O casamento tem lá suas vantagens, como ter alguém para dividir todas as contas todos os momentos da vida, por exemplo. Mas e quando você não está a fim de dividir nada?
Nesse caso, é um privilégio. Comemoremos!
Morar junto pode ser uma alternativa menos burocrática, vai te permitir menos regalias do que se você estivesse solteiro, porém, mais do que casado. Mas existem países que não veem com bons olhos uma união sem casamento e nesses lugares, se você quer morar junto, precisa casar com cerimônia e papelada, como no Japão.
E foi lá que uma pesquisa de comportamento realizada com 103 homens solteiros, com idades entre 22 e 39 anos feita pelo site Woman Mynavi, perguntou:
“Em quais momentos você se sente feliz por não ser casado?”
Se liga nas quatro principais respostas.
***
1. “Sair para beber sem ter que pedir permissão”
Mas não é só pela diversão.
Além da cervejinha com os amigos, no Japão, existe uma tradição chamada Nomikai, quando os homens de negócios saem para beber depois do trabalho. Isso é feito com o intuito de que os colegas se conheçam e saibam com quem estão lidando. A bebida entra, a verdade sai, todo mundo sabe.
Os executivos casados, e que nem sempre frequentam essa festas, podem perder muitas chances de negócios e serem excluídos de alguns grupos. Como os solteiros não tem esse problema de ter que voltar pra casa cedo, levam uma grande vantagem nesse quesito.
2. “Quando vejo um trabalhador com olhar triste antes do dia do pagamento”
No Japão existe o chamado “salarymen”, se trata do trabalhador-padrão, que mantém uma rigorosa rotina de trabalho. Esses homens, quando casados, tem um certo obstáculo no dia de receber o salário e botar a mão na bufunfa: suas mulheres. É comum entregar todo o pagamento para as esposas, pois elas são as responsáveis por resolver as finanças da casa.
Como nem todas as patroas são formadas em economia, muitas vezes o trabalhador precisa fazer malabarismos com o salário, deixando até de comer para economizar. Por isso, os solteiros ficam felizes por não serem casados quando veem estes sujeitos com fome tristes na hora do almoço.
3. “Quando tenho que ouvir colegas resmungando sobre suas esposas”
Outro momento de felicidade plena dos japoneses sem de alianças nos dedos é quando ouvem o “mimimi” dos colegas sobre os problemas do casamento e reclamações de como são mal tratados pelas esposas.
Muitos se queixam que as mulheres ficaram diferentes depois de casar. É por essas e outras que muitos solteiros preferem continuar com seus ouvidos intactos, sua sanidade mental preservada e sua boca longe de reclamações.
– Cala a boca!
4. “Quando viajo e posso escolher meu próprio destino e fazer o que gosto”
Numa viagem, é muito bom quando você tem a árdua tarefa de só pensar em si próprio. Ir para onde quiser e não ter que comparecer à parques infantis ou assistir peças de teatro ou musicais chatos. Para o casado, sair de férias é um verdadeiro desafio de logística. Dezenas de malas, gastos e sua vontade em último lugar, se couber no carro.
Por isso, os solteiros riem à toa quando é feriado, ou seja, época de viajar e fazer tudo o que tem vontade.
Pois é, apesar das diferenças, parece que se amarrar com alguém pode ser a mesma “fria”, tanto do outro lado do mundo quanto aqui. Só ficou uma dúvida, e as mulheres?
Via e imagem de capa: Rocket News 24