chances de transmissões de doenças.

 

2. Mantenha limpas as roupas de cama

Quer dormir com várias camadas de cobertor e edredom? Tudo bem, mas não sem antes lavar tudo. Segundo Esteves, o ideal é higienizar as colchas e mantas antes da chegada do inverno.

Mas se você nem pensou nisso, tudo bem, coloque as roupas de cama na máquina assim que possível e mantenha os lençóis, fronhas e cobertas sempre limpinhos e cheirosos para evitar acumular fungos e ácaros.

 

3. Use e abuse dos panos úmidos

No inverno, nada de varrer, espanar ou tirar o pó dos móveis com panos secos.

“A dica é dar preferência ao pano úmido para retirar o pó dos móveis. A aspiração também é eficiente para retirar a sujeira do chão. Varrer ou espanar vai apenas trocar a sujeira de lugar. É importante também aspirar os cantos de parede, rodapés e movimentar os móveis do lugar para limpar todos os espaços”, ensina Lilian.

 

4. Lave tapetes e cortinas

Para a especialista, a limpeza correta da casa pode ser uma poderosa aliada no combate às doenças respiratórias que sempre aumentam nos meses de friaca.

Por isso, não se esqueça de lavar também os tapetes e cortinas. Depois de enfiar tudo na máquina, deixe as peças secarem direitinho antes de colocar de volta. Sua garganta, nariz e ouvidos certamente agradecerão!

 

5. Organize os armários

Aproveite essa época do ano e tire um dia da semana para dar um tapa nos seus armários. Retire tudo o que estiver dentro, limpe com panos úmidos e ainda descarte o que não usar mais.

Além de manter o local em ordem, essa pode ser a chance de praticar o desapego e fazer a sua boa ação do ano.

“Além de doar ser uma boa ação, a medida evita que o acúmulo de roupas resulte em um criadouro de ácaros”, orienta Lilian.

 

6. Cuide bem das roupas de inverno

Ao usar blusas de lã, casacos, cachecol, luvas e todo aquele super kit que te deixa parecendo um esquimó, fique esperto! Mantenha essas roupas limpas e arejadas.

Depois de lavar todo esse arsenal de combate ao frio, abuse do sol na hora de secar, com isso você mata todas as bactérias que ficaram por alí.

Fonte(s): House Shine
Felipe Gatto
Jornalista apaixonado por viajar e se aventurar por aí. Pensar na vida, defender o amor e falar sobre artes também é comigo mesmo.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui