• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

5 Dicas para limpar Calçados de Camurça sem estragar o couro

E saiba ainda o que NUNCA deve fazer.

Sabe o que pode ser mais difícil que limpar sua barra com o RH da empresa por ter ido trabalhar levemente embriagado? Limpar sapatos de camurça!

Depois de muitos pedidos para resolver esse dilema da vida doméstica, a gente selecionou algumas dicas que prometem facilitar muito essa tarefa sem causar danos ao seu sapato favorito. Dá só uma olhadinha.

 

1. Apague com borracha

Conforme já havíamos falado neste post aqui, a facilitadora doméstica e personal organizer Lucy Maziel revela que em camurças de cor clara, como brancas, beges e nudes, você pode simplesmente apagar a mancha esfregando uma borracha branca, dessas de escola, na região manchada. Simples assim.

 

2. Limpe com esponja de aço

E não é que a tal esponja de aço tem mesmo mil e uma utilidades? Em camurças de qualquer cor, você pode limpá-las passando uma esponja de aço fina, sempre no mesmo sentido (!!), até que toda a sujeira saia.

 

3. Manchas de gordura com lixa de unha

Para retirar aquela gotinha de gordura que caiu no seu sapato você pode usar também a técnica mencionada acima, mas se mesmo assim a mancha não sair, tente usar uma lixa de unha.

Esfregue a lixa sobe a mancha, lembre-se que esse processo tem a intenção de literalmente lixar o couro até que parte engordurada suma. Faça devagar e com cuidado para não estragar o material.

 

4. Conservando o couro

Para conservar sua peça de camurça, passe amaciante de roupas ou hidratante de cabelo, sempre no sentido da camurça, em todo o couro.

O material vai absorver esses produtos e a camurça ficará como nova. Mas fica o alerta, é preciso fazer teste antes em uma parte escondidinha da camurça para ver como o couro vai reagir aos produtos.

 

5. O que NUNCA fazer

  • Nunca use removedor de manchas na camurça. Segundo o site WikiHow, produtos químicos neste tipo de couro podem causar danos maiores ao material, ainda mais se o produto em questão não for desenvolvido especificamente para a camurça.

  • Evite tentar retirar qualquer mancha com água. O líquido pode causar manchas no tecido. Segundo o site eHow se toda água não for absorvida rapidamente com um papel absorvente e a peça não for colocada para secar em lugar arejado, a mancha se tornará permanente.

  • Jamais use o secador de cabelos ou outra tática para acelerar o processo de secagem do couro. Se não secar naturalmente, as chances da mancha se tornar permanente aumentam.

  • Segundo o site Dona Giraffa, não se deve colocar peças de camurça para secar ao sol, isso pode manchar o couro. A publicação indica lugares com sombra e arejados para esse processo.

  • Evite ao máximo usar calçados de camurça em dias de chuva.

 

– E você tem mais alguma dica incrível para camurça? Comente!

Fonte(s): Gazeta Online, Wikihow, Dona Giraffa, eHow, Wikihow
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui