• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

33 Coisas que Solteiros de 30 anos deveriam ter

A lista foi feita e votada por solteiros, homens e mulheres, e vai desde bens materiais a comportamento

Uma enquete na fanpage do SOS Solteiros no Facebook procurou apurar, entre os leitores, o que é importante para o solteiro ter depois dos 30 anos. O resultado está na lista abaixo, a partir do menos votado para o mais votado, todas as sugestões são dos solteiros, não tivemos influência.

Em cada item, nosso rabugento favorito, o experiente jornalista Roberto Amado, dono do blog parceiro Poucas Palavras, faz comentários baseados na sua (longa) experiência como solteiro. “O que mais me surpreendeu foram as ausências. Ninguém mencionou, por exemplo, a necessidade de aprender um segundo idioma, o que considero fundamental. Dominar um segundo idioma é importante para a carreira, para as relações pessoais e para expandir os horizontes — desde que esse idioma não seja quechua ou mongól, por exemplo.”, ressaltou.

O jornalista também lamenta a ausência de viagens na lista: “Entendo que todo(a) marmanjo(a) de 30 anos deve circular um pouco pelo mundo ou, no mínimo, pelo seu país. Não estou incluindo o cupom de compra coletiva que permite você passar um fim de semana em Jabuticabeiro do Norte. É importante conhecer culturas, geografias e pessoas. Vai que algum dia você larga essa solteirice e casa-se com um(a) paquistanes(a) sexy?”.

Vamos a lista!

 

#33 – EXPERIÊNCIAS

ee41860330f1fb3d1562425a822464a13b11c0c3

Ter experimentado muitas coisas é fundamental para o nosso desenvolvimento, afinal, na juventude que tocamos o fod*-se. Depois dá uma preguiça…

Amado: Depende do que. Sexo anal? bunda de formiga frita? Eletrochoque? Dispenso. É bom ter experiências relevantes para a formação do indivíduo.

 

#32 – UM BOM TRAVESSEIRO

bigbagloungerswoodnotes1-e1293957548757

Para evitar as novas dores que a idade trás, afinal, conforto, nessa altura do campeonato, é fundamental. Além de fazer companhia em noites solitárias.

Amado: Será? Pra que? Dormir agarradinho com uma saco de espuma?

 

#31 – CAMA DE CASAL

231287065_a6f0357a6a_z2

A cama é praticamente o templo do solteiro, só perde para privada. Conforto para o solteiro, como dito antes, é fundamental. E espaço também.

Amado: Claro. Quem inventou cama de solteiro foi um monge budista que viveu 40 anos sozinho no Himalaia.

 

#30 – INTERNET

rbmb_49

Hoje em dia, como ter vida sem? Da paquera ao trabalho, basicamente pra tudo dependemos dela.

Amado: Não diga. É preciso chegar aos 30 para ter essa necessidade?

 

#29 – SAÍDO DA CASA DOS PAIS

baluchon1

Sério, se você ainda está na casa dos pais e tem 30, tenha pelo menos um bom motivo, como estar investindo em uma start-up voltada para o público solteiro… oh, wait!

Amado: Ser solteiro aos 30 anos na casa da mamãe e do papai é o mesmo que ser ainda adolescente. Cria vergonha na cara

 

#28 – DIPLOMA DO ENSINO MÉDIO

funny-graduation-speaches

Se você está lendo essa coluna, tem mais de 30 e ainda não fez o colegial, suas prioridades precisam ser revistas rapidamente.

Amado: Isso é difícil, heim? Mas eu tenho certeza de que você consegue.

 

#27 – SAÚDE

threadless-hd-wallpapers

Nessa etapa da vida é muito importante, afinal, você não tem a mamãe pra te dar xarope e é mais fácil consultar o google do que depender do sistema público de saúde.

Amado: O conceito de saúde é relativo. Saúde é dormir cedo, não beber, não fumar, pular da cama às 4 da manhã para correr no parque e só comer xuxu orgânico? Tô fora. Contente-se em não ter doenças crônicas.

 

#26 – LIVROS

50-feat

Um dos melhores companheiros offline do solteiro, ta aí uma coisa que nunca vai sair de moda. E também para ter argumentos, melhorar a gramática, ortografia, não basta ler notas na internet (ou assistir Jornal Nacional). Se você ainda não lê, escolha um tema que te agrade, sim.. pode ser sexo, mas comece agora, vai fazer toda a diferença.

Amado: Você deve chegar aos trinta anos tendo lido, pelo menos, 100 livros. Não contam livros de fotografia e história em quadrinho.

