• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

3 Dicas valiosas para causar uma boa primeira impressão

Fechando um negócio ou conhecendo alguém, cuidado! Essa impressão fica.

 

Já ouviu aquele papo de “antes de te conhecer achei que você era metida”? Pois é, isso é por conta da primeira impressão que passamos. E se você está se preparando para uma entrevista de emprego, tentando vender algo ou buscando aquele network básico para o seu sucesso pessoal e profissional, é bom você se portar de forma que não pese no que as outras pessoas pensam, afinal, essas impressões são difíceis de desfazer.

— “Eca! Me deixa!”

Em vendas, especialmente, a sua interação inicial com um cliente pode fazer a diferença na hora de fechar um negócio. Larry Carestky, presidente da Commence – software de gestão de relacionamento com clientes – acredita que o segredo para uma boa impressão é ter excelentes habilidades de construção de relacionamento.

Para o Business News Daily ele afirmou que “um profissional de vendas que é extrovertido e bem apessoado pode ter uma vantagem natural, mas também é possível que as pessoas, sem essa capacidade inata, aprimorem suas habilidade de gerenciamento e relacionamento”.

E se você quer que a sua primeira impressão – em qualquer situação – seja das boas, Larry Caretsky recomenda três passos básicos.

 

#1 – Vista-se bem

A sua mãe já deve ter te arrumado com roupas “de sair” algumas vezes, e a regra continua na vida adulta e longe da barra da saia dela. Se quer garantir que seja visto com bons olhos, vista-se bem, ainda mais em ocasiões profissionais. Certamente você será bem avaliado e estará com um pé na frente dos outros candidatos, já que você estará projetando uma imagem confiante e de sucesso, e assim os contratantes terão mais certeza de que você a pessoa certa antes mesmo de abrir a boca.

Mulherada: vocês já estão ligadas, mas podem seguir alguns conselhos desse postdesse ou desse.

Cuecas: como nosso caso é mais grave e precisamos de dicas práticas (e eficientes), é melhor dar uma olhada nesse post, nesse aqui e nesse, não tem erro.

 

#2 – Miss Simpatia

Quando você recebe alguém com um sorriso, você está enviando a mensagem de que você é amigável e acessível. Um aperto de mão firme acompanhado por contato visual também faz uma impressão positiva e ajuda a construir a confiança. Na conversa, seja com clientes ou contratantes, não se encolha na cadeira, mantenha uma boa postura e gesticule sem invadir o espaço alheio.

Somado a simpatia, que tal aprender 2 técnicas ridiculamente simples para convencer qualquer pessoa.

 

#3 – Não se afobe, seja direto

É um erro ser uma “metralhadora de palavras” por ter apenas alguns momentos com seus alvos. Você não precisa falar tudo de uma vez, de uma forma que sufoque o seu cliente ou contratante, isso vai te fazer soar desesperado, retirando a sua confiança. O lance é ser bem articulado, falando devagar e com objetividade, sem transmitir o seu nervosismo.

 

Essas dicas são valiosas para a vida, ser receptivo, bem trajado e direto vai te ajudar em diversas ocasiões. Acredite!

 

Rodrigo Guarizo
Jornalista em formação, já passou pelo Portal ObaOba e já brincou de social media, além de produzir festas por São Paulo e rodar o país tocando em baladas. Dono do incrível poder da memória inútil, conta histórias ricas em detalhes que ninguém se importa. Mas são legais.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui