• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

5 Dicas para conseguir ser uma pessoa melhor pela manhã

Para ter um dia mais alegre e muito mais produtivo.

Bem que a gente queria acordar igual as princesas da Disney, com os passarinhos cantando, exibindo um sorrisinho pleno no rosto e cheios de alegria por começar mais um dia incrível.

Mas o “modo soneca” está aí para nos provar que a vida não é um conto de fadas, ainda mais para aqueles que precisam acordar cedinho todos os dias.

E para esses que não fazem parte da realeza, o site Elite Daily publicou o ótimo vídeo “How to become a better morning person” (algo como “Como se tornar uma pessoa melhor pela manhã“) com cinco dicas para fazer da sua rotina matinal uma verdadeira manhã gloriosa! A gente traduziu e reuniu outras opiniões que debatessem a eficácia das dicas, olha só.

 

1. Não toque no seu celular

O ideal é que você resista àquela vontade de checar seu e-mail ou suas redes sociais nos primeiros 15 minutos do seu dia. Para não cair em tentação, coloque o seu celular longe de você ou desative as notificações da tela.

Para a a psicóloga do Programa de Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria da USP, Dra. Dora Goes, o abuso do uso de celular pode desencadear a nomofobia, um transtorno que causa medo de ficar sem o celular.

Esse transtorno ainda pode acarretar em falta de concentração, sedentarismo, problemas de visão por causa da exposição à tela, tendinite, entre outros problemas, afirma a especialista em uma matéria publicada pelo R7.

Então não custa nada aproveitar melhor os primeiros momentos da sua manhã com outras atividades e evitar o celular, pois, como vimos, ele pode te atrasar e ainda trazer vários probleminhas para seu dia e sua produtividade.

 

2. Alongue-se 

Começar o seu dia com leves alongamentos, de forma lenta, fará você se sentir mais flexível e com mais energia, aconselha o vídeo.

O neurocirurgião Dr. Luiz Pimenta falou sobre os benefícios do alongamento matinal em entrevista para a Revista Viva Saúde, que funciona como um “esquenta” para o dia longo que vem pela frente.

“Quando feitos no início do dia, os exercícios de alongamento servem para ativar a musculatura do corpo, preparando-o para as tarefas que serão realizadas na sequência”. – revela o profissional à publicação.

 

3. Beba um copo de água com limão

O ideal é trocar o café pela água com limão logo ao acordar. Segundo a publicação, além disso te ajudar a queimar gordura, a bebida funcionará como um belo impulso energético para seu organismo.

De acordo com a nutricionista Bianca Innocencio, em entrevista à Revista Marie Claire, o ácido cítrico do limão ajuda na alcalinização do sangue e equilibra o metabolismo, o que trás vários benéficos para nosso organismo.

A especialista ainda aconselha a tomarmos a bebida em jejum e só comermos alguma coisinha uns 20 minutos depois.

“Quanto mais alcalino está o sangue, melhor, porque a maioria das doenças tem relação com a acidificação sanguínea, que é o oposto. Durante a noite nós oxidamos muito porque o corpo continua trabalhando, então beber água com limão em jejum é como se você estivesse ‘lavando seu organismo’ antes de colocar qualquer coisa pra dentro.” – revela a especialista.

 

4. Estabeleça três prioridades para o seu dia

Localizar as três tarefas mais importantes do dia fará um grande impacto na sua rotina. Priorizar estes 3 itens poderá levar ao aumento da sua produtividade.

Um artigo do gerente de produto, Fernando Garrido Vaz, para o site especializado em gestão de projetos e produtividade, Artia, falou sobre a importância do planejamento para o seu dia. Segundo o especialista, essa sugestão está presente em muitas das escolas de pensamento sobre o planejamento.

Sabendo quais atividades você precisará realizar durante o dia, será muito mais fácil realizá-las sem esquecer alguma delas – e de forma muito mais organizada. Muito mais produtivo, não é mesmo?

“A sua lista não pode ser tão rígida que não permita que novos itens sejam adicionados, até porque a rotina da maioria das pessoas exige esse tipo de adaptação. Adicione os itens na sua lista conforme forem surgindo.” – aconselha o especialista.

 

5. Ouça música

Por último, e não menos importante, esta é a dica que fará o seu dia começar com muito mais animação: prepare-se para um bom dia escutando sua música favorita. Músicas agradáveis podem prevenir aumentos induzidos pela ansiedade na frequência cardíaca e na pressão arterial.

Em uma entrevista publicada no site Índice de Saúde, Dr. Eri Guchi, principal pesquisador de um estudo da Osaka Graduate School of Medicine sobre os efeitos do riso e da música, diz que terapia de relaxamento por meio da música pode diminuir os níveis de cortisol – hormônio do estresse que pode contribuir para a elevação da pressão arterial.

Ainda nesta mesma publicação, Dr. Michael Miller, diretor de cardiologia preventiva da Universidade de Maryland Medical Center, sugere que o óxido nítrico liberado em resposta ao riso ou a música pode ser o responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos e redução da pressão arterial, o que confirma a informação dada pelo vídeo.

Tudo isso sem contar que ouvir música é muito divertido né? Faça a sua playlist matinal e comece o dia no seu ritmo preferido.

 

Veja abaixo o vídeo completo (em inglês):

Fonte(s): R7, Marie Claire, Artia, Revista Viva Saúde, Índice de Saúde, Elite Daily
Tati Santana
Baiana com muito dendê, estudou Marketing e Cinema, mas seu maior crush é escrever. Adora noites de lua cheia, papo esotérico e o jeitinho "rock'n roll meio nonsense" de levar a vida.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui