Assuma, você, assim como a maioria dos brasileiros, não desgruda do celular. Talvez pareça apenas uma infeliz casualidade, mas para muita gente é um perigoso vÃcio.
Em uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos e encomendada pelo Bank Of America, 71% dos entrevistados afirmaram que dormem com seus smartphones por perto. Seja em algum lugar no quarto, na cama, ou até mesmo nas mãos.
Esses números escancaram uma realidade: As pessoas não vivem mais sem o celular.
Talvez você ainda esteja cético quanto a possibilidade de alguém ser viciado em smartphones, mas a coisa é tão séria que já existem empresas ganhando dinheiro com produtos para conter este vÃcio.
1. Vão os celulares, ficam os anéis
Uma dessas é a americana Ringly, que se especializou na venda de joias high-tech. Seu mais notável produto é um anel fabricado com ouro 18K. A joia sincroniza-se ao smartphone e vibra, ou acende uma led, sempre que chega uma nova notificação importante, já configurada por você através de um aplicativo (iPhone ou Android).
A ideia deste anel é fazer com que o usuário se distancie um pouco do aparelho celular. Para isso, os interessados só precisam escolher uma das 4 cores disponÃveis e desembolsar cerca de 195 dólares (cerca de 600 reais).

2. Controlando o grau de vÃcio
Pra quem  acredita que precisará mais do que o anel cyber para conter o vÃcio, uma outra alternativa é o app Moment. DisponÃvel apenas para iPhone, o aplicativo calcula a quantidade de tempo que você utiliza o aparelho, te dando assim o grau de “quão viciado você está”.
Basta configurar o app, estipulando um certo limite de horas para o uso do celular, tentando assim, diminuir esse “grau de vÃcio” gradativamente.
3. Somente o necessário, o extraordinário é demais
Uma alternativa para os mais preocupados com o vÃcio em celulares é o LightPhone. Vendido a 100 dólares (pouco mais de 300 reais), esse telefone celular tem uma única função: Fazer e receber chamadas. Nada além disso.
Você configura, através de um app, as chamadas importantes que possa receber no seu smartphone, e as encaminha para este modesto aparelho.
4. Placebo
Agora, se você acredita que nenhuma dessas alternativas será o suficiente para fazer com que largue do celular, você precisa definitivamente adquirir essa genialidade (ou não) do mundo moderno chamada NoPhone.
Custando apenas 12 dólares no site oficial, ele simula tudo o que um smartphone convencional tem, mas é tudo falso. Nada funciona. Nophone é apenas um pedaço retangular de borracha, criado para enganar o nosso cérebro.
Após um mês de “uso” do NoPhone, com certeza você irá perder aquela mania chata de ficar dando uma olhadinha no Face toda hora.

Imagem de capa:Â taringa
Via:Â NYtimes