![Almanaque SOS](https://assets.almanaquesos.com/wp-content/uploads/2023/04/logo.webp)
30 Alternativas para produtos do Supermercado que são testados em animais
Quando a gente consegue compreender que muitas das nossas escolhas são responsáveis pelo sofrimento de milhares de animais, uma mudança drástica no que consumimos se faz mais que necessária.
Como forma de nos ajudar a escolher opções livres da crueldade animal, a página JunkFoodVegan Brasil levantou entre as mais diversas sessões do supermercado, vários produtos bem populares que não são testados em animais.
Desenvolvida pelo ativista Rodrigo Guglieri, a página foi criada utilizando informações e um banco de imagens que já haviam sido divulgadas no grupo de discussão Junkfood Vegan [produtos], também do Facebook.
Segundo Guglieri contou ao SOS, o objetivo de todo o projeto é divulgar produtos livres de ingredientes de origem animal, assim como empresas que não façam testes em animais ou patrocinem eventos que vão contra o bem estar animal, como rodeios, vaquejadas, corridas etc.
Rodrigo conta que com a iniciativa pretende chamar a atenção das empresas sobre o nicho vegano crescente aqui no Brasil.
Para garantir a credibilidade de seu conteúdo, a equipe formada por voluntários conta com o auxilio dos SACs das empresas, entrando em contato diretamente com o fabricante para esclarecer dúvidas. Também comparam as informações com as divulgadas no grupo VegAjuda, além de investigar em matérias de jornal e bancos de dados de ONGs focadas em defesa dos animais.
Então, se liga nessa listinha com alguns dos produtos que não são amigos dos animais e suas alternativas eco-friendly na mesma faixa de preço:
1. Salgadinho
2. Achocolatado
3. Esmalte
4. Bolacha (ou biscoito)
5. Pó facial
6. Enxaguante bucal
7. Achocolatado pronto
8. Creme para pentear
9. Lubrificante íntimo
10. Café solúvel
11. Creme dental
12. Desodorante roll-on
13. Desinfetante
14. Batom
15. Maionese
16. Adoçante
17. Lava roupas líquido
18. Sabão Líquido
19. Sabão em pó
20. Shampoo
21. Saponáceo
22. Fio dental
23. Absorvente íntimo
24. Loção hidratante
25. Sabonete
26. Cerveja
27. Chocolate em pó
28. Protetor solar
29. Barrinha de cereal
30. Biscoito salgado
Para ver a seleção completa com muito mais produtos, clique aqui.
Atualizações:
- O detergente Minuano constava na lista, mas retiramos pois o produto não é testado em animais. Segundo o autor da lista, o produto estava ali porque a JBS, companhia que opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina, frango e no processamento de couros, é dona da Minuano.
- O desengordurante Veja constava na lista, mas retiramos pois o produto não é testado em animais no Brasil. A Veja pertence a Reckitt Benckiser, companhia envolvida com testes em animais, então por esse motivo ativistas incentivam o boicote de todos os produtos. A marca, por meio de sua assessoria, se pronunciou sobre o caso:
“A RB esclarece que possui uma política global em que se compromete a não realizar testes em animais, exceto quando exigido pela legislação local ou a segurança e a eficácia dos produtos não podem ser asseguradas por meio de métodos alternativos. Embora estas sejam as únicas exceções, a RB está comprometida a proativamente buscar e fomentar o desenvolvimento de métodos alternativos que sejam válidos e eficazes.”
- O esmalte Impala foi comprada por uma empresa que testa em animais, e por isso saiu da lista de produtos indicados por ativistas veganos.