Para ser um bom fotógrafo é preciso talento e muito treino, mas uma ajudinha da tecnologia sempre vai bem.
Atualmente existem dezenas de bugigangas destinadas à auxiliar os amantes da arte de capturar momentos. Selecionamos alguns dos melhores gadgets que ajudarão os fotógrafos amadores (e profissionais) na busca pelo click perfeito. Se liga!
***
1. Cameraman particular
O Soloshot é o seu cameraman pessoal, você conecta a câmera no tripé e através do receptor, ela segue seus movimentos gravando tudo. Segundo o fabricante ele detecta o movimento em até 500 metros e em um teste acompanhou um carro a 230 km/h.
2. Bateria Solar
Você nunca mais vai ficar sem bateria com a Sun Strap, ela é uma correia que capta a energia solar, converte e guarda em uma bateria interna, também pode alimentar diversos aparelhos com entrada USB. Ela ainda pode ser destacada e grudada em vários locais como alças de mochila, aros de bicicletas e até no cinto de segurança.
3. Imagens aéreas
O Hover Camera é um drone compacto que possui uma câmera de 13 MP, filma em 4K, faz streaming em tempo real e ainda panorâmicas em 360°. Ele possui proteção nas hélices e pode ser dobrado para ficar com o tamanho de uma agenda.
O único inconveniente fica por conta da autonomia de voo que é de apenas 8 minutos, para quem não se importa com isso, é uma boa opção para fazer imagens aéreas.
4. Tripé que se prende em tudo
Um tripé flexível e fora do comum que se agarra à diversas superfícies. O GorillaPod aguenta o peso de celulares, câmeras portáteis, até DSLRs e permite tirar fotos de ângulos inusitados.
5. Bater o branco com facilidade
Essa capa protetora de lentes possui um sensor que regula automaticamente o balanço de branco perfeito para cada clique.
Para usar o White Balance Lens Cap basta encaixa-lo na frente da lente, regular o balanço de branco para manual e clicar, assim sua foto terá a temperatura exata para o tipo de luz do ambiente.
6. Rebatedor portátil
O Pocket Reflector é um rebatedor portátil que vai te auxiliar a manipular a luz, deixando suas fotos mais claras.
Ao contrário dos outros rebatedores, você pode opera-lo sozinho com uma mão, eliminando sombras e potencializando a iluminação. Muito útil tanto para amadores, quanto para profissionais.
7. Miniestúdio
O Foldio é um miniestúdio para pequenos objetos, que conta com fundo infinito e uma lâmpada de LED, ligada à uma bateria de 9V.
Além disso, sua superfície pode ser lavada, o fundo pode ser trocado por outra cor e após o uso basta dobrar as abas para que ele fique fino como uma pasta. Se tiver sem grana, o SOS já ensinou a fazer um com caixa de papelão e cartolina.
8. Super 360º
O Camalapse é uma estrutura que permite fazer fotos panorâmicas em 360° e vídeos em timelapse de até 1 hora.
O funcionamento é muito simples, basta segurar a base e girar a parte de cima no sentido contrário. Ele pode ser utilizado com tripé e aceita desde smartphones, câmeras compactas e também DSLR.
9. Flash via Wireless
O Iblazr 2 é um miniflash de LED que é controlado via wireless pelo smartphone. Além de iluminar as fotos feitas com o celular, o aparelho pode ser acoplado também em câmeras DSRLs, usando o celular como disparador.
10. Click escondidinho
A Cloak Bag é uma bolsa que lhe permite tirar fotos com mais rapidez e descrição, já que você clica direto de dentro dela, sem precisar retirar a câmera. Além disso, ela protege contra chuva ou outras adversidades e comporta a maioria das câmeras SLR.
11. Nivelador de câmera
O Studiohut Bubble Level é nada mais que um nivelador super preciso, parecido com os usados por pedreiros e engenheiros em construções. Ele vai permitir que você tire fotos perfeitamente alinhadas, basta colocar no encaixe do flash e ficar de olho na bolha.
12. Luz na lente
O Ring Flash é ideal para fotografar macros, close-ups, imagens médicas e de pesquisa. Ela proporciona uma iluminação uniforme diretamente entre a lente e o assunto, assim você evita “estourar” as fotos, como quando é usado flash normal. Pode ser regulado em até 7 níveis de luz e ficar aceso apenas de um lado ou outro.
13. Medidor de luz, intensidade e temperatura
O Lumu Power transforma um Iphone em um preciso medidor de luz, de intensidade de flash e temperatura de cor. Basta conectar o aparelho na entrada do fone de ouvido e abrir o aplicativo, os dois sensores em seu interior irão analisar as atuais condições de luminosidade no ambiente.
14. Controles para edição de imagens
Esse conjunto de blocos com controles, chamado Pallete Gear, facilita a edição de imagens em diversos programas, inclusive o Photoshop. Você pode configurar cada bloco para controlar as ferramentas mais usadas, associando de acordo com sua preferência.
Todos eles são ligados à um bloco central conectado ao computador, os kits podem ser adquiridos desde o mais simples e barato até o profissional e mais completo.
15. Filtros coloridos de acrílico
Esses simples filtros de acrílico podem ser usados na frente da lente ou do flash para criar fotos coloridas facilmente. O kit vem com filtros de diversas cores e pode ser carregado como um chaveiro.
16. Estabilizador de imagens
O SwiftCam M3S é um estabilizador de imagens para smartphones com 3 eixos, para fotografar ou filmar em diversos ângulos e sem tremedeira. Através do aplicativo é possível programar movimentos de gravação, disparo automático e também controlar o aparelho por wifi.
17. Flash moldável
O FlashBender é um difusor flexível de flash, que pode ser “modelado” de acordo com a necessidade do uso da luz. Além de não ocupar muito espaço, e, segundo o fabricante, ser bastante resistente, ele ainda tem um fácil encaixe na maioria dos flashes do mercado.
18. Fotografar pássaros
Para os amates de pássaros, o Bird Photo Booth irá tirar fotos discretamente, sem espantar os bichos.
Ele consiste em um alimentador de pássaros a prova d’água, com um espaço interno para acoplar uma câmera compacta ou um smartphone, então assistir e capturar imagens em tempo real via wifi.
19. Disparador via app
O Triggertrap transforma seu smartphone em um disparador, com diversas funções para câmeras DSLR. Com o aparelho ligado ao smartphone e à câmera você pode, através do app, controlar a exposição, velocidade, criar timelapses, além de clicar fotos em HDR.
20. Timelapse sem complicação
O Pico transfere programações de timelapse criadas no smartphone para a câmera. Basta conectar ao celular e definir as preferências, depois conecte na câmera (através do cabo incluso) e o Pico irá comandar a captura.
Além disso, é possível usá-lo sem um smartphone, é só conectar na câmera e pressionar o Pico para definir o tempo do timelapse.
21. Suporte para cintos
O Capture Clip é um suporte que segura uma câmera DSLR, compacta ou até smartphones em qualquer correia, como de cintos ou mochilas. Para se manter firme, uma presilha é enroscada embaixo da câmera e encaixada no clip que é atarraxado na correia.
22. Criar imagens com luz
O Pixelstick é uma “vareta” de LED para criar imagens com light painting. Ele possui em seu interior 128 LEDs RGB que “projetam” imagens salvas num cartão SD, dessa forma é possível compor as fotos tanto com luzes coloridas, como com imagens complexas, o resultado é incrível!
23. Tripé 3 em 1
O StandPLUS é uma mistura de tripé, travelling e steadycam. Ele pode ter até segurar a câmera até 1,62m de altura ou quase ao nível do chão, movimentado sobre rodas e ainda manter a posição da câmera em diversos ângulos. Após o uso, ele pode ser dobrado para ocupar menos espaço e ser facilmente carregado por uma alça.