• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

32 Plantas para dentro de casa (com sombra!) super fáceis de cuidar

Conheça diversas espécies de plantas que podem ser cultivadas facilmente dentro de casa.

Gabriela Cunha Publicado: 18/01/2021 11:54 | Atualizado: 18/01/2021 12:11

Para te ajudar a escolher a espécie ideal para o seu apê, montamos essa lista com 32 opções de plantas de sombra ou meia sombra que podem ser cultivadas dentro de casa sem nenhum problema.

 

Muitas pessoas estão passando a maior parte do tempo em casa e isso fez com que crescesse o interesse em novas formas de se entreter. Uma delas é cultivar plantas dentro de casa.

A paisagista da J Lira Green Life, Rayra Lira, explica os benefícios de ter plantas em casa:

“As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade, melhora a concentração, diminui o estresse e o cansaço mental, diminuem problemas respiratórios e dores de cabeça, absolvem gases tóxicos do ambiente e auxiliam no controle da umidade”.

E até em apartamentos é possível ter uma floresta urbana.

Mas, devo esclarecer que nenhuma planta vive no escuro (só as de plástico). Para se ter uma planta, certamente, deve haver luminosidade para que ela possa fazer todo o seu processo de fotossíntese.

Cada espécie deve ser tratada de uma forma. Algumas precisam de sol direto, outras apenas de luminosidade no ambiente e outras precisam de sol apenas algumas horas por dia.

Na hora de escolher, você deve levar em consideração a luminosidade do local que você quer colocá-la, pois cada planta precisa de uma luminosidade diferente, explica a bióloga e paisagista da SKR Incorporadora e Construtora, Teresa Carrera:

“As plantas de sol pleno necessitam de sol o dia inteiro para se desenvolver. Normalmente são plantas com flores, folhagens coloridas e frutíferas.

As plantas de meia sombra, embora consiga ficar dentro de casa, devem ter contato com o sol por algumas horas do dia, preferencialmente, das primeiras horas da manhã e por pouco tempo.

As plantas de sombra precisam de luz difusa, não suportam luz direta, porém precisam de claridade para fazer fotossíntese.”

Para te ajudar a escolher a espécie ideal para o seu apê, montamos essa lista com 32 opções de plantas.

São plantinhas de sombra ou meia sombra, e mais importante, podem ser cultivadas dentro de casa sem nenhum problema. Se você mora em apartamento ou não tem um jardim para isso, esse é seu momento!

 

1. Aglaonema

Em primeiro está a Aglaonema. Essa é uma espécie de planta que pode ser colorida e é fácil de cuidar. Essa planta deve ficar na sombra, no entanto com bastante luz natural. Existem diversos tipos coloridos, como por exemplo a Aglaonema Lawan, Aglaonema Rosa, Aglaonema Café-de-salão, entre outras. Cuidado com animais e crianças, ela pode ser tóxica.

 

2. Antúrio

O Antúrio é uma planta de meia-sombra e perfeito para dar uma cor na sua decoração. Além disso, essa planta colorida é de fácil trato e pode ter contato com o sol direto por poucas horas. Perfeita para colocar dentro de casa.

 

3. Asplênio

O Asplênio é da família da Samambaia e se adapta dentro de casa. É uma planta de sombra, contudo deve ter acesso a luz indireta para de desenvolver.

 

4. Avenca

A Avenca nos lembra uma pequena samambaia. A planta é de sombra e não deve ficar exposta ao sol direto. Gosta de umidade e luz indireta. Algumas pessoas acreditam até que ela tem a capacidade de absorver energias negativas do ambiente.

 

5. Bambu-da-sorte

O Bambu da Sorte é uma planta de sombra. Conhecido pelo poder de trazer boas energias e farturas, o Bambu da Sorte gosta do solo úmido e lugares iluminados.

 

6. Begônia Maculata

A planta de meia-sombra é incrivelmente exótica e bonita. A Begônia Maculata tem essas folhas com pintinhas brancas e o seu verso é colorido. Gosta de adubo e uma vez por ano, pode presentear com flores brancas incríveis. Suas folhas são tóxicas e não devem ser ingeridas.

