• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

22 Invenções que estão salvando o planeta Terra

Incríveis ideias que contribuem para redução de lixo e mais energia limpa.

Que o planeta Terra está ameaçado devido ao nosso modo de vida não é novidade. O aquecimento global, morte de bilhões de abelhas, desenvolvimento de novas pandemias e o superpovoamento colocam em risco o ecossistema de toda a Terra.

No entanto, essa preocupação tem levado especialistas a buscarem alternativas para diminuir os danos que causamos ao planeta, como por exemplo a diminuição da ingestão de carne, reduzindo o impactos no ambiente causados pelo desmatamento, desperdício de água e emissão de gás carbônico.

O site Business Insider reuniu 22 invenções que estão salvando o planeta Terra, e que poderiam contribuir na redução da emissão de lixo e aumento na capacidade de geração de energia limpa. De pastas de dente sem embalagem até talheres comestíveis, acompanhe a seguir essas invenções engenhosas e sustentáveis!

 

1. Iluminação de rua feita com garrafas plásticas reutilizadas

O movimento Liter of Light ajuda comunidades carentes a desenvolver suas próprias lâmpadas reutilizando garrafas de plástico. Um micro painel solar é colocado em garrafas plásticas velhas, durante o dia, a luz do sol carrega-os acumulando energia para poder gerar luz durante a noite.

Para saber mais, clique aqui.

 

2. Água em embalagem comestível

A startup londrina de embalagens sustentáveis Skipping Rocks Lab pensou em algo ousado para diminuir os resíduos de plástico no mundo. O primeiro produto lançado é nada menos que uma embalagem que torna a água comestível.

Ooho como é conhecida, é flexível e sustentável, feita a partir do extrato de algas marinhas e com o objetivo de armazenar líquidos. É biodegradável ao meio ambiente em 6 semanas, além de ser comestível.

Para saber mais, clique aqui.

O SOS já até ensinou como fazer a sua, aprenda aqui.

 

3. Coletor de lixo aquático

O Mr. Trash Wheel é um escavador de lixo flutuante criado por um morador de Baltimore que se cansou de observar o grande número de resíduos plásticos e outros materiais que acumulavam no porto da cidade após as chuvas.

A invenção sustentável funciona por meio de energia solar ou hídrica, e deixou a orla de Baltimore limpa e muito mais divertida com a aparência do Mr. Trash Wheel.

O dispositivo já recolheu mais de 1 milhão de toneladas de lixo das águas e sua eficácia chamou a atenção do governo de cidades litorâneas como Rio de Janeiro e Cidade do Panamá, que já estão cogitando reproduzir a ideia.

Para saber mais, clique aqui.

 

4. Shampoo “sem embalagem” e livre de parabeno

Benjamin Stern desenvolveu gotas de shampoo sustentáveis quando tinha apenas 14 anos. As NOHBO Drops, foram criadas para substituir garrafas plásticas. Cada gota, que vem dentro de um envólucro totalmente biodegradável, feito à base de plantas, contém 5 mililitros, o suficiente para ensaboar cabelos curtos e longos.

Basta colocá-la na palma da mão sob a água do chuveiro e esperar que o revestimento se dissolva. Além de limpar e hidratar os cabelos, a invenção ainda é livre de parabenos e sulfatos, conservantes nocivos à saúde.

Para saber mais, clique aqui.

 

5. Turbina que produz energia em águas lentas

Essa turbina é a primeira tecnologia a gerar economicamente eletricidade de maneira acessível por meio de águas em movimentos lentos, como rios, riachos, canais e correntes oceânicas. A turbina Waterotor converte mais de 50% da energia disponível em água em eletricidade na velocidade de até 3km/h.

Fundada em 2011, a empresa responsável fez da turbina a solução para preencher os lugares sem eletricidade com energia renovável, atendendo mais de 1 bilhão de pessoas sem energia elétrica.

Para saber mais, clique aqui.

 

6. Piscinas feitas de contêineres antigos

Piscinas estão sendo produzidas a partir de contêineres que não são mais utilizados. As peças são pré-montadas na fábrica tornando-as sustentáveis e acessíveis no mercado.

São equipadas com sistema de filtragem, escada e deck, além de porta de segurança para crianças. O material utilizado dentro dos contêineres é de fibra de vidro, e a peça é entregue completamente montada pelo transporte de um caminhão.

Para saber mais, clique aqui.

 

7. A lixeira que coleta resíduos na superfície da água

O Seabin é uma lixeira desenvolvida para flutuar em docas, marinas, portos e outros ambientes. A invenção sobe e desce de acordo com a maré, coletando todo o lixo flutuante ao seu redor.

Com a ajuda de uma bomba de água capaz de sugar 25 mil litros por hora, o Seabin suga o líquido da superfície, mantendo lixo e detritos presos em seu saco de coleta e bombeando a água de volta para o ambiente.

Para saber mais, clique aqui.

 

8. Talheres comestíveis

Criadas pelo indiano Narayana Paesapati, fundador e diretor da Bakey’s Edible Cutlery, os talheres comestíveis são feitos a base de milheto, trigo e arroz, e seu sabor é parecido com o de biscoitos. Ao contrário do que se imagina, os talheres não se desintegram em contato com a comida nem líquidos quentes.

Sua consistência começa a amolecer somente 15 minutos após o primeiro contato com o alimento, tornando-o ideal para comer ao final da refeição. Mesmo se não ingerido, o talher comestível se decompõe 6 dias após o uso.

Para saber mais, clique aqui.

 

9. Embalagem de cerveja comestível para animais marinhos

De acordo com o Greenpeace, mais de 100 milhões de toneladas de plástico são produzidos ao ano. Dessa quantidade, 10 milhões acabam no mar, sendo ingeridos por tartarugas, aves marinhas, baleias e outros animais.

Pensando nesse impacto, a cervejaria Saltwater, localizada na Flórida, criou uma embalagem de cervejas comestível para ajudar a salvar a vida marinha.

Utilizando subprodutos do processo de fabricação da cerveja, como cevada e trigo, conseguiu criar anéis para as embalagens de 6 unidades que podem ser ingeridos com segurança por animais marinhos.

Para saber mais, clique aqui.

 

10. Turbina portátil de energia hidráulica

Comparado a outras fontes de energia renováveis, os rios oferecem grande potencial energético. Essa turbina portátil desenvolvida para ser utilizada em rios pode fornecer energia 24 horas por dia, produzindo 12 kWh, o suficiente para atender às necessidades elétricas de uma casa.

Seu design foi criado para gerar o mínimo impacto na fauna e flora, e estudos feitos comprovaram que o equipamento não apresenta danos ao ecossistema dos rios.

Para saber mais, clique aqui.

 

11. Cortador de plástico

Esse cortador de garrafas plásticas foi criado para facilitar a reciclagem diminuindo-as em tamanho. Além disso, permite a reutilização do plástico, reduzindo o desperdício e economizando dinheiro.

Feito com materiais também recicláveis, o cortador cria uma corda prática que pode ser usada para várias finalidades, desde a criação de cortinas e artesanato até cordas capazes de rebocar um carro.

Para saber mais, clique aqui.

 

12. Pasta de dente em pílulas

Lindsay McCormick foi a responsável por criar essa alternativa para acabar com a produção de tubos plásticos e caixas de papelão que acompanham os cremes dentais.

As pílulas de pasta de dente além de diminuir a emissão de lixo no planeta ainda são livres de produtos químicos nocivos ao organismo, não contém conservantes e são armazenadas em potes de vidro para serem reutilizados.

Para saber mais, clique aqui.

 

13. Reciclador de pneus

A invenção é um enorme triturador de pneus velhos. Ao realizar a reciclagem das peças gastas, a máquina separa borracha de fibras e cabos de aço.

Após esse processo, o material pode ser transformado em inúmeros equipamentos, como telhas, pavimento, colchões e tapetes. A empresa responsável pelo maquinário é uma das maiores fornecedoras de equipamento industrial da Rússia.

Para saber mais, clique aqui.

 

14. Pequena turbina de energia portátil movida a água e vento

A waterlily é uma pequena turbina capaz de produzir energia por meio de água ou vento. Seu design leve permite que seja carregada para diversos lugares e foi desenvolvida para fornecer energia por 24 horas.

Carrega celulares, baterias, luzes elétricas, e outros itens com entrada USB e outros conectores com até 12Vs. A invenção canadense não gera prejuízo ao ecossistema.

Para saber mais, clique aqui.

 

15. Pó para purificar água

O pó conhecido como Poly-Glu foi desenvolvido para auxiliar refugiados e população privada de água potável. O produto japonês trata a água suja, ou aparentemente limpa, com um coagulante eficaz que junta os flocos no fundo do recipiente.

A Poly-Glu além de garantir o acesso de água para pessoas, contribui para solucionar o problema de derramamento de óleo, desastres naturais e tratamento industrial de água.

Para saber mais, clique aqui.

 

16. Carvão feito de excremento humano

Um projeto criou carvão a partir de excremento humano em Gana. Sem sistema de saneamento eficiente, os habitantes vivem com esgotos a céu aberto e rios poluídos, que levam os dejetos até o mar.

Nessa realidade, uma equipe de empreendedores encarou o desafio de transformar fezes humanas em carvão de cozinha, dando destino para os excrementos e combatendo as altas taxas de desmatamento para produção de carvão.

Os dejetos são deixados em uma estufa para secar por 3 semanas, após esse período, são aquecidos à 700ºC para eliminar qualquer odor presente.

Para saber mais, clique aqui.

 

17. Sacolas plásticas biodegradáveis e comestíveis

Criadas por Kevin Kumala, os sacos plásticos são feitos de amido de mandioca e foram criados com o objetivo de diminuir a poluição de rios e mares.

Kevin estudou formas de substituir o petróleo na composição dos sacos, e o composto da mandioca foi a melhor opção. As sacolas são 100% comestíveis, diluem em água, que pode ser ingerida, sem o risco de poluir os afluentes após desintegrada.

Para saber mais, clique aqui.

 

18. Turbina para áreas rurais

Uma turbina em formato de redemoinho foi criada para gerar energia 24 horas para casas em áreas rurais e comunidades remotas do mundo. A invenção gera energia de forma confiável e acessível, com baixo investimento inicial, baixo custo e sem impacto ecológico, nem grandes obras civis.

Para saber mais, clique aqui.

 

19. Composteira que transforma lixo em gás de cozinha

A HomeBiogas é uma composteira que consegue transformar lixo em gás de cozinha. Produz 200L de gás à cada litro de lixo (rejeito) orgânico, o equivalente para uma hora de uso do fogão.

Podem ser utilizados como compostagem sobras de comida e até mesmo lixo produzido por animais. Ao serem despejados na caixa, as bactérias decompõem o material, liberando gás de cozinha.

Para saber mais, clique aqui.

 

20. Máquina de lavar movida à pedaladas

Após uma temporada em um orfanato na África Central lavando roupas, o design Richard Hewitt ficou inspirado a criar uma solução para as pessoas que lavam roupas à mão em países subdesenvolvidos.

O jovem projetou uma máquina de lavar cíclica, a qual chamou de SpinCycle. A invenção consiste em um tambor adaptado na garupa de uma bicicleta, que cria rotações durante as pedaladas.

Para saber mais, clique aqui.

 

21. Fogão portátil que diminui a emissão de fumaça

O CampStove 2 é um fogão portátil formado por bateria e painel de LED. Queimando apenas madeira, seu sistema cria fogo para cozinhar refeições sem a emissão de fumaça. Além disso, o dispositivo transforma o calor em eletricidade utilizável, tornando possível carregar o celular ao mesmo tempo que prepara refeições.

Para saber mais, clique aqui.

 

22. Bomba hidráulica sem eletricidade ou combustível

A Barsha Pump é a primeira bomba hidráulica movida a partir da energia do fluxo de rios e canais, sem utilizar combustíveis ou eletricidade.

A bomba pode irrigar até 2 hectares dependendo das condições climáticas, solo e técnicas de irrigação, auxiliando pequenos produtores, famílias que sobrevivem de seu próprio plantio, e tornando-se uma alternativa totalmente sustentável.

Para saber mais, clique aqui.

Fonte(s): Business Insider
Eliza Inaê
Redatora freelancer, sagitariana e canhota. Apaixonada por séries, livros, Florence + The Machine, sol e comida. Aprendendo a bordar, enxergar o melhor nas pessoas, e a fazer uma bio maneira.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui