3 Dicas valiosas para causar uma boa primeira impressão
Já ouviu aquele papo de “antes de te conhecer achei que você era metida”? Pois é, isso é por conta da primeira impressão que passamos. E se você está se preparando para uma entrevista de emprego, tentando vender algo ou buscando aquele network básico para o seu sucesso pessoal e profissional, é bom você se portar de forma que não pese no que as outras pessoas pensam, afinal, essas impressões são difíceis de desfazer.
Em vendas, especialmente, a sua interação inicial com um cliente pode fazer a diferença na hora de fechar um negócio. Larry Carestky, presidente da Commence – software de gestão de relacionamento com clientes – acredita que o segredo para uma boa impressão é ter excelentes habilidades de construção de relacionamento.
Para o Business News Daily ele afirmou que “um profissional de vendas que é extrovertido e bem apessoado pode ter uma vantagem natural, mas também é possível que as pessoas, sem essa capacidade inata, aprimorem suas habilidade de gerenciamento e relacionamento”.
E se você quer que a sua primeira impressão – em qualquer situação – seja das boas, Larry Caretsky recomenda três passos básicos.
#1 – Vista-se bem
A sua mãe já deve ter te arrumado com roupas “de sair” algumas vezes, e a regra continua na vida adulta e longe da barra da saia dela. Se quer garantir que seja visto com bons olhos, vista-se bem, ainda mais em ocasiões profissionais. Certamente você será bem avaliado e estará com um pé na frente dos outros candidatos, já que você estará projetando uma imagem confiante e de sucesso, e assim os contratantes terão mais certeza de que você a pessoa certa antes mesmo de abrir a boca.
Mulherada: vocês já estão ligadas, mas podem seguir alguns conselhos desse post, desse ou desse.
Cuecas: como nosso caso é mais grave e precisamos de dicas práticas (e eficientes), é melhor dar uma olhada nesse post, nesse aqui e nesse, não tem erro.
#2 – Miss Simpatia
Quando você recebe alguém com um sorriso, você está enviando a mensagem de que você é amigável e acessível. Um aperto de mão firme acompanhado por contato visual também faz uma impressão positiva e ajuda a construir a confiança. Na conversa, seja com clientes ou contratantes, não se encolha na cadeira, mantenha uma boa postura e gesticule sem invadir o espaço alheio.
Somado a simpatia, que tal aprender 2 técnicas ridiculamente simples para convencer qualquer pessoa.
#3 – Não se afobe, seja direto
É um erro ser uma “metralhadora de palavras” por ter apenas alguns momentos com seus alvos. Você não precisa falar tudo de uma vez, de uma forma que sufoque o seu cliente ou contratante, isso vai te fazer soar desesperado, retirando a sua confiança. O lance é ser bem articulado, falando devagar e com objetividade, sem transmitir o seu nervosismo.
Essas dicas são valiosas para a vida, ser receptivo, bem trajado e direto vai te ajudar em diversas ocasiões. Acredite!