 

7. Bromélia

A Bromélia é indicada para quem tem pet em casa, já que não é uma planta tóxica. Sobrevive bem tanto no sol pleno quanto meia-sombra, então você pode ter em casa!

 

8. Cactos

Os cactos são fáceis de cuidar e sobrevivem muitos dias sem água. Os cactos se adaptam bem ao local, porém ele deve ser bem iluminado.

 

9. Clorofito

Conhecida por seu poder de purificação do ambiente, a planta limpa o dióxido de carbono do ar. É uma planta de meia-sombra, por isso deixe em um lugar bem iluminado. Não é uma planta tóxica.

 

10. Colar-de-pérolas

Mais uma planta que fica incrível pendurada. A Colar de Pérolas é uma planta de meia-sombra, da família das suculentas.

 

11. Columeia crespa

A Columéia Crespa, também conhecida como Columéia Twister, é uma planta de sombra, não suporta sol direto. Perfeita para ficar dentro de casa e fica incrível quando vai crescendo.

 

12. Comigo-ninguém-pode

Só pelo nome você já deve imaginar o que essa planta é perigosa, em contrapartida, ela é linda! A Comigo-ninguém-pode é uma planta de meia-sombra e tóxica. Deve ser deixada longe de crianças e animais.

 

13. Costela-de-adão

A Monstera deliciosa está sendo muito requisitada na decoração ultimamente. Conhecida como Costela de Adão, é uma planta de sombra e incrivelmente linda, apesar disso, suas folhas também são venenosas e não são indicadas para casas com pets ou crianças.

 

14. Cróton

A Cróton é uma planta de meia-sombra. Super charmosa e colorida, ideal para tê-la próximo à janela com luz indireta.

 

15. Cyclamen

Com suas flores coloridas, a Cyclamen gosta muito de luminosidade e é uma planta de meia-sombra. Deixá-la próxima a uma janela, certamente ajudará a crescer e florescer.

 

16. Dinheiro-em-penca

Famosa por quem quer muita fortuna em casa, a dinheiro-em-penca (Callisia repens) é uma planta delicada e de meia-sombra. Com o seu crescimento, permite que crie uma cascata verde em seus ramos.

 

17. Dracena Pau-d’água

Planta diferente e resistente. Pode ser cultivada tanto no sol pleno, como meia sombra e sombra total. Ela se adapta em qualquer lugar. Pode ser cultivada em ambientes com ar-condicionado, apesar disso, o local deve haver luz natural.

 

18. Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge é muito fácil de criar e bem resistente, porém a planta é toxica e não deve ser ingerida. Se dá bem com meia-sombra e com luz direta. De acordo com um estudo feito pela NASA em 1989, a Espada de São Jorge ajuda a purificar o ar da casa, tirando gases poluentes do ambiente.

 

19. Jiboia

Incrível na composição da decoração. A Jiboia é uma planta trepadeira de meia-sombra, mas pode crescer para cima quando tem algum suporte. A ama luz indireta e pode chegar até dois metros, fazendo um pendente incrível com as suas folhas. A NASA também recomenda o uso da planta dentro de casa, pois ela purifica o ar.

 

20- Joia-da-Amazônia

Indicada para o interior da casa, a Joia-da-Amazônia (Alocasia amazonica) deve ser deixada na sombra, em um lugar com bastante claridade natural, assim ela crescerá facilmente.

 

21. Lambari

A planta Lambari gosta muito de água e deve ser regada quase todos os dias. Deve ser cultivado à meia-sombra ou sombra total.

 

22. Lírio-da-paz

Além de ser uma planta linda e que purifica o ar da sua casa, o Lírio da Paz pode ser tóxico para os animais. Então, não deixe perto dos bichinhos de estimação. O Lírio é uma planta de meia-sombra.

 

23. Marantas / Calathea

Com diversos tipos, as Marantas são plantas de sombra e gostam de sol indireto. Existem diversos tipos de espécies, como: Maranta tricolor ou Calathea triostar, Maranta-pavão ou Calathea makoyana, Calathea Orbifolia, Maranta-riscada ou Calathea-ornata sanderiana, entre outras. Como não são tóxicas, podem conviver junto com o seu pet.

