Colunas

5 Dicas para reduzir o consumo de Agrotóxicos sem precisar comprar Orgânicos

28 de agosto de 2018
Postado por Rui Davi

Você sabia que o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo? A maioria de nossos alimentos estão cheios desses venenos que, segundo alguns estudos, podem causar diversos danos a saúde.

Existem diversas doenças causadas pelos agrotóxicos, como problemas neurológicos, motores e mentais, distúrbios de comportamento, infertilidade, puberdade precoce, doença de Parkinson, câncer de vários tipos… a lista é enorme!

Mas podemos manter essas toxinas longe de nossas mesas. Como? Podemos comprar orgânicos! O único problema é que se você não mora perto de um produtor, eles (ainda) são meio caros. Então como se virar com o que encontramos no mercado?

É isso que veremos a seguir, seguindo as dicas do canal Pensando ao Contrário.

 

1. Lavagem dos alimentos

O bicarbonato de sódio é um dos elementos mais efetivos para retirar parte dos agrotóxicos presentes nos alimentos. Embora não remova todas as substâncias, ele é capaz de diminuir em mais de 80% os índices de veneno na casca. Falamos mais sobre isso aqui.

Para fazer a limpeza: dilua 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um litro de água. Deixe as frutas e verduras nessa mistura por cerca de 12 a 15 minutos. Depois, retire, enxágue e consuma.

Apesar de ser a melhor forma de eliminar agrotóxicos testada até hoje, é importante ressaltar que essa técnica é baseada em um estudo realizado apenas em maçãs e com dois tipos de agrotóxicos. Então, você não estará totalmente imune aos venenos, até porque ele só irá retirar o excesso da substância na casca, e uma vez que o alimento recebe o agrotóxico, a polpa já o absorve.

Ainda, outra pesquisa conseguiu remover parte de 16 agrotóxicos utilizando ozônio – substância nada comum de se ter em casa. Também, é possível usar aparelhos de vibração sônica, como o que mostramos aqui no SOS. Lembrando que para eliminar outros agentes patogênicos, como bactérias, é necessário seguir esse passo a passo.

Beleza e Saude, https://belezaesaude.com/bicarbonato-de-sodio/

Bicarbonato de Sódio

 

2. Elimine o consumo dos alimentos com mais agrotóxicos

Pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, beterraba, couve, mamão e tomate são os campeões em agrotóxicos no Brasil, segundo dados da Anvisa no Programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos – PARA – realizado entre 2011 e 2015.

Então, a dica aqui é: se puder, evite esses vegetais e dê preferência aos orgânicos, pois eles são cultivados naturalmente, sem pesticidas.

FCopel, https://www.fcopel.org.br/noticias/2017/1/27/brasil-e-o-pais-que-mais-consome-agrotoxicos-no-mundo

SEM LEGENDA

 

3. Dê preferência aos alimentos da época

Opte pelos alimentos da estação, porque eles não precisam de estímulo extra para crescer e se desenvolver. Logo, se eles estão no tempo certo e se reproduzindo naturalmente, o uso de agrotóxicos é muito menor.

Por isso, procure se informar sobre quais são os alimentos da época na sua região. Você pode conferir a lista nessa incrível tabela do CEAGESP.

Ceagesp, http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf

Trecho da tabela da Ceagesp

 

4. Plante em casa e colha mais saúde

Você não precisa ser expert em plantações, colheitas e afins, nem morar numa chácara ou ter um terreno grande. Plante em casa, mesmo que em um ambiente pequeno, como um apartamento.

Salsinha, coentro, alface, tomate, entre outros, podem ser plantados verticalmente e você terá à mão alimentos livres de agrotóxicos. Bom para saúde e para o seu bolso. Inclusive, o SOS vira e mexe publica dicas para cultivar uma hortinha em casa (veja aqui), por exemplo já ensinamos como plantar batatas em sacos plásticos e alface em garrafas PET.

Almanaque SOS, http://www.almanaquesos.com/como-plantar-batatas-em-casa-dentro-de-um-saco-de-lixo/

SEM LEGENDA

 

5. Consuma mais PANCs

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou mato comestível) são alimentos fáceis de plantar, cultivar e brotam em qualquer lugar, na maioria das vezes de graça! O que mais vai gastar será tempo para estudar sobre as PANCs, já que sabemos muito pouco sobre elas. Falamos mais sobre elas aqui.

Tê-las à mesa é uma ótima alternativa para ingerir proteínas e vitaminas sem agrotóxicos, aproveitando o que a natureza nos fornece gratuitamente. Veja essa deliciosa receita de Peixinho de Horta, uma PANC frita que vai muito bem com uma cerveja gelada.

Almanaque SOS, http://www.almanaquesos.com/afinal-o-que-sao-as-pancs-o-mato-comestivel/

SEM LEGENDA

Por fim, e não menos importante, obtenha o máximo de informação sobre os alimentos que leva à mesa. Pesquise, pergunte e dê preferência aos pequenos produtores. Sua saúde agradece muito!

Veja o vídeo completo:

Youtube - Pensando ao Contrario

MATÉRIAS RELACIONADAS