• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

5 Dicas para consumir Alimentos Congelados de maneira saudável

Especialista explica como manter a saúde, mesmo consumindo comida congelada.

Dario C L Barbosa Publicado: 05/08/2016 13:06 | Atualizado: 05/08/2016 13:06

Quem nunca recorreu a uma comidinha congelada num dia de preguiça que atire a primeira “pedra” de lasanha.

Vista como um alimento nada saudável, os congelados são uma mão na roda para nós, solteiros. Mas “a novidade” é que esses produtos podem ser menos prejudiciais do que a gente imagina.

A nutricionista Dra. Juliana Menegazzi, consultora da Leve e Pronto, empresa especialista em alimentos congelados, nos passou algumas dicas para esse rango da preguiça preocupar menos. Olha só!

***

1. Compre com qualidade, dê preferência às caseiras

A Dra. Menegazzi indica sempre escolher alimentos congelados de marcas com credibilidade, nada de optar pelo mais baratinho da prateleira, tá?

Outra dica da nutricionista é sempre optar por aquelas versões “caseiras”, que apesar de não serem realmente caseirinhas, feitas pela nosso avó, normalmente são mais saudáveis que as assumidamente industrializadas, cheias de sódio gorduras e conservantes.

 

2. Use bolsas térmicas para transportar o alimento

Segundo a doutora, o ideal é que o alimento congelado não sofra alterações bruscas de temperatura no caminho do mercado até em casa. Isso assegura sua qualidade e segurança para sua ingestão.

Uma boa saída é apostar em bolsas térmicas, onde você pode até colocar um pouco de gelo em seu interior para manter ainda mais, tudo congeladinho.

 

3. Guarde do jeito certinho

Ela também aconselha sempre olhar na embalagem do produto e verificar qual a indicação de armazenamento do alimento. Armazenar seu rango do jeito certo garante a qualidade da sua comidinha.

 

4. Não descongele em temperatura ambiente

A doutora alerta que o descongelamento para o consumo deve ser feito de acordo com as instruções da embalagem.

“Nunca descongele nada em temperatura ambiente e, dependendo do produto, o ideal é que ele seja levado diretamente ao micro-ondas ou ao forno” – revela.

Em casos que o descongelamento deve ser feito, a especialista indica fazer isso dentro da geladeira.

 

5. Nunca re-congele!

Nunca devemos congelar novamente um alimento que já foi descongelado. Esse processo, além de representar um risco para a saúde, altera as caraterísticas principais da sua comidinha, como coloração, aparência e até o sabor.

Fonte(s): Leve e Pronto
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui