• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

25 Coisinhas que precisam ser limpas mas nós sempre esquecemos

Maçanetas, a tela do celular e o controle remoto merecem atenção especial.

Depois de um longo dia de faxina em casa, você senta no sofá e acha que a casa está livre de germes e bactérias de uma vez por todas, mas a realidade é outra.

Eles estão em todos os lugares, principalmente naqueles que esqueceu ou não sabia que deveria limpar.

Mas, calma, o portal de entretenimento BuzzFeed deu uma ajudinha e nós fomos além para aprender de uma vez por todas como limpar esses lugares desprezados pelo espanador e desinfetante. Se liga!

***

1. Interruptores, maçanetas e puxadores

Se você parar para pensar, todas as pessoas que algum dia frequentaram sua casa colocaram as mãos nesses lugares. Sem falar nos interruptores, maçanetas e puxadores dos banheiros. A quantidade de germes nesses lugares é absurda.

Para limpar esse locais é recomendável usar um produto desinfetante, cotonetes ou uma escova de dentes velha para alcançar as partes pequenas onde ficam armazenadas as sujeiras. Interruptores exigem um cuidado a mais. Desligue a energia antes de começar porque água e eletricidade podem não ser um boa combinação.

 

2. Micro-ondas

Não é necessário muito esforço para perceber que o micro-ondas depois de um tempo de uso muda um pouco de cor e fica com o cheirinho daquela lasanha que você comeu na semana passada – para sempre!

Inclusive já ensinamos (e testamos) uma dica ótima pra isso, VEJA AQUI.

 

3. Bocal da Torneira (por onde a água sai)

Não é porque aquela área recebe água corrente toda hora que ela está realmente limpa. Nós já mostramos uma forma muito eficaz de remover as bactérias do chuveiro, mas também funciona para as torneiras, VEJA AQUI.

 

4. Topo de armários muito altos

Chegar nesses lugares costuma ser complicado, então acabamos esquecendo ou ignorando na hora da limpeza. Para dar uma facilitada nesse trabalho, você pode tirar um dia para pegar aquela escada grande do vizinho emprestada e limpar esses armários.

Quando acabar, coloque uma folha de papel manteiga sobre o móvel e no futuro tudo o que você precisará fazer é trocar o papel para remover o pó.

 

5. Tela do seu celular

É difícil de acreditar, mas a tela do seu celular pode ser mais nojenta que a sola do seu tênis. A diferença é que um deles você esfrega na cara para usar. Para limpar, você pode usar uma solução de álcool com água (ou álcool em gel) e uma toalha de microfibra para não danificar o vidro do aparelho.

 

6. Fones de ouvido

Os fones de ouvido armazenam bactérias, poeira e toda a cera de ouvido que você libera durante o dia enquanto ouve suas músicas. Uma limpeza de vez em quando cai bem, afinal ele é um objeto que está constantemente em contato com uma área sensível do corpo.

Para limpá-los é bom deixar as partes emborrachadas (se forem removíveis) de molho em uma mistura de álcool e água. Use cotonetes e uma escova de dentes para dar um talento nas outras partes.

 

7. Escova de dentes

De acordo com a especialista em germes Kelly Reynolds, em entrevista para o Buzzfeedquando você fica doente deve trocar sua escova de dentes depois que melhorar. Os vírus podem ficar alojados nas cerdas.

Mas você também pode limpá-la usando peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Basta deixar a escova submersa no produto por 10 minutos, lavá-la bem e deixar secar. O ideal é trocá-la todo mês ou no máximo a cada 3 meses.

 

8. Suporte da escova de dente

Aproveite que a escova está de molho e limpe o copo ou recipiente onde você a guarda. De acordo com o Cleanipedia, o ideal é que esse acessório seja de metal, cerâmica ou vidro. Ele pode ser lavado com detergente e esponja ou colocado no lava-louça.

 

9. Frascos de sabonete líquido

Por mais que suas mãos fiquem limpas após você tocar no dispenser (aquele botão que você aperta e o sabão sai), a sujeira acumula nele e provoca proliferação de germes. Então, limpe a parte que você sempre põe a mão depois de usar o banheiro.

 

10. Travesseiros

Sempre que você sua e baba há chances de guardar ácaros nele. O indicado é ler a etiqueta do travesseiro para saber como lavá-lo, já que cada material tem sua especificidade. Vale ressaltar que sua vida útil é de 2 anos.

 

11. Criado mudo

A mesa de cabeceira do lado da cama é onde geralmente deixamos garrafas de água, livros, aquele prato que você está com preguiça de levar na cozinha e até coisas mais íntimas, como camisinhas e vibradores. Por isso, é sempre bom passar aquele paninho com desinfetante (ou vinagre, álcool…) pelo menos uma vez por semana.

 

12. Parte inferior de bolsas de couro

Ou qualquer parte das bolsas que possam tocar o solo. Assim você evita que a bactéria do chão vá para outros lugares e também aumenta o tempo de vida do seu acessório.

 

13. Telas protetoras de insetos de portas e janelas

Essas telas parecem que acumulam toda poeira, mofo e teias de aranha existentes no mundo. Uma boa dica é passar um rolo adesivo (aqueles usados para tirar pelos de casacos) para remover a sujeira.