 

#25 – FÉRIAS

1363515667_kartinki.me-7252

Sim!!! Férias são muito importantes para te energizar pra mais uma temporada de sacrifício trabalho.

Amado: Você precisa, basicamente, tirar férias de você mesmo.

 

#24 – AMIGOS

FRIENDS -- NBC Series -- Keyart -- NBC Photo

Quando se é solteiro(a), ou seja, vive sozinho(a), ter aquela pessoa (que você conta nos dedos) para desabafar, trocar ideia, tomar uma, é fundamental para não enlouquecer. Tem até estudo provando que manter contato com aqueles poucos e bons faz muito bem a saúde.

Amado: Amigo se faz com o tempo e com a intimidade. Não adianta ter amigos no Facebook com os quais você troca mensagens do tipo: “e aí, véi, tá fazem o q ôje?”

 

#23 – LAVANDERIA PREFERIDA

JannisTsipoulanis04

Tem sempre aquela roupa mais problemática de lavar, ou se não a peça que você investiu uma bela grana para ficar bem apresentável em casamentos ou entrevista de emprego. Nesses casos ter uma lavanderia em que confie, e que tenha um bom custo/benefício pode te salvar de várias que cachorro nenhum botaria defeito.

Amado: Isso é roubada. Lavanderia é caro e muitas vezes mandam para a lavadeira da esquina pagando o serviço por quilo. Em algumas cidades, há lavanderias tipo européias e americanas, self service. Um bom lugar para paquera, aliás.

 

#22 – PLANO DE SAÚDE

timthumb

Como foi dito acima, sistema público de saúde pode ser um risco a sua saúde, e só depender do Google pode “dar ruim”. Então se você trabalha em firma que te dá plano, parabéns, você é um trintão sortudo. Se não, faça como eu, invista em um menos pior. Mas que atenda sua cidade, porque não adianta nada ter um plano que cubra toda São Paulo, se você mora em Brasília…

Amado: Sim, é essencial. E é bom também ter um bom advogado para acionar o plano quando sua cobertura não contemplar suas necessidades.

 

#21 – CONHECIMENTO DE BONS RESTAURANTES

1076

Vai levar a paquera pra comer fora e acaba sempre na mesma pizzaria? Ou pior, num fast food? Não!! Pelo menos descola uma sanduícheria mais classuda, e outra, fazer um agrado a sí mesmo também é fundamental, afinal comer é uma delícia!

Amado: Bom restaurante pode ser o boteco da esquina, que faz uma costela no vapor de arrepiar. Melhor que conhecer bons restaurantes, é desenvolver bons critérios.

 

#20 – COMIDA CONGELADA

ss___shun_calienta_a_hyoga_by_thewolfmonster-d49ezwh

Solteiro sem comida congelada não existe, próximo…!

Amado: Como plano B. Todo solteiro deveria saber cozinhar alguma coisa. O prazer gastronômico é semelhante ao prazer sexual. Se você não curte uma boa comida, então…

 

#19 – RESILIÊNCIA

bambole1

Ser resiliente é extremamente importante para não ter surtos na vida solteira, ainda mais com 30 anos, o significado do termo é “conseguir lidar com os problemas”, “ter jogo de cintura”… se nessa altura você ainda sofre com a maioria das porradas da vida, vai procurar uma terapia.

Amado: Bacana essa palavra. É daquelas que se usa pra tudo hoje em dia e não quer dizer quase nada.

 

#18 – MICROONDAS

abraçando o microondas

Assim como comida congelada, não é possível, matematicamente, um solteiro sem microondas, próximo! Brinks, nesse caso tem gente adepta ao forno a lenha…

Amado: Tudo bem, desde que não seja só para fazer pipoca.

 

#17 – CARÁTER

good-guys-vs-bad-buys

Dizem que caráter se nasce com ele, seja o bom ou o ruim. Mas vivendo, aprendemos que todo mundo tem jeito nessa vida, inclusive você que roubou a namorada do amigo. É, você mesmo, c*zão!

Amado: Sim, caráter. Mas bom ou mau caráter?

 

#16 – CARRO

motormania2-660x350

Afinal, transporte público no Brasil (ainda) não é totalmente eficiente. E sair sem rumo, com o som no último, é uma experiência incrível, fica a dica. Lógico, não estamos lembrando do transito causado por esse item citado.

Amado: Carro é bom, mas a tendência futura é usar o transporte público nas grandes cidades. Não estou dizendo para você preferir pegar um bumba às seis da tarde, pendurado num cano com o pé saindo pela janela.

 

#15 – CASA PRÓPRIA

bolha-imobiliaria-brasil-2-800x468

Vamos combinar que isso é mais sonho do que uma realidade, com os preços cobrados no Brasil, seja por bolha ou sem bolha (polêmica!), é mais fácil viver de aluguel do que investir na sua. Mas para quem tem 30 e já é dono do próprio lar, parabéns, você faz parte de um seletíssimo grupo de brasileiros.

Amado: É o sonho da classe média. Sem dúvida, é um gesto para o futuro. Pra quando você ficar velhinho e ter uma lugar para morrer em paz. Por outro lado, uma alma inquieta, mais aventureira, vai preferir a mobilidade do aluguel e poder assim trabalhar em outras cidades e estar pronto para desafios mais instigantes.

 

#14 – LIMITE

button

Chega o momento na vida de um solteiro(a), que é preciso ter limites, afinal, a saúde já não é mais a mesma, contas não param de chegar, até o papel higiênico é você quem banca, sem falar que amanhã você trabalha cedo e não tem mais pique para virar a noite… ê saudade. Por isso, os limites estão sendo respeitados, cada dia mais, estamos parecidos com nossos pais.

Amado: Ah, quer dizer que antes dos 30 não precisa? Entendi. Só resta saber que tipo de limite é. Limite para ganhar dinheiro, ter namoradas, fazer sua carreira? Ou limite para não encher o saco do vizinho, dos amigos e da família?

 

#13 – BOM HUMOR

bozosilvioht6

Acordou gozadinho? #badumtsss… sim, aquelas piadas que seu pai morria de rir e você ficava com cara de anus, vão fazer sentido agora. Qualquer besteira vai ser motivo de se divertir, porque sua vida já tá uma grande merd*, cheia de responsabilidades e cobranças, que a melhor válvula de escape, e que, claro, não dependa de uma gostosa(o), é rir!

Amado: Acho bom. Mas se você chegou aos trinta mal humorado, prepare-se: a tendência é piorar

 

#12 – FAXINEIRA SEMANAL

255430_341784502576800_747200825_n

Também um sonho, mas diferente da casa própria, é até possível pro nosso bolso, basta economizar. Quem é adepto da faxineira semanal não se arrepende jamais. Mas antes de ter problemas, busque referências, sempre!

Amado: Essencial. Não é tão caro e resolve 76161664641 problemas

 

#11 – FIM DE SEMANA COM A FAMÍLIA

addams-family-poster

Uma solteira comentou que quem não faz isso, pelo menos de vez em quando, vira um velho mala e individualista. A gente do SOS concorda, família é fundamental, mesmo aquelas que são um porre. Na hora do vâmovê, você vai se lembrar disso, então mantenha essa relação viva.

Amado: É, aproveita. Se você está perto dos trinta, é bem possível que seus pais já não durem tanto assim.

 

#10 – VIDEO GAME

ser-solteiro-é-igual-mario-bros-680x379

Ótimo passatempo para solteiros(as). E estudos comprovam que estimula o raciocínio… eu uso essa desculpa até hoje.

Amado: Para queimar seus neurônios quando está sozinho? Pode ser. Não me parece muito saudável mas, admito, é melhor do que jogar paciência.

 

#9 – EMPREGO

nos-do-interesow-3317_l

O trabalho engrandece o ser humano, seja formal ou informal, ter um sustento pra vida solteira é muito importante. Afinal ficar pedindo trocado pra comprar cerveja pra sua mãe não é muito bacana quando se tem 30 anos. E não, pedir esmola não é legal.

Amado: Emprego, no sentido estrito da palavra, é um conceito em decadência. Importante é ter trabalho. Mais importante ainda é ter mercado para a sua profissão. Isso não quer dizer que você vai ter que vender banana. Se bem que não é uma má ideia.

 

#8 – ESPERANÇA

edera

Pra continuar seguindo em frente, mesmo com todos os obstáculos, é fundamental. Depois dos 30, foco e fé são ótimos aliados a esperança, que de vez em quando resolve tirar uma soneca.

Amado: É a última que morre, dizem. Mas administre bem essas suas esperanças. Se você tem, de ganhar um Prêmio Nobel, está no caminho errado. Nenhum brasileiro ganhou ainda.

 

#7 – GARRAFINHA DE ÁGUA PARA CARREGAR

10out2013---homem-nada-em-area-alagada-carregando-galoes-de-agua-vazios-nesta-quinta-feira-10-em-bangcoc-na-tailandia-o-governo-loval-informou-que-27-provincias-ainda-estao-alagadas-e-31-pessoas-1381407181087_956x500

Pois é, seu rim já não é mais o mesmo, e seu médico (sim, agora você tem um médico) disse para tomar 2 litros por dia, faz bem a saúde e deixa sua pele um pêssego… bobinha.

