5 Dicas cruciais para botar a vida nos eixos e viver em equilíbrio
Às vezes, você sente que as coisas não estão como deveriam. A vida está como um carro descontrolado em pista molhada, prestes a derrapar.
Mas com algumas atitudes simples, você pode evitar o declínio e, assim, tudo entra nos eixos novamente.
Os escritores Bruno Gimenes e Patrícia Cândido, da instituição Portal Luz da Serra, especializado em espiritualidade, apontaram alguns dos sinais negativos que merecem a nossa atenção e também nos deram algumas dicas práticas para viver em equilíbrio.
***
1. Evite consumir conteúdos tóxicos
Para chamar atenção, a mídia costuma apelar para fortes emoções. Porém, de acordo com os escritores, isso pode influenciar a sua percepção do real.
Se vistos pelo menos uma vez por semana, programas como o noticiário com crimes chocantes ou novelas com dramas intensos, podem acabar distorcendo a sua forma de enxergar o mundo. Essas emoções fortes causam sentimentos de revolta, impotência, injustiça e até medo da realidade, revelam os profissionais.
Então, para evitar ser contaminado por essa toxicidade, Gimenes e Cândido aconselham a ler e assistir conteúdos que sejam educativos e que te façam evoluir. Essas alternativas de entretenimento trazem movimento positivo para sua vida, garantem os especialistas em espiritualidade.
2. Busque referências inspiradoras
Precisamos de pessoas inspiradoras, que nos despertem o desejo de sair da zona de conforto e buscar algo diferente.
Esses mentores podem ser desde pessoas comuns, até grandes personalidades. Assim, você pode admirá-las, estudá-las e aprender valiosas lições. Esses referenciais são importantes para você descobrir suas limitações e assim crescer, se curar e se renovar.
3. Se comprometa mais e reconheça suas falhas
Tenha em mente que os sucessos e derrotas são tuas responsabilidades. Pessoas que não se comprometem, geralmente, colocam a culpa do que acontece nas suas vidas em fatores externos, seja o governo, o chefe, a crise ou algum outro obstáculo.
De acordo com os profissionais, esse tipo de atitude serve apenas para mascarar o verdadeiro motivo, que é o medo. Como não saber o que fazer, medo do desconhecido, de fracassar, etc.
Então, se comprometa pela vitória, assuma o papel nas derrotas e recomece por outro caminho, aconselham os especialistas.
4. Não seja o “Senhor da Verdade”
Bruno Gimenes e Patrícia Cândido ainda revelam que você também pode deixar a vida desandar se não souber pedir ajuda para o que está dando errado. As coisas podem piorar bastante se você acha que não precisa ser ajudado ou que o mundo está errado e você certo.
Se você tem problemas nos seus relacionamentos, trabalho, finanças ou outra questão, procure o tipo certo de ajuda para cada uma dessas áreas. Não tente ser autossuficiente quando as coisas só estão dando errado, alertam os especialistas.
5. Busque o equilíbrio
Caso todos os aspectos da sua vida – físico, emocional, mental e espiritual – não estejam em equilíbrio, isso pode ser uma porta aberta para o sofrimento.
Para encontrar o equilíbrio, de acordo com os profissionais, você deve compreendê-lo como a união dessas quatro áreas. Então, se atente para a importância de criar hábitos que zelem por cada uma delas.