 

24. Orquídea

A Orquídea é incrivelmente bela e delicada. Essa flor é de meia-sombra e gosta de espaço ventilado. São excelentes para a decoração e não fazem mal para os pets.

 

25. Pacová

Grande, bonita e brilhante, a Pacová gosta muito de ambientes iluminados e da um charme incrível no ambiente. A planta Pacová é de meia sombra, certamente pode ser criada em casas ou apartamentos.

 

26. Palmeira

Existem alguns tipos de espécies de Palmeira que podem ser cultivadas dentro de casa, como por exemplo: a Camedorea-elegante, Palmeira Areca (dypsis lutescens) e a Palmeira Leque. São fáceis de cuidar e podem ficar com luz indireta.

 

27. Peperômia

As folhas da Peperômia são lindas e podem variar muito: ser verdes, coloridas ou listradas, de maneira idêntica a uma melancia. As Peperômias são de meia sombra e são fáceis de cuidar. Também são indicadas para casas com animais, logo não são tóxicas.

 

28. Samambaia

As Samambaias são disputadas na decoração desde o tempo das nossas avós. É uma planta que deve ficar na sombra e deve ser sempre regada. Ela ficará fantástica na sua casa, sem dúvida!

 

29. Singônio

A planta Singônio é bem resistente e fácil de cuidar. Mesmo sendo uma planta de sol pleno e meia sombra, ela se adapta muito bem dentro de casa e pode ser cultivada tanto na terra como na água.

 

30. Suculentas

Suculentas são fáceis de cuidar e adoram luz indireta, por isso elas se acostumam facilmente dentro de casa. Existem diversos tipos de suculentas que você pode ter em casa, por exemplo: a Rosa de Pedra (Echeveria elegans), Planta Jade (Crassula ovata), Coração Partido (Corpuscularia lehmannii), Rabo-de-Burro (Sedum morganianum), Crassula Perforata, entre outras.

 

31. Violetas

Coloridas e bonitas, as Violetas alegram o ambiente. Não podem jamais ficar no sol direto, desta forma, são perfeitas para ficar no interior da sua casa. As violetas não são tóxicas, assim, podem ficar em casa com pets.

 

32. Zamioculca

Planta perfeita para se ter dentro de casa! A Zamioculca é volumosa, bonita e fácil de cuidar, já que ela necessita apenas de regas moderadas. Ela é bem resistente, inclusive em lugares com ar-condicionado. A planta é de meia-sombra ou sombra, desse modo pode ser cultivada em casa tranquilamente.

 

Dicas importantes!

Com tantas opções e tantos benefícios, você já pode escolher uma para a sua casa. As especialistas dão algumas dicas de como você deve cuidá-las:

“Plantas são seres vivos e demonstram quando algo não vai bem. Além da rega, que não pode ser pouca e nem em excesso, precisam de luminosidade, e limpeza das folhas secas e danificadas. Entretanto, muito cuidado com o excesso de vento, pois ele pode ser pior que o excesso de sol” indica a bióloga, Teresa Carrera.

“Sempre quando for molhar, foque na terra e deixe escorrer sem o pratinho para evitar que fique água acumulada no prato. Se você deixar a água no prato, a planta continua bebendo água constantemente. É importante também regar na hora certa, entre 8h e 9h e entre 17h e 18h”, indica a paisagista, Rayra Lira.

Fonte(s): DCI, Petz, Viva Decora, Vida no Jardim – Youtube, Minhas Plantas – Youtube, Plantei, Revista Leia Mais, Vem Ser Verde - Instagram, Paisagista Rayra Lira da J Lira Green Life, Minhas Plantas, Henrique Buttler – Tik Tok, Bióloga e Paisagista Teresa Carrera da SKR Incorporadora e Construtora, BBC
Gabriela Cunha
Gabriela que não gosta nem de cravo e nem de canela. Jornalista, sagitariana, desastrada e tagarela! Ama uns comes e bebes haha (me chamem!). Apaixonada por São Paulo, mas querendo conhecer o mundo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui