• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

22 Receitas que todo fã de Tapioca deveria aprender

Das receitas fáceis e clássicas até as mais inusitadas.

A nossa tão amada tapioca, a fécula extraída da mandioca, é de origem indígena tupi-guarani, e seu nome é derivado da palavra tipi’óka, que significa coágulo.

Ela era usada por esses povos antes da chegada dos portugueses nas terras tupiniquins e foi a base de alimentação em muitas regiões, se espelhando assim que descobriram que ela servia como um ótimo substituto para o pão.

Vamos saudar essa delícia que vem da mandioca, com uma lista gigante e deliciosa de receitas diferentes para você começar a testar a partir de agora!

 

1. Bolo de Rapadura, Castanhas e Tapioca

Esse bolo é a cara das regiões norte e nordeste – ô povo que cozinha bem! -, isso porque leva leva uma mistura arretada de rapadura, coco, castanha de caju e tapioca, além de outras iguarias locais que, convenhamos, é de dar água na boca!

Veja a receita completa aqui.

 

2. Suflê de Tapioca com Bacon

Quer surpreender no jantar? Então, bora preparar este suflê que além de macio e levinho, oferece uma deliciosa experiência porque derrete na boca deixando um gostinho de tapioca e a crocância do bacon.

Veja a receita completa aqui.

 

3. Pudim de Tapioca

Uma receita considerada tipicamente baiana, segundo a sabedoria popular. É como um pudim, com calda irresistível e sabor de casa de avó, daquelas que tudo que cozinham é feito com amor, sabe?

Veja a receita completa aqui.

 

4. Pãozinho (de Queijo) de Tapioca

Para inovar no lanche da tarde e no café da manhã, que tal um pãozinho de tapioca, bem gostosinho e que lembra – muito – pão de queijo? A diferença fica por conta da farinha de tapioca e outros ingredientes.

Veja a receita completa aqui.

 

5. Sorvete de Tapioca e Doce de Leite

Duas coisas que a gente AMA vão nesta receita, elas são: tapioca, claro, e doce de leite! E, olha, não é difícil de fazer, basta creme de leite, leite, as duas delícias mencionadas acima e muita vontade de saborear algo divino! O único problema é que nessa receita você vai precisar fazer uma conta de matemática.

Veja a receita completa aqui.

 

6. Queijo Vegano

Quem é vegano sabe da dificuldade em encontrar queijos veganos a valores acessíveis em qualquer mercado, mas com esta receita, que leva farinha de tapioca, leite vegetal e mais alguns ingredientes, vai ser facinho preparar o seu em casa.

Veja a receita completa aqui.

 

7. Burrito de Tapioca

Só de ver a imagem você já começou a salivar, não é? E, ao contrário do que se pensa, o típico prato mexicano não precisa ser apimentado. Então, vem com a gente que esse burrito é leve, gostoso e tem a cara do nosso Brasilzão maravilhoso.

Veja a receita completa aqui.

 

8. Mingau de Tapioca

Muita gente acha que mingau é comida de bebê, mas saiba que tudo bem se você não abre mão, porque aqui vamos te ensinar uma versão bem gostosinha e cremosa dessa receita que crianças e adultas amam.

Veja a receita completa aqui.

 

9. Biscoito frito de Tapioca

É bolacha ou…? É biscoito mesmo, e frito, e de tapioca, gente! É fácil de preparar e é ideal para aqueles momentos que tudo o que a gente precisa é dar uma beliscada. Mas, não no colega carioca, tá?

Veja a receita completa aqui.

 

10. Tapioca de Morango com Leite Condensado

As definições de gourmet foram atualizadas, porque com essa sobremesa dá para dar uma de chef fácil, fácil. Ah, e boas, você pode deixá-lo fit trocando o leite condensado comum por um light ou de aveia.

Veja a receita completa aqui.

 

11. Caviar de Tapioca

Não, pera! Agora, sim, as definições de gourmet foram atualizadas, e com muito sucesso ~sem gastar horrores com caviar~. Aqui, você aprende como saborizar as bolinhas de tapioca que ficam deliciosas e – quase – idênticas ao caviar.

Veja a receita completa aqui.

 

12. Sacolé (geladinho) de Tapioca

Paulistas e cariocas, por favor, não briguem. Não importa o nome, mas o sabor dessa gostosura que é ótima para os dias quentes. Além disso, é fácil de preparar e agrada a todos (até quem mora em outra cidade).

Veja a receita completa aqui.

 

13. Empada fit

Essa receita vai conquistar seu coração, porque é fácil de fazer, leva pouco ingredientes e além de tudo sustenta, é fit e deliciosa. A massa é feita com farinha de tapioca em vez da de trigo e o recheio você varia como desejar.

Veja a receita completa aqui.

 

14. Brownie de Tapioca

Quando a larica chama, não dá para silenciá-la – a voz dela é aguda demais. Este brownie recebe tudo de gostoso que vai na versão comum: muito chocolate, porém, é mais light e ainda dá para preparar na frigideira.

Veja a receita completa aqui.

 

15. Bolinho de Tapioca com Carne Seca

Nem toda receita com tapioca precisa ser fit, certo? Porque esse bolinho com carne seca é demais e você vai dar tchau para a dieta assim que sentir esse cheirinho. Então, agora é só abrir a cerveja e chamar os amigos.

Veja a receita completa aqui.

 

16. Sonho de Tapioca com recheio de Cupuaçu

Para quem ama tapioca e cupuaçu esse docinho é um verdadeiro sonho. Seu preparo envolve a massa, o creme, a geleia e a calda. Não pensa muito, só se joga.

Veja a receita completa aqui.

 

17. Cachorro Quente na Tapioca

Temos que enaltecer as brilhantes almas que transformam qualquer receita típica em algo igualmente gostoso e que pode facilitar as nossas vidas. Então, se você quer inovar na receita do cachorro quente, esse é o momento.

Veja a receita completa aqui.

 

18. Cuscuz de Tapioca

Essa sobremesa é bem conhecida nas regiões norte e nordeste. Então, vamos agradecer, para quem não conhece, porque como alguém pode passar a vida sem experimentar essa maravilha?

Veja a receita completa aqui.

 

19. Bobó frito

O que é isso? Se você ama o clássico da culinária baiana, não pode deixar de experimentar essa versão magnífica, crocante e macia por dentro.

Veja a receita completa aqui.

 

20. Bolinho de estudante

Outra receita desse povo incrível é o bolinho de estudante, um parente do cuscuz de tapioca que você aprendeu ali em cima, só que frito. Muito coco, tapioca, sabor e amor. Um xêro pra eles!

Veja a receita completa aqui.

 

21. Rolinho de Tapioca

Esse prato é ótimo para enganar os convidados que jamais vão imaginar que na receita leva tapioca, mas vão amar. O rolinho é recheado por frango desfiado e presunto e queijo, e você pode variar como quiser.

Veja a receita completa aqui.

 

22. Cheesecake de Tapioca

Nossa senhora, mas vê se isso não é a sobremesa que a gente respeita? E com tapioca melhor ainda! A receita é preparada com massa de iogurte grego, deixando tudo mais sublime com uma generosa calda de amora. Impossível não querer!

Veja a receita completa aqui.

Angélica Yassue
Jornalista que migrou para publicidade, apaixonada por música, praia, mato e caos urbano. Que aprendeu o poder da solitude, se preocupa com desigualdade social e mobilidade urbana, mas que nos fins de semana sempre pede mais uma cerveja, enquanto ri alto de qualquer piada idiota.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui