• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

4 Dicas poderosas para melhorar seu ‘networking’

Conhecer as pessoas certas pode ser a chave do sucesso. Veja como ampliar sua rede de contatos.

Conhecer as pessoas certas pode ser a chave do sucesso. A essa preocupação, em fazer bons contatos e manter pessoas profissionalmente interessantes por perto, damos o nome de networking, ou rede de contatos.

Entre indicações e surgimento de novos projetos, o networking traz muitas vantagens para você e sua carreira, ou negócio. Porém, muita gente ainda não se sente à vontade com essa técnica e não sabe bem como se comportar.

A Exame publicou uma matéria reunindo 4 dicas para ampliar sua rede de contatos. Mas já avisamos: o segredo é saber passar a mensagem certa. Se liga!

***

1. Ansiedade = insegurança

É normal ficarmos ansiosos quando tentamos fazer o networking funcionar. Afinal, muita coisa depende daquilo e você quer impressionar positivamente a pessoa. E é justamente aí que a gente acaba pecando: se a pessoa perceber sua ansiedade, vai entendê-la como insegurança e isso não será nada bom.

Por exemplo, mandar vários e-mails para um contato num prazo curto, ser insistente, cobrar uma resposta ágil… Para o alvo da sua rede, isso soará imaturo. Então, dá uma respirada e segura a emoção.

509f03374c4a27551084041856eacd39

nota10

2. Via de mão dupla

A pessoa não está te dando aquele emprego à toa: ela deve saber que você desempenhará um bom trabalho. Ou seja, não é um favor, mas uma troca: você tem interesse no emprego e ela tem interesse no seu trabalho.

Mas por que ter isso em mente é importante? Mudar essa mentalidade lhe dará outra percepção sobre como se posicionar ao fazer seu networking, sem medo de falar dos seus pontos fortes. É isso que se espera, não sinta vergonha.

Business sale

 assessorandovocê

3. Mas mantenha o respeito, D2 a humildade

Não é porque você vai falar dos seus pontos fortes que você precisa esquecer completamente a modéstia. A elegância de se “vender” para o outro é justamente deixar que ele vá descobrindo e se encantando.

Por exemplo, para que falar de cara que você fez doutorado em Harvard? Fale que você fez pós graduação em uma universidade americana e deixe a pessoa ter a surpresa de descobrir o resto durante a conversa. Como em todas nossas interações, a modéstia é uma ferramenta eficaz para fazer com que as pessoas gostem de você. Aproveite.

soumelhor_sososlteiros

– …Mas …Mas eu sou o melhor.

 

4. Onde e quando

Sutileza gera um networking eficaz. Então saiba quando fazer contato. Investir na técnica ao entrar em um novo emprego não será bem visto. As pessoas podem julgar que você é volúvel e está ali apenas esperando surgir uma nova oportunidade (o que normalmente é verdade, mas não é algo muito bonito de se dizer).

Tome cuidado também ao se envolver demais com funcionários de concorrentes. Isso pode gerar hostilidade de ambas as partes: da pessoa alvo e das pessoas da sua própria empresa. Torne tudo uma feliz coincidência e aproveite apenas para mostrar, sutilmente, que você é um ótimo profissional.

networking_sosossolteiros

alexkobayashi

Em outras palavras, nunca perca de vista seu real objetivo e faça de tudo para passar exatamente a mensagem que pretende. Caso contrário, fazer networking não será o seu forte.  Ou, pior ainda, pode acabar te transformando no inconveniente da equipe.

Via: Exame

Bia Lancha
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui