• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

5 passos para o colarinho perfeito (Segundo a ciência)

A espuma contribui em muitos sabores delicados à sua cerveja.

 

Na hora de tomar uma cerveja, tem quem prefira com colarinho alto, afinal essa camada de espuma, o dióxido de carbono que fica por ali, tem um sabor característico. Mas controlar essas bolhas não é tarefa pra qualquer um.

O canal Head Squeeze ensina os cinco passos para o colarinho perfeito, de acordo com a ciência.

Embora tenha legenda, e possa acionar o tradutor, vamos fazer um resumão dos passos pra você.

#1 – Escolha um copo limpo

5 passos para o colarinho perfeito 1

Se o copo estiver sujo ou arranhado, você vai perder de cara o controle de bolhas de CO2, a espuma da cerveja. Uma solução rápida é lavar o copo com água fria, isso vai mascarar o processo de nucleação (quando impurezas ou agentes estranhos perturbam o equilíbrio de uma solução), reduzindo o número de bolhas.

 

#2 – Incline o copo a 45º

5 passos para o colarinho perfeito 2

Essa é clássica, acredito que todo mundo já ouviu falar. A explicação científica pra isso é que dessa forma cria um menor espaço entre o interior do copo e a parte superior da latinha (ou garrafa), evitando a entrada de ar no líquido, onde a nucleação acontece. Coloque a bebida suavemente para evitar respingos.

 

#3 – Vire o copo suavemente na vertical

5 passos para o colarinho perfeito 3

Não vire seu copo para a posição normal de forma brusca, quando o copo estiver quase cheio (deixe espaço para o colarinho perfeito), vire-o suavemente para a vertical enquanto coloca a bebida, sempre evitando a tal da nucleação.

 

#4 – Coloque o restante da bebida no centro do copo

5 passos para o colarinho perfeito 4

5 passos para o colarinho perfeito

Agora o grande segredo, complete o copo colocando a bebida no centro, faça esse procedimento de uma vez mas com cuidado pra não respingar ou perder o controle da espuma. O ar dessa vez é seu amigo, pois a nucleação aqui é bem vinda, ao contrário de bolhas que logo sumiriam, você acaba de criar uma espuma densa de longa duração.

 

#5 – Não perca o colarinho

5 passos para o colarinho perfeito 6

A espuma contribui em muitos sabores delicados à sua cerveja. Então controle seus goles para garantir a liberação de aromas enquanto bebe. Beba em pequenas quantidades.

Saúde!

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminham. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui