Olha pra fora da sua janela. Abra seu facebook. Alguma coisa mudou. Ainda não sabemos bem o que é, provavelmente só entenderemos tudo no futuro. Revolução! Sim, meus caros. Talvez toda essa manifestação sem objetivos claros, apenas descontentamentos que se multiplicam, nos traga consequencias desastrosas. Talvez nos traga mudanças boas. Como diria o Buda, vamos aguardar.
O #PraAssistir de hoje está polÃtico e reflexivo. Preparamos uma lista de filmes com cenas perfeitas pra te fazer tirar essa bunda da cadeira e se ligar no que está acontecendo. Discursos, canções entoadas em unÃssono, chamados populares. Vem pra rua você também! Com consciência, é claro.
#1 Aragorn no Portão Negro Senhor dos Anéis
O Retorno do Rei (2003)
O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei (2003)
“Homens de Gondor, de Rohan, meus irmãos. Eu vejo em seus olhos o mesmo medo que me tomaria o coração. Pode chegar um dia em que a coragem dos homens se acabe, que esqueçamos nossos amigos e quebremos laços de amizade! Mas não será hoje! Uma hora de lobos e escudos quebrados quando a era dos homens se arruinará…Mas esse dia não é hoje! Hoje nós lutaremos! Por tudo o que queremos bem nesta boa terra, eu exijo que resistam, Homens do Oeste!”
É de arrepiar. Tais palavras seguidas pela trilha sonora épica de Senhor dos Anéis são o tipo de coisa que me faz ver um filme de novo e de novo. A trilha, aliás, rendeu Oscar e serve sempre que você tá precisando de uma motivação.
#2 O discurso de Milk
Milk, a voz da igualdade (2008)
Milk, a voz da igualdade (2008)
“Meu nome é Harvey Milk e eu estou aqui para recrutá-los! Eu quero recrutá-los pela luta para preservar a sua democracia. Irmãos e irmãs, vocês precisam se assumir! Se assumir para seus pais, se assumir para seus amigos, se eles de fato forem seus amigos, se assumir para seus vizinhos, para seus colegas de trabalho. De uma vez por todas, vamos quebrar os mitos e destruir as mentiras e distorções. Pelo seu bem, pelo bem deles, pelo bem de todos os jovens que estiveram assustados pelos votos de Dade a Eugene. Na estátua da liberdade, se diz: ‘Dê-me seus exaustos, seus pobres, suas multidões densas ansiosas para ser livres’! Na declaração de Independência está escrito: ‘Todos os homens foram criados iguais e foram dotados de certos direitos inalienáveis’!
Então, para o sr. Briggs, e sra. Bryant e todos os outros de cabeça fechada por aÃ: não importa o quanto vocês tentarem, vocês nunca poderão apagar essas palavras da Declaração de Independência! Não importa o quanto vocês tentarem, vocês nunca poderão apagar essas palavras da base da Estátua da Liberdade! Aà é que está a America! Ame-a ou deixe-a!”
Não temos uma Estátua da Liberdade, mas temos uma Constituição que prevê nossos direitos de liberdade de ir e vir e de expressão. Escrita como um recado aos conservadores, a cena inspirada em fatos reais do polÃtico Harvey Milk lutando pela igualdade no tratamento das pessoas, não importando sua opção sexual, é atual e serve pra muitas outras causas.
#3 Do you hear the people sing?
Os Miseráveis (2012)
 Os Miseráveis (2012)
“Você ouve as pessoas cantarem?/Cantando a canção dos homens furiosos/ Essa é a música de um povo/ Que não será escravo novamente/Quando a batida do seu coração/ Ecoa na batida dos tambores/ Há uma vida prestes a se iniciar/ Quando a manhã chegar
Você vai se unir a nossa cruzada/ Você será forte e ficará comigo?/ Além da barricada/ Há um mundo para se ver por muito tempo?/ Então junte-se à luta/ E você ganhará o direito de ser livre
Você dará tudo que pode dar/ Para que nosso estandarte possa avançar?/ Alguns vão morrer e alguns vão viver
Você vai se erguer e agarrar sua chance?/ O sangue dos mártires /Vai regar os prados da França!”
Voto que “Do you hear the people sing” devia ser lema oficial das manifestações.
#4 A Genki-Dama de Goku
Dragon Ball Z, Episódio: Uma Genki-Dama Feita por Todos!!
(285 e continua em 286)
A Genki-Dama de Goku
“Ouçam todos, por tudo que mais amam, precisamos que mandem a sua energia! Acreditem, precisamos de sua ajuda! Mandem a sua energia! Andem logo!”
19:05 em diante você confere a chegada da energia
É simples, parece besteira, mas DRAGON BALL Z TAMBÉM é cultura! Quem não lembra dessa cena de sua infância? Quem não mandou energia a Goku do sofá de sua casa? Quem ousou ser aquele a enfraquecer a Genki-Dama? Por favor, vem pra NOSSA Genki-Dama!
Lembra de mais alguma cena? Comenta aÃ!
Minha Opinião
Agora, falando mais sério, a última manifestação de Florianópolis, onde cerca de 50 mil pessoas fecharam as duas únicas pontes que dão acesso a ilha, me fez pensar que talvez estejamos perdendo o foco. Talvez a noção. Em meio a gritos genéricos,”manifestantes” fazendo festa e bebendo, outros tantos jogando cartazes molhados no chão. Universidades cancelam aulas, funcionários voltam pra casa mais cedo e o paÃs para. “Em manutenção”. Realmente, espero muito que sim! Mas algumas cenas tristes me fazem pensar que isso é um grande carnaval fora de época, com possÃveis consequências desastrosas.
Vem pra rua! VEM, SIM. Mas POR FAVOR, informe-se antes. Cuidado com as suas atitudes, pois elas que darão a cara a esse movimento. Acima de tudo, coerência, gente. Não adianta levantar bandeiras bonitas e depois ser racista, homofóbico e por aà vai. É clichê, mas a mudança quem começa é você, em casa. Toda essa comoção é linda, mas muita gente reunida corre o risco de virar massa de manobra. Continue lendo e se informando. Vamos continuar participando! Mas com consciência, cuidado e respeito. À não violência, principalmente aquela que vem de nós mesmos.
Fontes: IMDB, Letras.mus.br.