• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

20 Truques simples para ficar realmente Esperto

Comprovado pela ciência! Para ser mais inteligente é fácil, basta adotar esses hábitos diários.

Que tal ficar mais esperto mudando apenas sua rotina? Se fizermos algumas alterações nos nossos hábitos diários, podemos até mesmo aumentar nosso cérebro. E não é eufemismo.

A rede colaborativa 9Gag publicou uma lista de atividades e hábitos para que você fique cada vez mais esperto e afiado. Nós fomos atrás de estudos para comprovar a eficácia, e parece elas fazem muito sentido. Confira!

***

1. Tenha 10 ideias novas por dia

Estudos apontam que as boas ideias só vêm quando deixamos as ruim fluírem. É como um processo, em que os pensamentos começam a brotar e se desenvolver. Então, mesmo que a ideia pareça ruim, não a despreze de imediato. Da mesma forma, se parecer boa, não a aceite de pronto.

ideia_sososlteiros

udemy

2. Descubra a resposta das suas dúvidas

Era importante no colégio e continua sendo importante na vida: nunca deixe uma dúvida em aberto. Procurar respostas aumentará sua bagagem e o tornará cada vez mais esperto. Por isso, leia, pesquise, questione.

 

3. Banque o advogado do diabo

É bem fácil defendermos o que acreditamos. Mas que tal pensar em contra-argumentos? O livro Mentes Milionárias comenta que “todo cérebro bom pode usar alguém cético que age como advogado do diabo e faz pensar mais intensamente antes de se envolver em algo”.

Ou seja, é como pedir uma segunda opinião pra você mesmo: o que você falaria caso estivesse defendendo o outro lado? Isso te deixará mais preparado para discussões.

advogado_sosolsteiros

 

4. Leia um capítulo de um livro

Leitura é um exercício e, como qualquer outro, precisa de treino. Segundo estudo publicado pela Standford University se você não lê, seu cérebro perde ótimas oportunidades de desenvolver a memória, a concentração, aprender novas palavras, entender melhor o mundo e ter novas ideias.

 

5. Assista vídeos educativos ao invés de televisão

A todo momento você aprende coisas novas. Então que tal usar isso pra valer? Em vez de ligar a televisão e se jogar na novela, o que acha de aprender sobre engenharia ou história da arte? Aproveite os momentos ociosos para aumentar ainda mais sua esperteza!

 

6. Leia as notícias

Jornais são fontes quase inesgotáveis de novas ideias, acontecimentos e conceitos. Todas as novas descobertas estão lá, os conflitos, as entrevistas com grandes mentes do nosso tempo. Permita que seu cérebro tenha todas essas referências guardadinhas para quando precisar.

 

7. Fique por dentro dos assuntos que você gosta

Se algum assunto te interessa, a chance de você querer saber mais sobre ele é maior. Aproveite isso para saber a fundo sobre alguma coisa e para fazer ligações. Isso lhe dará mais chances de combinar temas entre si e de criar conexões que facilitem sua oratória.

 

8. Compartilhe seu conhecimento

Uma das melhores maneiras de fixar um conhecimento é tentando ensiná-lo para outra pessoa. Isso porque somos obrigados a dominar o tema e explicar de maneira completa. Vale até explicar pra você mesmo, na frente do espelho. Como disse Albert Einstein, “se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa”.

 

9. Aplique o que você aprendeu

Coloque em prática tudo o que aprender. Isso forçará você a colocar seus conhecimentos à prova e tirar dúvidas rapidamente. Além disso, coisas novas são sinônimos de novas ligações cerebrais, novas áreas ativadas e aperfeiçoamento do conhecimento antigo. Que tal aprender a fazer biscoitos e aproveitar seu conhecimento já adquirido de equilíbrio?

 

10. Escreva uma lista do que já fez e do que vai fazer

Anote as coisas que você já fez, isso lhe ajudará a se lembrar delas. E anote o que você ainda precisa/quer fazer. Além de ajudar na sua organização, as listas são uma ótimas maneira de manter seu cérebro focado.

 

11. Escreva tudo o que você aprender

Tomar notas é essencial para entender o seu estilo de aprendizado. É dessa forma que você aprende se é uma pessoa mais cinestésica, por exemplo, tendendo para diagramas. Além disso, anotações podem ser sempre consultadas e você não corre o risco de perder aquele conhecimento. Como se não bastasse, há pesquisas que mostram que anotar as coisas à mão ajuda mais na memorização do que digitar.

anigif_enhanced-buzz-7211-1379692677-49

 – Estou fingindo escrever alguma coisa.

 

12. Cursos online são sempre uma boa pedida

Aproveite tudo que a internet tem a oferecer: são tantos cursos gratuitos por aí que você pode aprender sobre praticamente tudo e se tornar cada vez mais esperto. Por exemplo, segundo um estudo sueco, aprender uma nova língua faz seu cérebro crescer! #Partiu aprender russo?

 

13. Converse com pessoas interessantes

Conhece alguém que você admira pela inteligência? Então puxe papo, sem medo. O melhor modo de aumentar sua esperteza é adquirindo conhecimento. E existe jeito mais gostoso do que através de um bate-papo amigável?

 

14. Assine feeds interessantes

A internet é um lugar mágico onde as possibilidades são quase ilimitadas… Mas raramente nós a usamos verdadeiramente ao nosso favor. Ao invés de ficar recebendo feeds que não acrescentam em nada pra sua esperteza, você pode ficar por dentro das últimas notícias, de descobertas científicas ou do pensamento de diversos filósofos.

post-19715-Brent-Rambo-gif-thumbs-up-imgu-L3yP

 

15. Baixe aplicativos úteis

Ao invés de ficar “estourando doces”, que tal baixar jogos inteligentes, que precisem de estratégia? Ou então um aplicativo que escolhe uma palavra por dia para você aprender? Aumentar o vocabulário e deixar o raciocínio afiado podem te dar franca vantagem em uma discussão.

tumblr_lunx65AiMS1r4ghkoo1_400

 

16. Faça alguma coisa assustadora

É fácil encontrar pessoas que curtem filmes de terror, e já foram feitos até estudos sobre o tema. Segundo o livro Fear: A Cultural History (Medo: Uma História Cultural, sem edição em português), da historiadora Joanna Bourke, uma narrativa assustadora, seja em um livro, jogo, filme ou qualquer outro tipo de plataforma, nos prepara para a realidade.

É através dessas histórias que ensaiamos nossas reações diante do perigo. Durante a Guerra Fria, por exemplo, vários filmes sobre invasões alienígenas aos Estados Unidos foram lançados. Era a forma simbólica de experimentar o pavor de uma invasão russa. Já sabe como sobreviver ao apocalipse zumbi?

 

17. Explore novas áreas

Mudanças são novidades para a mente, o que significa novas ligações, e você mais esperto. Então, estude coisas totalmente diferentes das que você já conhece, force seu cérebro a se expandir para áreas diferentes. Mude o seu trajeto diário de vez em quando, experimente um penteado novo, tente uma atividade inédita.

 

18. Reserve um tempo para fazer “vários nada”

Não é porque você está ocioso que seu cérebro se tornou improdutivo. Na verdade, segundo estudo da Universidade do Sul da Califórnia, esses períodos mais calmos são essenciais para vários processos mentais, como se fossem uma oportunidade para o nosso cérebro processar o que aprendeu, repensar preocupações que ainda não conseguiu assimilar e refletir sobre diversas coisas.

Para ser mais esperto, permita que seu cérebro também tenha tempo para catalogar, apreender e relacionar tudo o que sabe.

 

19. Adote um hobby produtivo que você possa praticar diariamente

Passatempos podem ser duplamente proveitosos: ao mesmo tempo que distraem, trabalham alguma atividade. Por exemplo, tocar instrumentos musicais desenvolverá sua coordenação motora. Jogar videogame também é um ótimo hobby.

Além de ser divertido, um estudo japonês descobriu que essa atividade aumenta a massa cinzenta, sendo responsável por desenvolver ainda mais o processo de aprendizado do cérebro.

 

20. Alimentação saudável e corpo ativo

Não basta manter a mente bem se o corpo não receber os mesmos cuidados, tudo está interligado. Pesquisadores australianos descobriram através de um estudo que junk food pode estar relacionada com a perda de memória, enquanto alimentos como tomate, salmão e morango são ótimos aliados para não sofrer com esquecimentos.

E não se esqueça de fazer exercícios. Segundo um artigo da Science News, nós pensamos melhor depois nos exercitarmos, graças à melhor circulação sanguínea. Por isso, comer bem e se manter ativo vão te fazer, automaticamente, mais esperto!

 

Fonte: 9gag

Bia Lancha
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui