35 Mentiras que você achava ser verdade. Até agora.
Tá sem assunto na mesa de bar? Então se prepare, pegue um bloquinho de nota e uma caneta. Você está prestes a ser reeducado.
…ou simplesmente coloque esse post nos favoritos.
Confesso que muitas lendas que o site Viralnova colocou na lista, eu nunca nem tinha ouvido falar, mas, sempre é bom ampliar nossa cultura inútil. Todas as informações pesquisadas pelo site, usaram o Reddit, Wikipedia e Google como fonte.
1.) Você não nasce com todas as células do cérebro. Há evidências que seu cérebro continuará produzindo novas células em determinadas regiões, um processo conhecido por neurogênese.
2.) A cor do muco do nariz não indica se você tem uma infecção bacteriana ou viral. A cor é definida por uma variedade de doenças.
3.) Peixe não tem memória de 30 segundos. Na verdade, eles podem se lembrar das coisas por meses.
4.) Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar. Por exemplo, o Empire State Building é atingido até 100 vezes por ano.
5.) Lêmingues não seguem uns aos outros, cometendo suicídio em massa. O “fato” foi erroneamente perpetuado por um documentário da Disney de 1958 (White Wilderness), onde os cineastas manualmente jogaram os animais do penhasco, tudo pelo bem da boa televisão.
6.) Desconsidere a frase “cego como um morcego” (termo americano – “blind as a bat”), pois os morcegos não são cegos. Eles usam a ecolocalização para caçar e se localizar, mas eles podem enxergar também.
7.) O popular dinossauro, Brontossauro, na verdade não existe. Ele é um Apatossauro. O paleontólogo Othniel Charles Marsh, identificou erroneamente um Apatossauro adulto como uma espécie completamente diferente.
8.) A água pura não conduz muito bem a eletricidade. A razão pela qual você levaria um choque, é que na água existem minerais, sujeira e outras coisas que conduzem eletricidade.
9.) Chiclete engolido não demora 7 anos para ser digerido. Na verdade, não digerimos nunca. Ele passa inofensivamente através do corpo.
10.) Um gene não é igual a uma proteína. Muitos genes fazem várias proteínas e alguns não fazem nenhuma.
11.) Memória “fotográfica” não existe. Mesmo as pessoas com memória excepcional não vão se lembrar de eventos com os mesmos detalhes de uma câmera.
12.) Unhas e cabelo não continuam crescendo depois que morremos. Na verdade a pele, por perder líquidos, encolhe, dando a impressão de crescerem.
13.) Estralar os dedos não vai te dar artrite. Idade, lesões, obesidade e genética causam artrite.
14.) Nem todas as pessoas com Síndrome de Tourette gritam palavrões aleatoriamente, somente uma pequena porcentagem faz isso. O que é mais comum a síndrome são os movimentos involuntários e outros tiques sonoros.
15.) Raspar os pelos, não os torna mais grossos. Você pode ter a sensação de estar assim pois, ao cortar, sente apenas as extremidades, que são mais grossas.
16.) Ser atingido por uma moeda de ‘cent’ (centavo), que foi atirada do topo do Empire State Building, não vai te matar. A velocidade dela vai, no máximo chegar a 80km/h. Essa velocidade não é o suficiente para matar, mas pode doer, bastante.
17.) Os tubarões podem ter câncer sim. O mito de que isso não acontecia, foi criado por I. William Lane, a fim de vender cartilagem de tubarão como um tratamento contra a doença.
18.) É possível colocar um ovo de pé em qualquer dia do ano (e não apenas no Equinócio da Primavera). Você só precisa de paciência e de um ovo com textura na casca.
19.) A radiação do microondas não causa câncer. Apenas alguns tipos de radiação podem causar esse tipo de doença (e depende muito da dosagem).
20.) Durante a Idade Média, a maioria dos estudiosos aceitavam que sim, a Terra era redonda. O mito de que as pessoas acreditavam que era plana, foi iniciado na década de 1940, pelos membros da Associação Histórica.
21.) Hambúrgueres do Mc’Donalds podem e vão apodrecer sob as condições certas. Como, por exemplo, dentro do seu organismo.
22.) Estresse não é o grande vilão da pressão alta. O estresse, é claro, pode aumentar temporariamente a pressão arterial, mas as principais causas da hipertensão são o tabagismo, genética e uma dieta ruim.
23.) É mais provável que o HIV tenha sido passado dos macacos para humanos através da caça, do que através do coito.
24.) Dar açúcar para crianças não as torna hiperativas. Diversos estudos comprovaram que as crianças simplesmente são hiperativas, dar doce não fez diferença alguma.
25.) Os avestruzes não enfiam a cabeça no chão quando sentem medo. Na verdade, se jogam no chão e fingem estar mortos.
26.) O Hemisfério Norte, ou Sul, da Terra não ficam mais perto do Sol quando é verão. É mais quente nesse período pois estão inclinados em direção ao sol, permitindo direta interação com a energia solar.
Flickr / donkeyhotey
27.) A maioria dos diamantes, na verdade, não são feitos de carvão comprimido. Pois o carvão é encontrado a 2km da superfície terrestre e os diamantes são comprimidos e aquecidos a mais de 140km.
28.) Alimentos orgânicos não são livres de pesticidas. Segundo o Departamento de Agronomia Americano (USDA), os níveis de pesticidas em alimentos orgânicos e não-orgânicos são tão baixos que não chegam a ser uma preocupação a saúde.
29.) Cães e gatos não enxergam em tons de cinza, eles vêem em tons de azul e verde.
30.) A Grande Muralha da China não é a única estrutura feita pelo homem visível do espaço.
RETIFICANDO: A muralha pode SIM ser vista do espaço, mas não com facilidade. Outra estrutura feita pelo homem visível do espaço são as pirâmides de Gizé, mais info aqui.
31.) Seu sangue nunca é azul. É vermelho, oxigenado ou não. Suas veias parecem azuis por conta do tom da pele.
32.) As pessoas usam mais do que “apenas 10%” de seus cérebros. Na real usamos todo o cérebro. No entanto, usamos diferentes áreas em momentos diferentes.
33.) A ingestão de Poinsétias (bico-de-papagaio) não vai matar você ou seus animais de estimação, mas pode deixá-lo doente e com problemas gastrointestinais.
34.) Encostar em sapos não vai te causar verrugas. Mas tocar em verrugas de outra pessoa, no entanto, vai. O papilomavírus humano (HPV) é o maior causador delas.
35). Ruivos não vão ser extintos, isso porque nenhum gene pode ser extinto. O gene para o cabelo ruivo ou loiro, recessivo, pode ser ‘carregado’ ao longo de gerações, sem que se manifeste como uma cor de cabelo.
Acreditando ou não, agora você é oficialmente uma pessoa interessante, ou pelo menos está no caminho, armado até os dentes com quebra-gelo, arrumar assunto já não vai ser mais problema.