 

14.  Percianas

Aquele ar casual no seu escritório pode ser a causa de todas as suas renites alérgicas durante o ano. Mas as percianas podem ser facilmente higienizadas usando um pegador de salada, flanelas e elásticos.

 

15. Laptop

Além da poeira e da gordura, notebooks podem ter germes e bactérias também. A Dell fez um vídeo explicando detalhadamente como você pode limpar o aparelho sem danificar os componentes. Lembrando que alguns produtos de limpeza comuns podem estragar o eletrônico, portanto, tome cuidado. A IMAGEM É MERAMENTE ILUSTRATIVA, NÃO FAÇA IGUAL!

 

16. Teclado mecânico e mouse

Tenho certeza que você já reparou que, além de poeira, os restos do biscoito que você comeu, seus cabelos, pedaços de papel, entre outras coisas, ficam guardadas de recordação dentro do seu teclado.

Outro eletrônico do seu computador que sempre põe a mão é o mouse, mas, nesse caso, é sempre bom dar uma lida nas instruções do fabricante, pois existem diversos tipos de materiais que podem ser danificados com alguns produtos de limpeza.

Para uma boa lavagem desses periféricos, você vai precisar de uma pincel, água, detergente e flanela. A IMAGEM É MERAMENTE ILUSTRATIVA, NÃO FAÇA IGUAL!

 

17. LEGOS

Para lavar essas pequenas pecinhas que causam muita dor quando pisadas, você pode usar a máquina de lavar mesmo, colocando-as dentro de sacos especiais para lavagem ou então em uma fronha de zíper.

 

18. Brinquedos

Alguns brinquedos também podem ser lavados no lava-louças. Lembrando que após uma gripe ou outra doença é sempre bom lavar essas coisas que ficaram expostas aos germes.

 

19. Chaves e alarme do carro

Esses são bem fáceis de limpar. Basta passar uma toalha de papel com algum produto desinfetante e usar palitos e cotonetes para remover as sujeiras de lugares pequenos.

 

20. Controle remoto

Isso vale também para qualquer outro tipo de controle que você tenha em casa. Esse acessório possui trilhões de bactérias e devem ser desinfetados de tempos em tempos. Aposte em bicarbonato, água, um pano e cotonetes.

 

21. Capacho

Os vizinhos têm coisas melhores

Poxa… esse tem que lavar, afinal, serve para as pessoas limparem as solas dos sapatos, né? Primeiro de tudo é sempre bom dar aquela pesquisada no fabricante para saber como o tapete funciona com a absorção de água, pois, dependendo do produto, ele pode ficar manchado, úmido e criar fungos.

A loja de decoração Westwing explica aqui o melhor jeito de manter os capachos limpos e evitar que levem sujeira para a sua casa.

 

22. Filtro do ar-condicionado

Mais um causador de renites alérgicas e problemas respiratórios. Os filtros dos ares-condicionados armazenam poeira  e ácaro depois de um tempo de uso. É aí que eles passeiam pelo ar até chegarem ao seu nariz. Depois disso você vira o melhor amigo da caixa de lenço.

O blog da Komeco explica passo a passo como limpar o filtro do ar-condicionado com água morna sem danificar o aparelho.

 

23. Brinquedos dos pets

Aqueles brinquedos babados, mordidos, pela metade e com cheiro de ração devem ser tratados. Dependendo do tipo, pode ser mais indicado que seja lavado à mão, na máquina de lavar ou no lava-louça.

O site Lolipet explica aqui como cada brinquedo deve ser lavado.

 

24. Interior de bolsas

Se assim como metade do mundo você tem o costume de jogar na bolsa os recibos de compras, ingressos antigos, papéis de bala, entre outros lixos que ficam lá para sempre, está na hora de fazer uma faxina.

Para começar, você tem que jogar todo o lixo fora, depois tirar os acessórios. Pode usar um rolo adesivo para remover o pó, pelos, migalhas de comida e o que mais tiver lá dentro.

 

25. Saleiro e pimenteiro

Pimenta | Sal

Esses utensílios de comida guardam muitas bactérias e precisam ser limpos, afinal, você os usa enquanto se alimenta. Um bom jeito de remover os germes é deixar os francos de molho em um mistura de detergente e água.

Fonte(s): Buzzfeed, Buzzfeed, Buzzzfeed, Buzzfeed, Como Limpar, Como Limpar, Cleanipedia, Cleanipedia, Good House Keeping, Revista Casa e Jardim, Uol, Faz Fácil, Wiki How, Wiki How, The Thrify Couple, One Crazy House, Cute as a Fox, Passe Digital, Dell, TecMundo, Mega Curioso, Clube do Novo KA, Westwing, Komeco, Loli Pet, Sabrina Volante, Huffington Post
Caroline Simoes
Aspirante a Jornalista ligeiramente distraída. Raramente lembra do que estava fazendo mesmo com seus 20 e poucos anos. Sempre procura o lado bom das coisas, adora miojo cru e o resto ela esqueceu.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui