Dicas

5 Técnicas para cortar cebola sem chorar

18 de junho de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Se você já cansou de chorar por causa da cebola, esta publicação é para você. Nós vamos testar 5 técnicas para cortar cebola sem chorar e tentar descobrir por que elas funcionam. Acompanhe.

 

Como cortar cebola sem chorar

1. Técnica da cebola gelada

A primeira técnica que testamos foi a de cebola gelada, ou seja, deixamos a cebola no congelador por 30 minutos, mas sem congelar.

Em menos de 2 minutos o efeito da cebola já estava no ar e o Vini começou a chorar.

 

Cortar a cebola gelada pode ajudar a reduzir as chances de chorar devido a dois principais motivos:

  • O resfriamento da cebola diminui a velocidade de liberação dos compostos sulfurados, que são responsáveis por irritar os olhos. Com uma menor liberação desses compostos irritantes, há menos exposição aos agentes que causam lágrimas.
  • Em segundo lugar, ao cortar uma cebola gelada, as baixas temperaturas podem ajudar a diminuir a volatilidade dos compostos sulfurados, reduzindo assim a quantidade de gases irritantes liberados no ar. Isso pode resultar em menos exposição aos compostos que irritam os olhos e, consequentemente, menor probabilidade de lacrimejar.

 

2. Técnica do papel toalha molhado

Umedecemos 2 folhas de papel toalha na água e deixamos perto da área de corte.

Em cerca de 1 minuto a cebola já tinha surtido efeito e o Vini chorou novamente.

 

Cortar a cebola com um papel toalha molhado por perto pode diminuir as chances de chorar devido a uma interação entre a umidade do papel e os compostos liberados pela cebola.

  • Quando o papel toalha está molhado, ele pode absorver parte dos compostos voláteis liberados pela cebola, reduzindo assim a quantidade dessas substâncias no ar.
  • Os compostos sulfurados liberados pela cebola reagem com a umidade presente no papel toalha, resultando em uma redução da sua concentração no ambiente.
  • Com menos compostos irritantes circulando no ar, a exposição aos olhos diminui, o que, por sua vez, pode reduzir o choro e a irritação ocular ao cortar a cebola.

 

3. Técnica da vela acesa

Deixamos uma vela acesa ao lado enquanto picamos a cebola.

Essa foi uma das mais tranquilas e empatou com a cebola gelada, ou seja, o efeito começou em 2 minutos.

 

Com base no artigo publicado pelo site especializado em Gastronomia, Daily Meal, acredita-se que cortar a cebola com uma vela acesa ao lado reduz as chances de chorar devido à teoria de que a chama da vela queima os compostos químicos voláteis liberados pela cebola.

Essa queima supostamente ocorre antes que os compostos alcancem os olhos, o que poderia diminuir a irritação ocular e, consequentemente, reduzir o choro.

 

4. Técnica da boca cheia d’água

Picamos a cebola com a boca cheia de água, o que se provou ser a melhor técnica até então.

Antes de mais nada, precisamos dizer que não encontramos respaldo científico que comprove a eficácia desse método.

 

Entretanto, de acordo com o site especializado em culinária, Tudo Gostoso, a técnica funciona porque de alguma maneira o gás expelido pela cebola reage com a água dentro da boca:

“Esse truque parece doido, mas funciona: coloque um pouco de água na boca e deixe lá enquanto corta a cebola. O gás liberado pela cebola vai reagir na água dentro da boca, e não nos nossos olhos.”

O artigo não dá mais detalhes.

 

5. Técnica da faca afiada

Amolamos bem a faca antes de começar a picar. O resultado é que dentre as técnicas que testamos o desempenho da faca afiada foi o melhor, demorando mais do que as outras para fazer o Vini chorar.

 

Segundo a chef de cozinha Paola Carosella, cortar cebola com uma faca afiada pode evitar a reação de choro, pois impede que a cebola libere sua água, onde estão presentes as substâncias responsáveis por essa reação:

“Se quando eu vou cortar cebola a minha faca não tá afiada eu tiro toda a ‘água’ da cebola, e é essa ‘água’ que me faz chorar.”

A chef também ressalta a importância de cortar a cebola com delicadeza, em vez de golpear a faca contra ela. Segundo ela, essa abordagem evita que as substâncias irritantes entrem em contato com os olhos.

 

Por que a cebola faz a gente chorar?

De acordo com artigo publicado pela UFMG, ao cortar uma cebola, substâncias químicas contendo enxofre são liberadas, causando irritação nos olhos. Essas substâncias reagem com enzimas e se transformam em compostos sulfurados, que evaporam facilmente.

Entre esses compostos está o gás sin-propanetial-S-óxido, que, ao entrar em contato com a umidade dos olhos, forma uma solução diluída de ácido, resultando em sensação de queimação e irritabilidade. O organismo responde produzindo mais lágrimas para diluir o ácido e aliviar a irritação.

 

O que a galera achou desse teste

Os seguidores do Almanaque SOS são muito sagazes e já sacaram que a técnica da faca afiada é a melhor:

“A melhor técnica é uma faca bem afiada, não tem jeito Bem afiada você acaba não “amassando” a cebola e evitar de liberar a substância que faz lacrimejar. Mas cuidado com os dedos haha”, explica Lucas Contador em nosso Instagram.

“Se a faca não estiver afiada, a cebola é esmagada além de cortada, liberando a substância que faz lacrimejar.”, afirma Allan William em nossa página no Facebook.

“É só usar óculos igual tu fez o tempo todo “, observa Jéfte Gabriel em nosso canal no Youtube.

Agora que você aprendeu a cortar cebola sem chorar, que tal aprender como fazer uma linda flor de Lótus de cebola para servir no churrasco?

 

O que aprendemos com esse teste

  • Algumas técnicas funcionaram, outras não.
  • Técnicas como encher a boca de água ou cortar junto a uma vela não têm comprovação científica.
  • Quando cortamos cebolas, os gases presentes no interior da cebola entram em contato com os olhos e nos fazem chorar.
  • Usar uma faca bem afiada e cortar com delicadeza formam a maneira mais eficaz de não chorar ao cortar cebola.

 

Delicioso, Women's Health

MATÉRIAS RELACIONADAS