Amado: É um pouco cafona ficar carregando uma garrafinha de água pra cima e pra baixo, não acha? Principalmente se ela estiver vazia.

 

#6 – BEBIDAS (CERVEJA / BOM VINHO)

bar open

Um bar decente em casa, faz uma economia danada no fim do mês, além de estar sempre preparado para visitas, sejam os bróders, as amigas ou aquela gostosa(o) que investiu todo seu papo furado. Mas se for cerveja, mantenha-a sempre gelada, pelo menos 1/2 dúzia, esteja prevenido(a). Se for vinho, compre os bons, ou seja, aqueles docinhos da época da faculdade, não são adequados para solteiros com 30. Também vale investir em pelo menos uma garrafa de outras bebidas, como whisky, saquê… a gosto do solteiro(a).

Amado: Vinho, principalmente. É a bebida universal entre homens e mulheres de todas as idades e eficiente para um desfecho positivo de uma cena romântica. Vai ser muito azar se aquela sua paquera tiver alergia a bebidas alcoólicas, o que não é tão raro assim.

 

#5 – MÁQUINA DE LAVAR

cerveja-na-maquina-de-lavar cópia

Assim como o microondas, um eletrodoméstico fundamental para todos os solteiros, além de ser mais econômico que mandar lavar, não requer prática, basta não juntar roupas coloridas com as brancas, o resto você pode aprender aqui no SOS ou no manual de instruções. E pra quem diz que prefere lavar no tanque, força! Tá certo que já vimos por aí gente lavando roupa na pia da cozinha, por favor, se for fazer isso, ande com a roupa suja, ou pelado, aí já vai preso e não precisa mais gastar com isso.

Amado: Essencial, mesmo. Mas não adianta só ter a máquina de lavar. É preciso saber operá-la. E, claro, lavar a roupa de vez em quando.

 

#4 – TERAPEUTA

e-o-gato

Fala que eu te escuto, é… com 30 temos mais problemas que soluções, ter com quem desabafar é muito importante, se não podemos com amigos, que muitas vezes tem mais problemas que a gente, o melhor recurso é ter acompanhamento profissional. Se (auto)entender, é a melhor maneira de conviver consigo mesmo, então pra uma vida solteira mais feliz, terapia é muito indicada.

Amado: A experiência de ter feito uma terapia é muito boa. Até para saber que, muitas vezes, não serve para nada.

 

#3 – DINHEIRO

324.579-Tio-Patinhas-Scrooge

Dinheiro não compra felicidade, mas paga as contas, o que com 30 anos já é muita felicidade. Obrigado.

Amado: Ah, sim, dinheiro é essencial. E se você não conseguiu, aprenda, pelo menos, a fingir que tem. Já é um grande passo.

 

#2 – MATURIDADE (EDUCAÇÃO / BOM SENSO)

309133_395728213843396_1415821319_n

Afinal, do que adiante crescer em tamanho (ou não), aumentar a idade, aparecer marcas de expressão, cabelos brancos… tá bom, parei, mas continuar pensando e agindo com um ser adolescente? Esperamos que respeitar o próximo, seja quem for, agir de forma coerente, seja qual for, vire uma rotina na vida aos 30, sério, realmente torcemos por isso.

Amado: É o mínimo que se espera de um indivíduo que chegou aos 30 anos. Mas não tenha muitas esperanças. Maturidade, mesmo, só depois dos 50. Educação não é só falar “obrigado” e “por favor” e bom senso, muitas vezes, é o contrário de senso comum.

 

#1 – FODA AMIGA

maxresdefault

Como escreveu um solteiro, é um trênzim pra beliscar, disse tudo, pois é exatamente isso. Quando se tem 30 e é solteiro(a), ter uma parceir(o) fixo para uma transadinha, é fundamental, se você ainda não tem, procure, é mais gostoso e barato que terapia, e com certeza vai aliviar, você e ela.. ou ele… só cuidado para não se envolver, pois o trato é bem claro e uma das parte pode sair machucada, então escolha bem a amizade colorida para não se arrepender depois. Embora conheça muitos casos (e filmes) que o casal de amigos acabou, de forma natural, se apaixonando de verdade, mas é a minoria dos casos, cuidado.

Amado: É, sem dúvida, um item importante na vida do solteiro. Mas também tem que ter um mínimo de critério, além da facilidade e do conforto. Se você só levar em conta esses aspectos, vai acabar comprando uma cabra para por no seu apartamento. Acho que acabei de te dar uma boa idéia.

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminham. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui