• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

26 Mentiras que todo mundo acreditava ser verdade (até agora!)

Para verificar as informações, foram utilizadas fontes confiáveis e de credibilidade.

Com a popularidade das fake news é fácil acreditar em qualquer informação difundida pela internet. Por isso, é fundamental conferir a veracidade da informação.

Pensando nisso, o site Geek Wrapped teve a ideia de reunir as mentiras que todo mundo acreditava ser verdade. Para verificar as informações, foram utilizadas uma lista quase interminável de fontes confiáveis e de credibilidade.

Entre elas estão o British Medical Journal, teses de graduação e periódicos publicados, tudo com a intenção de desmistificar equívocos e desmentir notícias falsas. Acompanhe as 26 mentiras sobre o corpo para nunca mais ser iludido por elas!

 

Mito 1. “Existem apenas 4 sabores”

Foi desmistificado que além dos grupos de sabores amargo, doce, azedo e salgado, sua língua também pode sentir um diferente paladar mais saboroso e suculento, chamado umami. Inclusive falamos sobre isso aqui.

 

Mito 2. “Comer pouco antes de nadar causa cãibras”

Comer pouco antes de nadar não aumenta o risco de sofrer cãibras musculares. No entanto, a relação entre ingestão de álcool e risco para afogamento é verdadeira.

 

Mito 3. “Açúcar deixa crianças hiperativas”

Ao contrário do que se afirma, o açúcar não casa hiperatividade. Vários estudos não mostraram diferenças no comportamento de crianças que receberam dietas com açúcar e sem. Até mesmo as crianças sensíveis.

 

Mito 4. “O cérebro divide as habilidades entre os lados”

As habilidades mentais não são exatamente separadas entre lado esquerdo e direito do cérebro. Na verdade, se um hemisfério é danificado em uma idade precoce, o outro pode assumir o controle de tal ação.

 

Mito 5. “8 copos de água por dia é o ideal”

Oito copos de água ao dia nem sempre são necessários. De fato, a quantidade pode variar em peso, nível de atividades, umidade, clima, roupas. Além disso, você também pode obter água por meio da alimentação.

 

Mito 6. “O chiclete é digerido após anos”

Não são necessários 7 anos para digerir o chiclete engolido. A goma de mascar é indigesta, e passa pelo sistema digestivo no mesmo ritmo que outras substâncias.

 

Mito 7. “Ingerir bebida alcoólica aquece o corpo”

As bebidas alcoólicas não têm o poder de esquentar o corpo. Elas só criam essa sensação de calor ao dilatar vasos sanguíneos e estimular terminações nervosas da pele. O que realmente acontece é que ela pode fazer com que a temperatura do corpo caia.

 

Mito 8. “Vacinas causam autismo”

Vacinas não causa autismo. Embora uma pesquisa falasse sobre uma conexão entre vacinas e a condição do Transtorno do Espectro Autista, novos estudos, em que a pesquisa foi repetida, comprovou que não há relação. Foi provado que a primeira pesquisa era fraudulenta e o artigo foi rejeitado.

 

Mito 9. “Vitamina C previne resfriados”

A vitamina C não é responsável por prevenir resfriados. Embora tenha efeito protetor e possa reduzir a duração dos resfriados, não pode evitá-los.

 

Mito 10. “Estalar os dedos causa problemas”

Estalar os dedos não causa artrite ou outros problemas reumáticos. O som produzido ao realizar o estalo, é devido a formação de uma bolha de gás que forma quando as juntas se separam.

 

Mito 11. “A língua tem zonas diferentes de paladar”

Não existem zonas distintas para o paladar de doce, amargo, azedo e salgado em sua língua. Todos os sabores diferentes podem ser detectados em toda extensão da língua por todas as papilas gustativas.

 

Mito 12. “Dietas detox desintoxicam o organismo”

Existe o grande mito sobre dietas específicas que auxiliam na desintoxicação do organismo, removendo substâncias nocivas. No entanto, o fígado e o rim já realizam essa ação diariamente.

 

Mito 13. “Bebida alcoólica mata células cerebrais”

A bebida alcoólica certamente não é saudável, ainda assim, não é responsável pela morte de células cerebrais, como se acredita. Esse fato é diferente em pessoas alcoólatras, já que a morte de células cerebrais pode ocorrer após abstinência.

 

Mito 14. “Veganos e vegetarianos têm deficiência de proteínas”

Dizer que uma dieta vegana ou vegetariana não tem o fornecimento de proteína suficiente para uma nutrição adequada é completamente errado. Na maioria dos casos, é possível obter os valores indicados numa dieta diária sem precisar ingerir proteína animal. No entanto, é indicado a suplementação de vitamina B12.

 

Mito 15. “Sexo atrapalha o desempenho esportivo”

Não existem bases científicas para a crença de que fazer sexo nos dias que antecedem um evento esportivo pode reduzir o desempenho do atleta. Na realidade, o sexo aumenta níveis de testosterona, podendo ajudar.

 

Mito 16. “Utilizamos somente 10% do cérebro”

É incorreto afirmar que utilizamos apenas 10% do nosso cérebro. Uma pequena minoria de neurônios estão ativos no cérebro em um determinado momento. No entanto, todos os outros têm funções importantes.

 

Mito 17. “Acordar sonâmbulos causa danos”

Sonâmbulos podem ficar confusos quando acordados durante uma caminhada noturna pela casa, mas isso não causará nenhum mal a eles, ao contrário do que se acredita. É indicado que eles sejam acordados, pois é grande o risco de desequilíbrio e queda durante crises de sonambulismo.

 

Mito 18. “Ferrugem causa tétano”

A ferrugem não causa tétano. O que causa a doença são as bactérias tetânicas (Clostridium tetani), que são abrigadas pelas mesmas condições que promovem a oxidação no metal. Por isso a confusão é comum.

 

Mito 19. “O afogamento é visível”

O afogamento não é algo fácil de identificar. Em geral, uma pessoa se afogando acaba passando despercebido para espectadores. Levantar os braços e gritar é impossível em muitos casos, devido a resposta instintiva do corpo durante o afogamento.

 

Mito 20. “Veias são de coloração azul”

Veias não têm coloração azul. A hemoglobina é a responsável por dar ao sangue sua cor vermelha. Em casos de sangue com pouco oxigênio, nota-se a cor mudar para vermelho escuro, enquanto em sangue oxigenado a colocação é mais clara e vibrante. A dispersão da luz na pele causa um tom azulado nas veias.

 

Mito 21. “Vácuos são capazes de explodir corpos”

Um vácuo pode explodir corpos em filmes, mas não na vida real. Nem mesmo a descompressão pode fazer o corpo explodir ou fluídos internos ferverem. Ao invés disso, eles levam a uma morte lenta, por hipoxia (falta de oxigênio).

 

Mito 22. “Temos somente 5 sentidos”

Nós não temos apenas 5 sentidos. Além da visão, audição, tato, olfato e paladar, os humanos pode sentir pelo menos 20 coisas. Entre elas estão aceleração, equilíbrio, dor, pressão, temperatura e sede.

 

Mito 23. “A água enruga a pele porque é absorvida”

A pele enrugada após muito tempo dentro a água não é resultado de absorção. As rugas da água são causadas pelo Sistema Nervoso Central, desencadeando vasoconstrição localizada em resposta à pele molhada.

 

Mito 24. “Raspar pelos os deixa mais grossos”

Raspar os pelos não os torna mais grossos e escuros. o que acontece é que ao raspar os pelos, suas pontas ficam sem corte, fazendo com que eles pareçam mais grosseiros.

 

Mito 25. “Condicionadores reparam cabelos danificados”

Produtos de cabelo não podem realmente reparar cabelos danificados e pontas duplas. Podem prevenir, impedindo que esses danos ocorram. Eles também suavizam a cutícula do fio como uma cola, para que elas pareçam reparadas, mas não podem corrigi-las.

 

Mito 26. “Cabelos crescem após a morte”

Cabelos e unhas não continuam a crescer após a morte de uma pessoa. De fato, a pele seca, afastando-se das bases dos cabelos e unhas, o que dá aparência de terem crescido.

Fonte(s): Geek Wrapped
Eliza Inaê
Redatora freelancer, sagitariana e canhota. Apaixonada por séries, livros, Florence + The Machine, sol e comida. Aprendendo a bordar, enxergar o melhor nas pessoas, e a fazer uma bio maneira.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui