4 Dicas poderosas para melhorar seu ‘networking’
Conhecer as pessoas certas pode ser a chave do sucesso. A essa preocupação, em fazer bons contatos e manter pessoas profissionalmente interessantes por perto, damos o nome de networking, ou rede de contatos.
Entre indicações e surgimento de novos projetos, o networking traz muitas vantagens para você e sua carreira, ou negócio. Porém, muita gente ainda não se sente à vontade com essa técnica e não sabe bem como se comportar.
A Exame publicou uma matéria reunindo 4 dicas para ampliar sua rede de contatos. Mas já avisamos: o segredo é saber passar a mensagem certa. Se liga!
***
1. Ansiedade = insegurança
É normal ficarmos ansiosos quando tentamos fazer o networking funcionar. Afinal, muita coisa depende daquilo e você quer impressionar positivamente a pessoa. E é justamente aí que a gente acaba pecando: se a pessoa perceber sua ansiedade, vai entendê-la como insegurança e isso não será nada bom.
Por exemplo, mandar vários e-mails para um contato num prazo curto, ser insistente, cobrar uma resposta ágil… Para o alvo da sua rede, isso soará imaturo. Então, dá uma respirada e segura a emoção.
2. Via de mão dupla
A pessoa não está te dando aquele emprego à toa: ela deve saber que você desempenhará um bom trabalho. Ou seja, não é um favor, mas uma troca: você tem interesse no emprego e ela tem interesse no seu trabalho.
Mas por que ter isso em mente é importante? Mudar essa mentalidade lhe dará outra percepção sobre como se posicionar ao fazer seu networking, sem medo de falar dos seus pontos fortes. É isso que se espera, não sinta vergonha.
3. Mas mantenha o respeito, D2 a humildade
Não é porque você vai falar dos seus pontos fortes que você precisa esquecer completamente a modéstia. A elegância de se “vender” para o outro é justamente deixar que ele vá descobrindo e se encantando.
Por exemplo, para que falar de cara que você fez doutorado em Harvard? Fale que você fez pós graduação em uma universidade americana e deixe a pessoa ter a surpresa de descobrir o resto durante a conversa. Como em todas nossas interações, a modéstia é uma ferramenta eficaz para fazer com que as pessoas gostem de você. Aproveite.
– …Mas …Mas eu sou o melhor.
4. Onde e quando
Sutileza gera um networking eficaz. Então saiba quando fazer contato. Investir na técnica ao entrar em um novo emprego não será bem visto. As pessoas podem julgar que você é volúvel e está ali apenas esperando surgir uma nova oportunidade (o que normalmente é verdade, mas não é algo muito bonito de se dizer).
Tome cuidado também ao se envolver demais com funcionários de concorrentes. Isso pode gerar hostilidade de ambas as partes: da pessoa alvo e das pessoas da sua própria empresa. Torne tudo uma feliz coincidência e aproveite apenas para mostrar, sutilmente, que você é um ótimo profissional.
Em outras palavras, nunca perca de vista seu real objetivo e faça de tudo para passar exatamente a mensagem que pretende. Caso contrário, fazer networking não será o seu forte. Ou, pior ainda, pode acabar te transformando no inconveniente da equipe.
Via: Exame