Precisamos falar sobre relacionamentos abusivos. Durante 2018, 42% das mulheres entre 16 e 24 anos sofreram algum tipo de violência vinda de seus parceiros. É isso mesmo, quase metade das mulheres – então não dá para simplesmente deixar o assunto passar batido.
Muito tem se falou no Twitter sobre Relacionamentos Abusivos, isso porque a tag #MeuExAbusivo chegou a ocupar os trending topics. Tudo começou quando, no dia 17 de julho, a influenciadora digital Dora Figueiredo publicou um vÃdeo em que, emocionada, conta que passou por um relacionamento abusivo.
O vÃdeo foi visto mais de 2,2 milhões de vezes (até esta publicação) e recebeu vários comentários de pessoas comovidas pelo relato de Dora, parabenizando-a pela coragem de falar a respeito e também compartilhando situações de abuso vivenciadas por elas.
Após tamanha repercussão, e com muitos relatos sendo compartilhados com ela, a influenciadora lançou a hashtag #MeuExAbusivo para reunir todas essas histórias de abuso:
“Bom eu estou recendo todo dia milhares de relatos e sinto que estou perdendo a oportunidade de falarmos abertamente sobre relacionamentos abusivos, então vou lançar aqui a #MeuExAbusivo pra contar coisas que ele fazia comigo e assim gerar discussão sobre afinal o que é um RA [relacionamento abusivo]”, escreveu no Twitter.
A partir disso, milhares de relatos foram feitos. Tanto por mulheres, quanto por homens – evidenciando que não há distinção de gênero quando o assunto é relacionamento abusivo.
Separamos alguns para reverberar essa reflexão tão necessária (se teu caso foi destacado aqui e não quer essa exposição, por favor entre em contato com o SOS):
1. “Ele não acreditava que iria melhorar da depressão”
2. Controlar as redes sociais do outro também é abuso
3. “Não comemorava uma conquista comigo”
4. “Tenho as marcas da agressão”
5. ‘Tentativa de penetração’ com o outro dormindo = estupro
6. “Ele destruia minha autoestima”
7. “Me fazia acreditar que eu era louca”
8. “Dizia que eu provocava”
9. “Me chamou de puta e difamava minha famÃlia”
10. “Ciumento e traidor”
11. Chantagem emocional = abuso
12. “Me tornei uma pessoa insegura, que não confia em ninguém”
13. AutocrÃtica
14. “Ele berrou comigo como se eu fosse um bicho nojento”
15. “Me sentia culpada e feia”
16. “Nunca esteve do meu lado quando precisei”
17. “Sempre muito manipulador”
18. Sobre viver com medo:
19. “Não podia trabalhar, sair, ter amigas…”
20. “Os socos eram pra ser em mim”
Ainda temos muito o que debater
Infelizmente, alguns homens utilizaram a #MinhaExAbusiva para espalhar piadas deslegitimando todo o contexto da campanha. Felizmente, isso representou uma pequena parcela dos tweets compartilhados.
O que se viu muito foi gente refletindo sobre padrões tóxicos nos relacionamentos:
Além disso existe uma cartilha chamada Namoro Legal, elaborada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. É uma maneira de literalmente estudar sobre o assunto.